Ignorar o rastreamento dos produtos no processo logístico afeta negativamente todas as etapas do fluxo e das operações. Sem ter todas as informações do histórico dos produtos em mãos e acessíveis, problemas ocorrem constantemente e faz com que você seja incapaz de ter informações e praticar ações como:
– Localização do produto no estoque;
– Respeitar o shelf life dos produtos;
– Distância em que o produto se encontra – tanto para rotas serem planejadas quando para evitar contaminações, por exemplo;
– Capacidade de identificar as movimentações necessárias para acesso ou retirada de determinado produto;
– Ter devidamente registrado o histórico e origem do produto, tanto para conhecimento interno quanto para caso ocorra algum problema legal ou fiscalização;
– Acessar as últimas movimentações realizadas para determinado produto para evitar retrabalhas e resolver problemas quando surgirem.
Sem rastreamento não há controle
Não tem como você ter controle de algo sem conhecer. Por isso, não há como controlar um estoque sem informações básicas sobre os itens contidos nele.
Sabendo disso, para que se obtenha sucesso nas operações é preciso ter, no mínimo:
– Produtos identificados corretamente;
– Saber de onde ele veio, a sua origem e o caminho que percorreu até determinado momento;
– O destino do produto (internamente).
Registrar e armazenar as informações de cada um dos itens é importante desde o recebimento e é o que tornará possível o endereçamento e registro das movimentações dos produtos correto para a efetividade do fluxo do processo logístico.
Confie nas informações que você tem
É importante contar com informações consistentes. Para isso, o investimento em um sistema capaz de armazená-las e garantir o registro do histórico dos produtos é a melhor forma de evitar problemas, atrasos e perdas.
Tenha segurança em todos os aspectos dos dados
Tanto na produção de dados quanto no seu armazenamento, é preciso ter certeza de que há o registro correto, preciso e armazenamento seguro das informações da sua empresa.
É por isso que uma alternativa altamente eficaz e rentável para isso é o investimento num sistema WMS.
O WMS atende às necessidades logísticas a partir do momento em que os processos logísticos dão início, funcionando como um grande banco de dados e, ainda, otimizando rotinas, das mais complexas às mais simples:
– Auxilia no endereçamento correto e otimizado das mercadorias para que não haja erros e retrabalhos devido a endereços incorretos;
– Auxilia no mapeamento dos produtos, pois abriga todo o histórico e informações necessárias para identificar produtos em qualquer posição;
– Abriga, identifica e alerta sobre informações imprescindíveis como o shelf life, tornando o gerenciamento desse aspecto descomplicado e sem chances de perdas;
– Torna a armazenagem, as movimentações e a expedição muito mais eficientes, pois os erros pela falta de realizar o rastreamento deixam de acontecer e o fluxo de trabalho se torna mais produtivo, afinal, um ERP somado a um WMS otimiza os processos logísticos do início ao fim.
Sabendo da importância da segurança e confiabilidade das informações, o VIASOFT FORLOG é capaz de atender às necessidades logísticas da sua empresa integralmente, pois, além de oferecer inovações como o Armazém Virtual 3D e Business Intelligence, garante todas as funcionalidades que você precisa.
Quer saber mais? Acesso o site do VIASOFT FORLOG.
Ou solicite o contato de um de nossos especialistas e logística, nós ligamos para você!