Um plano de desenvolvimento individual eficaz é livre destes 4 erros - VIASOFT

Plano de desenvolvimento individual que “não dá certo” é reflexo de incompetência de gestores.

 

Não é difícil encontrar gestores que exigem criatividade, inovação e estratégia de seus colaboradores. Mas o que eles esquecem é que sem apoiar e promover o crescimento das pessoas é impossível conquistar qualquer tipo de inovação.

______________________________________________________________

plano de desenvolvimento individual

Conheça o VIASOFT TALENTRH e libere o potencial máximo das suas equipes.

______________________________________________________________

Por outro lado, alguns líderes já entendem a importância disso e investem em no desenvolvimento individual dos seus liderados e alcançam grandes resultados.

O plano de desenvolvimento individual (PDI) consiste em ações que ajudam um colaborador específico a desenvolver novas habilidades (profissionais ou pessoais), alinhando-as aos objetivos de negócio da empresa. De modo simples, é um roteiro para que cada profissional na empresa possa sair de onde está agora para chegar onde gostaria de estar, ou como gostaria de ser.

Mas é preciso cuidado: existe uma “receita do fracasso” de qualquer plano de desenvolvimento individual e que deve ser evitada a todo custo. Para você se prevenir e escapar dela, destacamos seus erros mais comuns:

 

1 Esquecer que as pessoas são únicas (e suas dificuldades também)

Numa equipe, é comum que algumas pessoas tenham dificuldades semelhantes e que planos de desenvolvimento individual-coletivos (isso mesmo!) sejam criados. A ideia é colocar todo mundo no mesmo barco e “agilizar” o desenvolvimento com treinamentos a ações em grupo.

Mas o problema é que ações genéricas e não adequadas a dificuldades específicas de um colaborador geram consequências graves, como desmotivação e falta de engajamento nas ações do plano de desenvolvimento individual (que já virou em grupo).

Ao final da execução do PDI, é muito provável que o colaborador não tenha progredido como poderia (e deveria).

 

2 Não estabelecer prazos

A primeira coisa que alguém faz quando recebe uma tarefa sem prazo é procrastinar, já que a tendência do ser humano é deixar tudo para depois.

E a premissa é a mesma com o plano de desenvolvimento individual: não estabelecer um prazo inicial e final (possíveis de cumprir) é abrir espaço para que muitas ações do plano não sejam feitas e tudo acabe em desperdício.

Quando o prazo bater à porta, certamente o colaborador tentará recuperar às pressas o tempo perdido e toda a qualidade do plano de desenvolvimento individual irá por água abaixo. E essa culpa você poderá dividir com ele.

 

3 Estipular metas inalcançáveis

Quando a expectativa do gestor a respeito do desenvolvimento do seu liderado é muito alta, é provável que ela seja incompatível com o atual nível de crescimento do colaborador.

Muitos gestores acreditam que delegar ações bastante desafiadoras pode incentivar e impulsionar o liderado a um desenvolvimento mais rápido. Para piorar, prazos muito curtos fazem parte do pacote.

Mas não conhecer o colaborador e seu ritmo de aprendizado, estipulando metas irreais, também faz parte da receita de fracasso de qualquer plano de desenvolvimento individual.

 

 4 Não acompanhar o progresso do plano de desenvolvimento individual

O papel de um líder no acompanhamento de um colaborador faz toda a diferença no contexto do desenvolvimento. Quando esse suporte não existe, ações mal ajustadas no plano não são identificadas e prejudicam o crescimento do profissional.

Ser abandonado para “se virar sozinho” gera um colaborador descomprometido e desmotivado com o plano de desenvolvimento individual, além de acabar com a relação de confiança que havia com o líder.

Por isso é crucial realizar reuniões periódicas e monitorar o andamento das ações do plano para auxiliar o colaborador em qualquer dificuldade que tiver. Dessa maneira é possível identificar pontos de melhoria, se necessários, e garantir o pleno desenvolvimento do profissional.

 

Conquiste agilidade e inovação com a tecnologia

Acompanhar de perto o desenvolvimento dos colaboradores é uma tarefa bem difícil, às vezes. Mas com o auxílio de uma solução tecnológica especializada em Gestão de Pessoas, deixa de ser.

Com base nas dificuldades apontadas pela avaliação de desempenho, uma solução assim sugere ações para o plano de desenvolvimento individual e possibilita feedbacks frequentes que potencializam o desenvolvimento do colaborador.

Além disso, todas as ações podem ser acompanhadas em tempo real, garantindo que prazos sejam cumpridos e que os resultados sejam satisfatórios.

A solução que possibilita tudo isso se destaca na Gestão de Pessoas das melhores empresas. Você prefere que seja na sua empresa ou no seu concorrente? Saiba mais sobre o VIASOFT TALENTRH.

Ou se preferir, um de nossos especialistas pode entrar em contato. Ligamos para você!

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

WMS VIASOFT FORLOG: armazenagem segura e inteligente

Um Armazém não permite erros, é por isso que a Logística é o berço de diversas inovações tecnológicas levadas, inclusive, a outras áreas. A cadeia de suprimentos exige...

Continue Lendo
Roteirizador de entregas

Roteirizador de Entregas VIASOFT CONSTRUSHOW: Economia e rapidez à sua loja

Sabemos que a entrega do produto é muito mais do que levar as mercadorias de uma origem a um destino. Para eliminar todas as dificuldades e percalços desse trajeto...

Continue Lendo

Publicada CIRCULAR CAIXA Nº 865, de 23 de julho de 2019

CIRCULAR CAIXA Nº 865, de 23 de julho de 2019 Dispõe sobre os procedimentos pertinentes à geração e arrecadação da guia de recolhimento mensal e rescisório do FGTS...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.