Soft Cave MeetUp #5: aprendemos sobre vender fazendo sentido.

O Soft Cave MeetUp dessa quinta-feira, 24/10, reuniu aproximadamente 100 pessoas em torno da temática de vendas e sucesso comercial, num treinamento ministrado pelo vice-presidente comercial e de marketing da Viasoft, Fábio Scabeni, com o título: “Vender fazendo sentido”. Foi o segundo de dois treinamentos que Fábio deu no Soft Cave MeetUp essa semana, por […]

Viasoft |
Por

O Soft Cave MeetUp dessa quinta-feira, 24/10, reuniu aproximadamente 100 pessoas em torno da temática de vendas e sucesso comercial, num treinamento ministrado pelo vice-presidente comercial e de marketing da Viasoft, Fábio Scabeni, com o título: “Vender fazendo sentido”.

Foi o segundo de dois treinamentos que Fábio deu no Soft Cave MeetUp essa semana, por isso alguns participantes dessa segunda noite vieram instigados pelo que ouviram na primeira. Uma das ouvintes, inclusive, elogiou o conteúdo, destacando que, ultimamente, com o surgimento de tantos “gurus de vendas” é difícil participar de palestras que não sejam superficiais ou meramente motivacionais.

Foi justamente a superficialidade que ronda por entre alguns profissionais que Fábio se propôs a rebater com este treinamento que foi elaborado para levar outros vendedores a aprenderem com os erros e acertos do comercial da Viasoft.

Soft Cave Meetup
Nos dois treinamentos que Fábio Scabeni ministrou no Soft Cave MeetUp, convidou os participantes a doarem ração para cães. Ele defende a prática de iniciativas solidárias nas estratégias de negócios.

O principal erro, segundo Fábio, é estabelecer metas, mas não criar um método para que elas sejam alcançadas. O método, entretanto, não se trata apenas de uma estratégia comercial, mas sim da definição de um propósito que o vendedor assume para a própria vida.  “Vender precisa fazer sentido para quem está comprando e, sobretudo, para quem está vendendo”, afirma ele.

Entre as coordenadas que indicou para a elaboração desse método, deu ênfase ao conceito de “capital erótico”. Este termo criado pela London School of Economics define a união de pontos determinante para o sucesso profissional em vendas, entre eles charme, elegância e desenvoltura. Pesquisas mostram que profissionais com esse fator mais elevado ganham entre 17% e 24% mais que outros. Fábio mostrou como desenvolver este atributo, lembrando sempre que o encantamento gerado a partir disso, é causado por fatores que vão muito além da aparência.

Em suma, o vendedor deve ser mestre em lidar com a natureza egocêntrica do ser humano. Fábio alerta que perder negociações para o concorrente faz parte da competitividade do dia a dia corporativo, porém, jamais deve-se perder para si mesmo, e a melhor estratégia para isso é sempre estar disposto a aprender coisas novas e a aperfeiçoar seus métodos.

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!