O fato de o crescimento do varejo online ser maior do que em todo tipo de varejo é um sinal para os supermercados de que, com 2018 acabando, já passou da hora de investir em tecnologia em gestão.
Por um lado, é verdade que os supermercadistas podem se sentir mais seguros em relação a invasão dos mercados virtuais no varejo, já por outro, não se pode ficar completamente confortável em relação à essa tendência.
Um dos maiores exemplos disso é de que o Walmart, maior varejista do mundo em redes de supermercados, começou a perder espaço para Amazon, maior varejista do mundo em vendas online (já falamos disso aqui). Comodidade e inovação em experiência são os principais fatores para o consumidor decidir fazer até as compras em alimentação e suprimentos pela internet.
Pensar sobre tecnologia em gestão nunca se fez tão necessário para os supermercados, sobretudo, redes e centrais de compras.
__________________________________________________________
Tecnologia em gestão de supermercados é VIASOFT VIASUPER, uma solução completa. Conheça.
__________________________________________________________
Alguns especialistas apontam para a tendência que mostra que supermercados dignos de serem assim chamados só sobreviverão em cidades de pequeno e médio porte, porque nas maiores e nas metrópoles, onde as pessoas optam muitas vezes em não usar transporte individual, a preferência cada vez mais vai ser por fornecedores de serviços que permitam comprar online, com mais alternativas em comida fresca e refeições prontas.
Por duas razões essa previsão pode ser um pouco extremada. Primeiro, porque mesmo que isso aconteça nas cidades grandes, haverá sempre a procura pelo varejo físico de alimentos, porque sempre que possível as pessoas preferem escolher pessoalmente, a olho nu e tocando o que vão comer. Até porque a experiência é melhor e, inclusive, mais gratificante, pode ser comparado com o valor que as pessoas dão em comer num restaurante em relação a pedir comida em casa.
Segundo, porque se os supermercados realmente desaparecerem de algumas cidades, não vai acontecer apenas nesses lugares, mas de todas as demais localidades, uma vez que as metrópoles poderão servir de modelo a provar que o varejo de alimentos só precisa de centrais de distribuição e de plataformas online para funcionar e vender.
Em qualquer hipótese, o supermercadista precisa se preparar com tecnologia em gestão.
Sinais de que você precisa investir em tecnologia em gestão no seu supermercado
Nessa transição para o “desaparecimento” dos supermercados, por assim dizer, há alguns indícios de que para se manter relevante no mercado, o supermercadista precisa introduzir imediatamente alguns elementos as suas práticas de varejo.
Um desses elementos é o formato express de lojas, que é um estabelecimento de supermercado menor, onde não há artigos para serem embalados e pesados em prol da agilidade, e oferecem self-checkout para o cliente fazer até o pagamento de uma forma mais rápida.
Outro é o uso de lockers, armários trancados por códigos, que são posicionados em condomínios e instituições como universidades e empresas, onde as pessoas podem fazer pedidos de compra online ou por telefone, e a sua encomenda vai para esses lockers, podendo ser retirada a hora que o cliente preferir.
Há vários elementos que mostram que o varejo de alimentos e os supermercados como um todo estão mudando com as transformações digitais. Por isso, tecnologia em gestão deve ser um investimento prioritário para qualquer supermercado.
Investimento em tecnologia em gestão obrigatoriamente tem que começar pelo sistema de gestão. Quer conhecer a solução mais completa com todos esses elementos inovadores e muito mais?
Conheça VIASOFT VIASUPER. Acesse o site.
Dúvidas ou agendar uma demonstração, solicite nosso ligamos para você e nós entraremos em contato.