Segundo a ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) 70% dos alimentos produzidos no Brasil são contaminados por pesticidas – 28% por produtos não legalizados. Além disso, a utilização de quantidades superiores às permitidas aparecem nas análises dos últimos anos da ANVISA.

O uso dos agrotóxicos na produção agrícola é sempre um risco para produtos e consumidores, e por isso, seu uso deve ser reduzido ao máximo. Entretanto, em algumas formas de cultivo o uso zero ainda não é uma realidade O problema ainda se torna mais grave quando, além do uso de agrotóxico, é feita a má aplicação, utilizando substâncias desse tipo sem a menor necessidade.E isso não é só culpa de agricultores “imprudentes”. Revendedores desses produtos  têm parte da responsabilidade, pois vendem sem o controle que o receituário agronômico determina. Para que o produto possa ser comercializado tem que ter a receita assinada por um profissional, como por exemplo, engenheiro agrônomo.

__________________________________________________________

agrotóxicos

Conheça a VIASOFT AGROTITAN. A ferramenta completa com  soluções inovadoras.

____________________________________________________________

O que ocorre na prática é a assinatura de receituários em branco, sendo que esse, é preenchido por pessoas sem habilitação necessária e acabam orientando determinado produto que julgam ser adequado. As consequências não recaem apenas sobre os alimentos (que acabam contaminados por superdoses).

Quem vende agrotóxicos inadequadamente pode sofrer penalidades que vão desde reclusão de 2 a 4 anos até multas que variam de R$ 500,00 a R$ 2 milhões.

 

O que fazer pra evitar isso?

Ministros da agricultura, saúde e meio ambiente fazem a regulamentação dos produtos  utilizados no mercado. Mesmo assim, não há a fiscalização devida (o que não garante que você não seja autuado quando os fiscais decidirem bater na sua porta). Enquanto o projeto de lei 6299/2002 tem ainda uma trajetória a seguir para que as mudanças sugeridas na legislação que regulamenta os pesticidas se apliquem, são poucos os que demonstram entender como funciona o processo de aprovação, e acabam burlando a lei.

A solução é óbvia e simples: trabalhar de acordo com a legislação e não vender agrotóxicos sem receituário agronômico. E para evitar fraudes dentro da sua loja você pode contar com um software especializado que garante segurança na hora da venda. Uma solução assim exige que para cada venda de defensivos agrícolas seja controlado através do registro do receituário agronômico.

Que tal conhecer uma solução que proporciona segurança e outras funcionalidades para o seu negócio? Conheça VIASOFT AGROTITAN. 

Quer saber mais ?  Fique à vontade para enviar sugestões de pauta e escreveremos sobre elas em nosso blog.

Conheça a VIASOFT AGROTITAN

Ou, se preferir, ligamos para você!

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

commodities

Commodities no agronegócio: Vender para comprar ou comprar para vender?

Commodities, essa palavra pode ser definida como “mercadorias”. Essas que são produzidas em larga escala e comercializadas em nível mundial. As commodities são...

Continue Lendo
saúde mental no trabalho

Saúde mental no trabalho: comportamentos e atitudes que merecem sua atenção

Você não precisa ser um especialista em saúde mental no trabalho para fazer a diferença na vida de alguém. Grandes resultados começam com atitudes simples.   Tão...

Continue Lendo
estilo de vida

Mudança no estilo de vida do consumidor afeta supermercados tradicionais

O modo de viver do consumidor está mudando e o segmento supermercadista é um dos maiores afetados. Para manter o lugar no mercado, os supermercados devem encontrar...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.