Aqui está o segredo para treinamentos corporativos eficazes

O aumento do número de treinamentos corporativos gerou outro problema: falta de resultados. A solução para isso é simples e prática. Um dos recursos mais utilizados pelas empresas para elevar a qualidade de produção e conquistar diferencial no mercado têm sido os treinamentos corporativos. Principalmente a partir de 2014, essa estratégia não sai da cabeça […]

Gestão de pessoas , Viasoft |
Por

O aumento do número de treinamentos corporativos gerou outro problema: falta de resultados. A solução para isso é simples e prática.

Um dos recursos mais utilizados pelas empresas para elevar a qualidade de produção e conquistar diferencial no mercado têm sido os treinamentos corporativos.

Principalmente a partir de 2014, essa estratégia não sai da cabeça de gestores que entendem a importância de uma equipe de alta performance. E a partir desse mesmo ano, os investimentos em treinamento expandiram cerca de 10%, o que equivale a R$ 2 mil por colaborador.

___________________________________________________________

treinamentos corporativos

Potencialize a sua Gestão de Pessoas com a solução certa: conheça o VIASOFT TALENTRH.

___________________________________________________________

Mas o aumento do número de treinamentos corporativos gerou outro problema: nem todos têm o resultado esperado e, ainda assim, as empresas insistem em mais e mais sessões de teoria para tentar suplantar as dificuldades técnicas dos colaboradores.

E aqui está a questão: quantidade NÃO É qualidade! Antes de qualquer coisa, é crucial garantir a eficácia dos treinamentos  com estes passos simples:

 

1 Planeje primeiro, treine depois

Para que os treinamentos corporativos sejam válidos, é preciso deixar de lado a intenção de somente cumprir protocolos e treinar por treinar, além de parar com a prática da pressa em treinar e não ter objetivos concretos.

É crucial estabelecer, antes de tudo, uma estratégia clara e um plano de execução posterior (porque teoria sem prática é inútil).

Por isso, você não deve esquecer de estabelecer de 3 a 5 competências-chave que as pessoas precisam desenvolver no treinamento em questão. Feito isso, é necessário definir meios de colocar essas novas competências em uso. Esse é um dos segredos de sucesso para treinamentos: as condições de praticar o que foi aprendido.

 

2 Não tente “correr uma maratona”

Imagine ficar 4 horas sentado e ouvindo alguém falar sem parar. Ninguém, por mais aplicado que seja, aguenta algo assim. Você não vai conseguir fazer sua equipe desenvolver habilidades numa maratona sem fim.

Por isso, quebre o treinamento em sessões curtas (durante os dias de trabalho), que serão muito melhor aproveitadas e a absorção de conteúdo será maior.

Reserve cerca de 10% do treinamento para a teoria, 50% para exercícios práticos, 30% para repetição deles (repetir otimiza a aprendizagem) e outros 20% para analisar os resultados obtidos. Essa é a fórmula mágica para treinamentos corporativos de sucesso.

3 Avalie os treinamentos corporativos

Sem isso, você pode desistir de treinamentos futuros. Afinal, como vai saber o que deu certo e o que precisa ser mudado? Às cegas, você pode estar insistindo numa didática e modelo de ensino que não funcionam com a sua equipe. E essa é uma das maneiras mais eficazes de jogar tempo e dinheiro fora.

Por isso, dê aos seus colaboradores meios que possibilitem o registro das impressões e opiniões deles sobre o treinamento. Fique atento a oportunidades de aperfeiçoar constantemente esses programas.

 

4 Gastar mais não é ter mais resultados

Treinamentos corporativos eficazes não exigem milhares e milhares de reais gastos. Mais um vez, a qualidade é que importa!

Por isso, encontre métodos mais efetivos de ensino e que irão fortalecer o aprendizado da equipe e reduzir custos com artifícios inúteis.

 

Conte com a tecnologia e potencialize os treinamentos na sua empresa

Treinamentos corporativos são um investimento, e por isso precisam gerar bons resultados.

Com o auxílio de uma solução especializada em Gestão de Pessoas, é possível automatizar o planejamento dos treinamentos, criar as turmas de participantes, e acompanhar o andamento de tudo em tempo real.

Além disso, é possível monitorar a presença de cada participante, diminuindo os erros dos trabalhos manuais e planilhas paralelas.

E mais: com as exigências das certificações ISO (como a 9000 e a 9001) é possível garantir a segurança na gestão de todos os documentos dos treinamentos.

Que tal conhecer a solução que está transformando a Gestão de Pessoas das melhores empresas? Conheça o VIASOFT TALENTRH.

Ou se preferir, um de nossos especialistas pode entrar em contato. Ligamos para você.

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!