População crescente e produção agrícola intensiva, soma-se a isso um clima tropical e temos fatores mais do que suficientes para que pragas e doenças de todos os tipos apareçam com mais intensidade nas lavouras. As estratégias de manejo da ferrugem da soja precisam começar na entressafra com a adoção do vazio sanitário. A soja, considerando a sua importância econômica, tem sofrido bastante com isso.

É um período em que não se pode semear soja ou manter planta viva no campo. Serve para proteger as lavouras de soja que ainda serão plantadas entre os meses de outubro e novembro e o objetivo é evitar que a plantação adoeça. Cada estado do país pode definir a época do vazio sanitário de acordo com as condições climáticas de cada região. Durante essa época os agricultores podem utilizar a área para outras culturas, porém, precisam estar atentos aos prazos.

São 90 dias e até lá, nenhum resíduo de soja deve ficar no campo, a regra vale também para aquelas sementes na beira da estrada que caem durante o transporte dos grãos e acabam germinando. A medida implantada desde 2007, evita o aparecimento do fungo causador da ferrugem asiática. A doença é a principal inimiga da soja.

_______________________________________________

Conheça a VIASOFT AGROTITAN. A ferramenta completa com  soluções inovadoras.

________________________________________________

A fiscalização do vazio sanitário é rigorosa, o produtor que não seguir a regra pode ser autuado e até multado

Só no ano passado foram registradas 134 autuações numa área de pouco mais de 4 mil hectares. Para combater a ferrugem asiática, o produtor precisa ficar atento ao cultivo da soja. A aplicação dos fungicidas é fundamental para evitar a propagação do fungo. Neste período, todas as espécies voluntárias hospedeiras de pragas alvo e doenças devem ser destruídas. Seja com medidas de combate químico ou mecânico como a utilização de grades dentro do prazo estipulado.

O foco principal  é quebrar o ciclo de desenvolvimento do patógeno da ferrugem que é um fungo, que sobrevive e se multiplica somente em hospedeiros vivos. Com a ausência de plantas vivas durante o período, o fungo não encontra o seu hospedeiro preferencial durante um período suficiente para reduzir drasticamente sua população.

Os agricultores que não cumprirem o vazio sanitário correm o risco de antecipar o surgimento da ferrugem asiática nas áreas de cultivo, e terão de aumentar a quantidade de aplicações de fungicidas. Além de garantir a longevidade da lavoura e a produtividade, o uso desse método de controle da ferrugem é uma economia e tanto para os produtores.

Nesse sentido um software de gestão é ideal para manter a linearidade das  informações de uma empresa,  gerenciando dados e facilitando a tomada de decisões no Agronegócio.Que tal conhecer uma solução que proporciona segurança e outras funcionalidades para o seu negócio? Conheça VIASOFT AGROTITAN. 

Quer saber mais?  Fique à vontade para enviar sugestões de pauta e escreveremos sobre elas em nosso blog.

Ou, se preferir, ligamos para você!

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

rotina

Ocasiões em que você não deve sair da rotina na sua empresa

Seja alto ou baixo o movimento no seu supermercado, você sempre tem que estar preparado. A sua rotina é estar preparado, isto é, essa é a rotina da qual você nunca deve...

Continue Lendo
laticinios

Leite de búfala: Um nicho rentável para os laticínios no Brasil

Ele tem fama de mau, bravo e baderneiro do tipo que leva a cerca no peito e faz buraco na lama. Porém, o que se pode perceber é que o búfalo tem mais fama,...

Continue Lendo
projeção de resultados

Projeção de resultados: importa em qualquer tamanho e segmento de negócio

Não à toa, investidores bem-sucedidos têm “como Bíblia” as projeções das ações ao mesmo tempo em que prezam pela avaliação constante dos acontecimentos presentes: eles...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.