Recrutamento e seleção: ações para evitar

Falhas no recrutamento e seleção contribuem para gastos com rotatividade que chegam a um acúmulo de até 400% sobre o salário de quem vai embora. Ter uma vasta e longa experiência com recrutamento de pessoas pode ser sinônimo de sucesso ou desastres. Sabemos que, na maior parte dos casos, a prática leva à perfeição. Mas […]

Gestão de pessoas , Viasoft |
Por

Falhas no recrutamento e seleção contribuem para gastos com rotatividade que chegam a um acúmulo de até 400% sobre o salário de quem vai embora.

Ter uma vasta e longa experiência com recrutamento de pessoas pode ser sinônimo de sucesso ou desastres. Sabemos que, na maior parte dos casos, a prática leva à perfeição. Mas em outros, ela pode criar modelos mentais que impedem a equipe de recrutamento e seleção de enxergar certos problemas.

E não se deve esquecer que durante o processo de recrutamento e seleção,  os candidatos estão avaliando as empresas tanto quanto a empresa os avalia. Os profissionais mais habilidosos e talentosos sabem que possuem outras opções se algo na sua empresa não sair bem.

Preste atenção para a possibilidade de você estar cometendo estes erros:

1 Não deixar claro as características do cargo

Não é incomum encontrar gestores que acreditam que muitos profissionais abraçariam qualquer oferta que lhes fosse feita. Assim, fazem um “mistério” sobre o cargo em aberto. Mas as coisas não funcionam mais assim: tão exigentes quanto os empregadores, grandes profissionais não se contentam com informações rasas.

E quanto menos informações claras você disponibilizar ao anunciar uma vaga, mais afastará profissionais talentosos.

Assim como você tem interesse em saber o máximo sobre os candidatos, para garantir o sucesso no recrutamento e seleção, eles estão interessados nos detalhes de sua potencial função.

A exigência sobre compatibilidade com o cargo e empresa têm grande influência na decisão dos melhores profissionais.

 

2 Não informar ao candidato sobre os próximos passos

Acontece muito: pessoas saem de uma entrevista de emprego sem a mínima ideia do que vem depois. E isso porque muitos avaliadores e gestores envolvidos no processo de recrutamento e seleção parecem acreditar que os profissionais estão à inteira disposição da empresa, pois dependem da nova oportunidade que bateu à porta.

Mas profissionais de destaque têm mais de uma opção no mercado e, se sua empresa os trata com descaso, não conseguirá conquistar bons profissionais.

Por isso, não espere que as pessoas perguntem quais serão as próximas etapas do recrutamento e seleção, ou quantas entrevistas e testes ainda serão necessários. E mesmo que o candidato não conquiste a vaga, não esqueça de garantir que ele receba alguma resposta.

Lembre-se: a qualidade com que você desempenha o seu trabalho também diz muito sobre a sua empresa.

3 Manter o foco somente no “Pedigree” dos candidatos

A verdade que poucos gestores aceitam é que encontrar um profissional pronto e perfeito é impossível.

Gastar energia durante o recrutamento e seleção procurando alguém com alto nível de experiência para todos os cargos na empresa é dispensável. Em vez disso, se dedique a contratar os profissionais mais experientes para os cargos estratégicos do negócio e que são mais críticos em matéria de resultados a alcançar.

Quando conhecimento técnico puder dar lugar a potencial de aprendizado, dê uma chance aos candidatos com esse perfil. Você pode se surpreender.

O que fazer: otimize o recrutamento e seleção da maneira certa

Selecionar pessoas com o auxílio de uma planilha de Excel, por exemplo, deixa o processo vulnerável. Assim é muito fácil deixar passar um bom currículo e desperdiçar tempo com um que não é o que você precisa.

Mas com uma solução tecnológica especializada em Gestão de Pessoas, é possível automatizar o processo sem perder a qualidade dos resultados. O VIASOFT TALENTRH controla os currículos recebidos, categorizando-os por perfil de candidato e relacionando-os com o perfil do cargo em aberto, diminuindo as chances de contratar errado.

Dessa maneira, é possível ter um processo de recrutamento e seleção mais assertivo, além de reduzir o esforço operacional da equipe de recrutamento.

Quer saber mais sobre o VIASOFT TALENTRH? Acesse o site ou solicite o contato de um de nossos especialistas, ligamos para você.

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!