Como melhorar o controle das gôndolas e evitar rupturas de uma vez?

O novo cenário do mundo digital trouxe várias oportunidades de gestão mais otimizada para criar e atender demandas de forma mais efetiva para os gestores atacadistas e varejistas. No entanto, um problema comum que continua ocorrendo apesar de todas as soluções criadas – e que pode causar sérios danos no rendimento – é a ruptura […]

Supermercados , Viasoft |
Por

O novo cenário do mundo digital trouxe várias oportunidades de gestão mais otimizada para criar e atender demandas de forma mais efetiva para os gestores atacadistas e varejistas. No entanto, um problema comum que continua ocorrendo apesar de todas as soluções criadas – e que pode causar sérios danos no rendimento – é a ruptura nas gôndolas.

Esse é um fenômeno que acontece quando o varejo perde uma venda por não ter em estoque o produto desejado pelo cliente. E a ruptura tem como principais causas:

No planejamento: oriundos do desalinhamento entre a capacidade de atendimento com a frequência de reposição, falta de previsão ou imprevisão dos dados, que geram o famoso estoque “fantasma”;

No processamento de pedidos: aqui, o problema está no atraso entre o momento do pedido e a chegada do item no estoque, isso, por sua vez, pode ser causado por erros nos históricos de vendas ou atrasos e erros na entrega;

No ciclo de reposição: esse caso ocorre quando há um produto em estoque, mas falha na reposição dos itens na prateleira, incluindo fatores como colaboradores não capacitados, erros na gestão, má execução do planograma, etc.

Em todas essas situações, um software de gestão especializado e assertivo, que tenha dados atualizados constantemente, faz toda a diferença na resolutividade desse tipo de situação – e também previne que ela aconteça. Afinal, a ruptura da gôndola se prova um erro muito sério, e quando não é corrigido com rapidez, tem consequências catastróficas nos resultados das suas vendas.

Realizar o controle das gôndolas de forma totalmente online é uma das estratégias mais eficientes na realidade digital do varejista, e hoje, vamos te explicar como esse controle otimiza a sua gestão, evita erros e aumenta seu lucro. Vamos lá!

Como eliminar rupturas e ter resultados melhores?

As gôndolas são partes extremamente importantes para realizar o giro de produtos, uma vez que elas são as grandes responsáveis por assegurar que o que foi colocado à venda não fique encalhado no estoque e nem saia muito rápido em função de altas demandas como acontece em sazonalidades e outras situações.

Nesse contexto, um software de gestão ajuda a conciliar a dinâmica entre procura, demanda, saídas e ofertas, é por isso que na hora de gerir essas funções você vai precisar não somente de uma boa solução especializada e implementada no seu negócio, mas, também, de uma equipe de funcionários bem capacitada e preparada para repor os produtos e não deixar erros acontecerem.

Físico x online

Uma questão importante a ser considerada é que o software serve como uma fonte segura e atualizada de dados em tempo real, que ajuda a equipe de reposição a realizar o melhor trabalho possível no menor tempo possível. É por isso que diversos atacadistas de sucesso, cada vez mais, investem em soluções especializadas, porque a união desses esforços resulta na redução de erros, na automatização de processos e na melhora da experiência do cliente.

O que um software de gestão faz é trazer campos específicos para cadastrar automaticamente cada produto que chega ao estoque, e, assim, associar tudo a cada venda realizada no PDV. Dessa forma, é possível gerar alertas sobre o volume de saídas de cada produto e notificar os repositores para completar as prateleiras esvaziadas.

A gestão de gôndolas depende diretamente de uma dinâmica assertiva e otimizada entre o estoque e a frente de caixa, e isso pode ser atingido com a automatização comercial em registros atualizados e no monitoramento de vendas em tempo real.

Realizar a gestão das gôndolas no ambiente online é mais eficaz e ágil pois é possível programar todas as rotinas, prevenindo os supermercados de furos. Porém, os resultados disso, dentro do seu supermercado, atacado e/ou varejo dependem, também, da união de esforços entre as equipes.

Conclui-se, então, que a gestão otimizada atinge seu objetivo previamente determinado, através de uma boa ferramenta de gestão alinhada às melhores estratégias de resultados, consegue alavancar metas, atingir resultados e eliminar a ocorrência de erros que terminam por prejudicar a lucratividade do seu negócio.

Potencialize a gestão de gôndolas e muito mais com o Viasoft Viasuper!

Uma solução especializada feita por quem realmente entende de gestão é um diferencial que potencializa o seu negócio e te coloca à frente da concorrência com mais agilidade, eficiência e otimização.

Com o Viasoft Viasuper você programa todas as rotinas, potencializa suas equipes, automatiza processos e tem acesso à dashboards com dados atualizados em tempo real para diagnosticar seu negócio e implementar soluções assertivas, orientadas às melhores práticas de gestão.

Confie em quem, há mais de 31 anos, revoluciona o mercado com soluções únicas. Entre em contato e descubra como podemos mudar a sua realidade.

como evitar rupturas

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!