A palestra do economista do Sicredi, Rodrigo Neves: “Perspectivas do Agronegócio: Gargalos e Oportunidades”, foi mais uma aula sobre o cenário da economia nacional, indo ao encontro da palestra de Samy Dana do dia anterior.
Rodrigo direcionou sua análise para o agronegócio brasileiro, onde ele aponta um panorama sofrendo internamente com a alta dos preços, já que o Brasil é um dos players em dificuldade no cenário internacional, porque investidor tira o dinheiro de economias mais arriscadas.
Com a nova matriz política entrando em cena, Rodrigo tem cautela e diz que ainda precisamos ver o time entrando em campo para que possamos ver um desenvolvimento mais robusto.
Nesse contexto, ele fez um mapeamento da demanda de grãos pelo mundo, e constatou que no Brasil, o preço de insumos vindos de regiões portuárias é muito mais alto, o que comprova que um dos nossos principais gargalos é o sistema logístico brasileiro, consequência de um governo que não tem receita para investir em infraestrutura.
Para lidar com tudo isso, o produtor precisa de ajuda em acertar o preço do seu insumo, e Rodrigo conta que desenvolvimento de ferramentas para essa facilitação é um tema bastante recorrente em feiras de agronegócio.
O alerta que ele deixa é que a tecnologia deve ser usada para a parametrização de oferta e demanda de grãos, pois assim o produtor realizará uma precificação que não deixa de lado o custo, nem perde oportunidades interessantes em função de especulação.
O Viasoft Connect traz várias tecnologias e importantes soluções direcionadas especialmente ao agronegócio. Um megaevento que traz conhecimento e a oportunidade de vê-lo aplicado à prática.
#viasoftconnect
Conteúdo: Básica Comunicações
Fotos: http://felipeds.com.br/