4 erros mais comuns na gestão do armazém de grãos

A gestão de um armazém de grãos, por vezes, pode se mostrar uma tarefa que demanda uma grande quantidade de tempo planejando estratégias.

Agronegócio , Cerealistas , Viasoft |
Por

A gestão de um armazém de grãos, por vezes, pode se mostrar uma tarefa que demanda uma grande quantidade de tempo planejando estratégias e monitorando atividades, afinal, estabelecer táticas para garantir a organização de toda a cadeia produtiva é fundamental.

O gestor deve garantir que cada rotina e processo aconteça da forma mais organizada e assertiva possível, uma vez que a produtividade nesse sentido é essencial para que resultados mais expressivos sejam alcançados.

Nesse sentido, os erros afetam a precisão, velocidade e eficiência de toda a cadeia produtiva, o que pode gerar prejuízos tanto na gestão do armazém quanto nas rotinas e processos que se relacionam com ela.

Hoje você vai descobrir quais são os erros mais comuns na gestão do armazém e como evitar que eles aconteçam.

Não ter uma logística estruturada para o armazém de grãos

O processo logístico produtivo e estruturado é indispensável para uma boa gestão de armazém de grãos, uma vez que são atividades que dependem uma da outra para fluir corretamente.

Por isso, é preciso pensar em estratégias que reduzam os custos de processos logísticos, envolvendo a otimização de todos os serviços que acontecem na cadeia de suprimentos, passando pela produção até a entrega final.

Um processo desestruturado pode – e vai – causar prejuízo, uma vez que não há o real controle do que está sendo realizado e a imprecisão de dados leva a estratégias imprecisas. Então, como evitar esse erro e desenvolver um planejamento adequado?

Mapeie os processos logísticos;
Implemente uma estratégia de roteirização;
Tenha um bom relacionamento com fornecedores;
Controle com precisão a armazenagem, estoque, distribuição e originação;
Automatize processos constantemente.

Realizar processos manuais

Assim como a logística, que envolve vários processos, a gestão do armazém de grãos em si é um processo que precisa de precisão e agilidade, e quando esse processo é realizado de forma manual, sem integração, a chance de erros e prejuízos é muito alta, uma vez que o fluxo de trabalho fica desorganizado e impreciso.

Ou seja, investir na automatização das informações é essencial para que as atividades rotineiras possam ser centralizadas e realizadas automaticamente, reduzindo a necessidade de interação humana e evitando erros como repetição de processos e imprecisão nas informações.

Com um software de gestão especializado, por exemplo, é possível automatizar processos como: classificação dos grãos, pesagem, cadastro de veículos e motoristas, relatórios, análise de produtividade e muito mais!

Não se preparar para demandas sazonais

Como cada grão é colhido em determinada época, é exatamente por isso que a gestão do armazém de grãos precisa preparar estratégias para cada safra.

Realizar a limpeza e dedetização para eliminar focos de proliferação de pragas, que podem infectar os novos grãos, por exemplo, é um dos primeiros passos essenciais nesse sentido. Ainda, outros procedimentos que podem ser realizados para preparar o armazém de grãos para demandas sazonais:

Fazer uma varredura com antecedência;
Queimar o lixo obtido para evitar infestação;
Elimine trocas de alojamento de roedores;
Limpe os canais de drenagem de água.

Ainda, realizar manutenções preventivas, para reduzir/evitar falhas e quedas no desempenho é uma prática que também garante a segurança do armazém para receber a nova safra.

Não mensurar o desempenho da operação

Um dos grandes benefícios da tecnologia especializada dentro do seu negócio é poder emitir relatórios de produtividade que demonstrem o desempenho da produção, comparando com períodos anteriores para identificar melhorias ou falhas que devem ser corrigidas.

Entretanto, quando os processos ainda são monitorados separadamente e de forma manual, como dito anteriormente, há uma dificuldade em gerar relatórios com informações precisas e confiáveis, e quando não há análise do desempenho da produção é impossível descobrir onde estão os acertos e erros.

Por isso, contar com o uso de ferramentas especializadas, que propiciam dados reais e um monitoramento de fácil entendimento, com informações e insights valiosos para melhorar a gestão do armazém de grãos, é um grande diferencial para evitar erros futuros e aumentar seu lucro.

Viasoft Agrotitan: o software referência na gestão do armazém de grãos

Para garantir uma gestão mais eficaz e assertiva, contar com a ferramenta certa é essencial. O Viasoft Agrotitan é projetado para que você tenha mais resultado e precisão nas suas estratégias, com módulos personalizados que fornecem um diagnóstico em tempo real da sua produção.

Desenvolvido por quem, há mais de 31 anos, é especialista em entender o que você faz para oferecer a solução certa, o Viasoft Agrotitan é o seu maior aliado na gestão de armazéns de grãos. Entre em contato e saiba mais!

armazém de grãos

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!