3 dicas para agilizar o processo de checkout em um supermercado

O processo de checkout em um supermercado costumava ser padrão em todos os estabelecimentos. O PDV lidava com transações em dinheiro, cheques ou cartão de crédito em uma caixa registradora. Mas a tecnologia no varejo supermercadista nunca parou de avançar e se aperfeiçoar, transformando, inclusive, a experiência de checkout. E, à medida que o e-commerce […]

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O processo de checkout em um supermercado costumava ser padrão em todos os estabelecimentos. O PDV lidava com transações em dinheiro, cheques ou cartão de crédito em uma caixa registradora. Mas a tecnologia no varejo supermercadista nunca parou de avançar e se aperfeiçoar, transformando, inclusive, a experiência de checkout. E, à medida que o e-commerce (com delivery) continua crescendo, os estabelecimentos precisam competir com o processo de pagamento fácil e com as experiências da compra online. Para ajudar você nesse desafio de tornar o checkout mais ágil, trouxemos algumas dicas importantes que você pode colocar em prática no seu supermercado para conquistar mais vendas e competitividade.

1. Ofereça diferentes formas de pagamento e preferências no processo de checkout

Uma das medidas que você pode tomar para acelerar o processo de checkout é oferecer ao cliente vários métodos de pagamento com diferentes opções de realizar a compra. Hoje, os consumidores podem pagar com mais do que apenas dinheiro ou cartão. Com carteiras digitais, é importante acomodar o máximo possível para que os clientes saibam que não há desafio ou problema em comprar no seu estabelecimento.

Carteiras digitais

O número de pessoas que usam métodos digitais de pagamento é grande e cresce a cada dia. Em 2019, segundo pesquisa do IDC para o PayPal, 38% dos brasileiros já haviam usado carteiras digitais. Já um estudo mais recente, divulgado em 2021 pela Toluna, mostra que, com a pandemia, esse número chegou a 89% dos brasileiros.

A aceitação de pagamentos digitais não apenas acomoda os compradores que estão acostumados a pagar dessa forma, como também possibilita que você mantenha suas vendas quando os clientes têm o cartão recusado na hora da compra, por exemplo. 

De acordo com um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a Toluna, no fim de 2020, estas são as marcas de carteiras digitais que os brasileiros mais conhecem: 

Leitores por aproximação

Os leitores de cartão por aproximação já existem há algum tempo, mas só recentemente se tornaram mais populares nos supermercados. A tecnologia é uma opção muito mais rápida do que o leitor de chip, que consome um pouco mais de tempo para efetuar o pagamento.

Compre online, retire na loja (BOPIS)

Buy on-line, pick up in-store, ou BOPIS, é um conceito que integra lojas físicas, virtuais e compradores. possibilitando todas as formas de interação, beneficiando varejistas e compradores. Traduzindo livremente, significa comprar on-line e retirar na loja. Essa forma de vender e comprar diminui drasticamente o tempo do processo de checkout, pois tudo o que os clientes precisam fazer é ir até a loja e pegar o pedido.

Os varejistas podem agilizar esse processo direcionando o BOPIS para uma linha de caixa ou caixa registradora diferente. Permitir os pedidos do BOPIS pode ajudar a acelerar o processo de checkout e, simultaneamente, aumentar as vendas. 

Papa fila

Com a ferramenta, algum dos seus colaboradores pode registrar os produtos dos clientes enquanto eles ainda estão na fila, gerando uma ID com os itens pelo app integrado ao ERP. Quando o cliente passar no caixa, o app informará o ID e os produtos serão automaticamente listados.

Self-checkout

A tecnologia de self-checkout (ou autoatendimento) não é novidade, mas no varejo ainda é sinônimo de inovação e destaque. Segundo a Loss Prevention Media, o mercado global de self-checkout no varejo deve crescer 10,3% ano após ano até 2024. 

Um dos aspectos mais importantes do self-checkout é que ele dá aos consumidores uma sensação de controle. Os clientes podem passar suas compras em seu próprio ritmo e com autonomia. Mesmo que isso não signifique que eles farão mais rápido do que num caixa convencional, a sensação de economizar tempo e de controle sobre sua jornada de compra pode deixar os clientes mais satisfeitos.

Confira em nosso blog:

Quem disse que é preciso um alto investimento para implementar self-checkout no seu supermercado?

2. Recibos de e-mail

Os recibos digitais são uma forma de se tornar ecológico, mas também são úteis para agilizar o processo de checkout. Para começar, os clientes não precisam esperar a impressão do recibo. E os colaboradores não precisam parar e abastecer a impressora de recibos, o que pode ser irritante para clientes que estão esperando na fila.

Mas, além de ajudá-lo a agilizar o processo de checkout, os recibos por e-mail também podem ajudar sua empresa. Eles continuam a conversa com os clientes e, quando abordados de forma estratégica, apresentam excelentes oportunidades para ofertas e fidelização, como, por exemplo, cupons de desconto.

3. Atualize seu PDV

Atualize a tecnologia mais importante que você utiliza no seu supermercado: seu sistema de gestão. Invista em um sistema especializado que realmente entenda o que você faz, as necessidades do varejo supermercadista e os seus desafios. Um sistema que oferece um PDV lento e difícil de usar tem o potencial de frustrar colaboradores e clientes.

Um bom sistema também pode salvar dados dos clientes que podem acelerar o processo de checkout. Sua equipe não precisará pedir tantas informações e, às vezes, informações de pagamento ou preferências podem ser armazenadas para uso futuro.

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O Viasuper é um sistema de gestão especializado em supermercados guiado pelas boas práticas de gestão. Para cada um dos seus desafios e necessidades, há uma solução Viasuper para atuar como parceira estratégica no alcance dos seus objetivos. Muito além de auxiliar você a implementar estratégias para tornar o seu PDV mais ágil e eficiente, o Viasuper torna suas operações e seus processos mais produtivos, para você vender mais e melhor. 

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