Para a boa condução do estoque, é preciso prever a demanda dos consumidores e saber quando e o que comprar. Nesse sentido, a análise de dados de um software de gestão é uma poderosa ferramenta para que seja possível fazer projeções mais condizentes com a realidade.
Ainda, é preciso entender o consumo de combustível no seu posto. A gasolina, por exemplo, é mais consumida que o etanol, por isso seu tanque deverá ser maior. Lembrando que o combustível só poderá ser armazenado em um local adequado de acordo com as diretrizes.
Assim, você tem um controle do que entra e sai e, consequentemente, alinhar melhor as compras com os fornecedores, visando os melhores preços, prazos e oferecendo uma experiência mais única para o seu cliente.
Como fazer a manutenção e a gestão de estoque?
O ponto chave é o nível de estoque. Ele não pode ser excessivo e nem escasso. A hora de fazer um novo pedido será quando o nível de estoque atingir uma determinada marcação, antes do momento crítico. O lead time (intervalo entre o pedido e a entrega) deve ser considerado com bastante atenção, pois se você deixar para fazer o pedido quando o estoque atingir o ponto crítico, considerando o lead time, você poderá ficar sem combustível.
Antes de reabastecer, é necessário verificar as condições do tanque para se certificar de que o combustível não será comprometido de nenhuma forma. Dentro da gestão de estoque é necessário garantir o recebimento e armazenamento dos combustíveis de acordo com as normas e garantindo sua qualidade. Ou seja, é preciso estabelecer o processo de compra da forma mais organizada e otimizada para beneficiar o seu negócio.
Alguns dos possíveis passos a serem considerados na hora de estabelecer o fluxo da gestão de estoque são:
- Identificação da necessidade;
- Pesquisa do custo do produto no mercado;
- Seleção do melhor fornecedor em termos de custos e qualidade;
- Fechamento do contrato e recebimento da mercadoria;
- Monitoramento da qualidade do produto.
Assim é possível perceber que postos que não realizam a gestão de estoque estão deixando de conhecer todos os atributos do produto que comercializam, e não somente perdem lucratividade na negociação, mas também podem, em casos extremos, não perceber o nível crítica da falta de combustível que ocasiona a perda de clientes para o concorrente.
Realizar a gestão efetiva do estoque do seu posto de combustível é essencial para atingir resultados e fazer o seu negócio crescer através de processos mais assertivos e otimizados.
Tenha um ERP como aliado
Com a automatização proposta por um software de gestão especializado, é possível controlar o estoque e verificar o melhor momento para realizar a compra. Dessa forma, a estocagem nunca sai do nível ideal.
Além disso, através de relatórios de fácil interpretação e assertivos, é possível perceber como está o fluxo do processo de compra e quais são as melhores decisões a serem tomadas para otimizar a sua venda ao máximo.
Uma gestão eficiente e um estoque bem organizado te ajuda a manter a confiança dos clientes, evita desperdícios e otimiza o uso dos seus recursos materiais e financeiros.
O Viasoft Petroshow vai revolucionar o seu negócio!
Com o software certo para realizar toda a gestão do seu posto de combustível você pode confiar no poder da análise de dados e da otimização de rotinas para investir em partes que necessitam de atenção e implementar melhorias que fazem toda a diferença para proporcionar uma experiência única ao seu cliente.
Com apenas uma decisão você pode ter o futuro do software da gestão cuidando de toda a sua operação. Confie nas soluções feitas por quem, há mais de 31 anos, é especialista em entender tudo que você precisa para crescer mais. Confie no Viasoft Petroshow!
Entre em contato e saiba mais sobre tudo que essa solução pode fazer por você.