Plano de desenvolvimento individual que “não dá certo” é reflexo de incompetência de gestores.

 

Não é difícil encontrar gestores que exigem criatividade, inovação e estratégia de seus colaboradores. Mas o que eles esquecem é que sem apoiar e promover o crescimento das pessoas é impossível conquistar qualquer tipo de inovação.

______________________________________________________________

plano de desenvolvimento individual

Conheça o VIASOFT TALENTRH e libere o potencial máximo das suas equipes.

______________________________________________________________

Por outro lado, alguns líderes já entendem a importância disso e investem em no desenvolvimento individual dos seus liderados e alcançam grandes resultados.

O plano de desenvolvimento individual (PDI) consiste em ações que ajudam um colaborador específico a desenvolver novas habilidades (profissionais ou pessoais), alinhando-as aos objetivos de negócio da empresa. De modo simples, é um roteiro para que cada profissional na empresa possa sair de onde está agora para chegar onde gostaria de estar, ou como gostaria de ser.

Mas é preciso cuidado: existe uma “receita do fracasso” de qualquer plano de desenvolvimento individual e que deve ser evitada a todo custo. Para você se prevenir e escapar dela, destacamos seus erros mais comuns:

 

1 Esquecer que as pessoas são únicas (e suas dificuldades também)

Numa equipe, é comum que algumas pessoas tenham dificuldades semelhantes e que planos de desenvolvimento individual-coletivos (isso mesmo!) sejam criados. A ideia é colocar todo mundo no mesmo barco e “agilizar” o desenvolvimento com treinamentos a ações em grupo.

Mas o problema é que ações genéricas e não adequadas a dificuldades específicas de um colaborador geram consequências graves, como desmotivação e falta de engajamento nas ações do plano de desenvolvimento individual (que já virou em grupo).

Ao final da execução do PDI, é muito provável que o colaborador não tenha progredido como poderia (e deveria).

 

2 Não estabelecer prazos

A primeira coisa que alguém faz quando recebe uma tarefa sem prazo é procrastinar, já que a tendência do ser humano é deixar tudo para depois.

E a premissa é a mesma com o plano de desenvolvimento individual: não estabelecer um prazo inicial e final (possíveis de cumprir) é abrir espaço para que muitas ações do plano não sejam feitas e tudo acabe em desperdício.

Quando o prazo bater à porta, certamente o colaborador tentará recuperar às pressas o tempo perdido e toda a qualidade do plano de desenvolvimento individual irá por água abaixo. E essa culpa você poderá dividir com ele.

 

3 Estipular metas inalcançáveis

Quando a expectativa do gestor a respeito do desenvolvimento do seu liderado é muito alta, é provável que ela seja incompatível com o atual nível de crescimento do colaborador.

Muitos gestores acreditam que delegar ações bastante desafiadoras pode incentivar e impulsionar o liderado a um desenvolvimento mais rápido. Para piorar, prazos muito curtos fazem parte do pacote.

Mas não conhecer o colaborador e seu ritmo de aprendizado, estipulando metas irreais, também faz parte da receita de fracasso de qualquer plano de desenvolvimento individual.

 

 4 Não acompanhar o progresso do plano de desenvolvimento individual

O papel de um líder no acompanhamento de um colaborador faz toda a diferença no contexto do desenvolvimento. Quando esse suporte não existe, ações mal ajustadas no plano não são identificadas e prejudicam o crescimento do profissional.

Ser abandonado para “se virar sozinho” gera um colaborador descomprometido e desmotivado com o plano de desenvolvimento individual, além de acabar com a relação de confiança que havia com o líder.

Por isso é crucial realizar reuniões periódicas e monitorar o andamento das ações do plano para auxiliar o colaborador em qualquer dificuldade que tiver. Dessa maneira é possível identificar pontos de melhoria, se necessários, e garantir o pleno desenvolvimento do profissional.

 

Conquiste agilidade e inovação com a tecnologia

Acompanhar de perto o desenvolvimento dos colaboradores é uma tarefa bem difícil, às vezes. Mas com o auxílio de uma solução tecnológica especializada em Gestão de Pessoas, deixa de ser.

Com base nas dificuldades apontadas pela avaliação de desempenho, uma solução assim sugere ações para o plano de desenvolvimento individual e possibilita feedbacks frequentes que potencializam o desenvolvimento do colaborador.

Além disso, todas as ações podem ser acompanhadas em tempo real, garantindo que prazos sejam cumpridos e que os resultados sejam satisfatórios.

A solução que possibilita tudo isso se destaca na Gestão de Pessoas das melhores empresas. Você prefere que seja na sua empresa ou no seu concorrente? Saiba mais sobre o VIASOFT TALENTRH.

Ou se preferir, um de nossos especialistas pode entrar em contato. Ligamos para você!

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

automação de postos

Automação de postos de combustível: funciona em qualquer tamanho de negócio

A Automação Comercial há tempos é um dos principais investimentos da indústria e comércio, mas o assunto “automação de postos” é bem menos popular quando se trata de...

Continue Lendo
locação de equipamentos para construção

Locação de equipamentos para construção civil, vale a pena?

Certamente você já passou por uma situação dessas: comprou um quadro e esqueceu que precisa de furadeira para pendurá-lo na parede. Aí começa a maratona para achar...

Continue Lendo
potencial máximo de produtividade

Ajude sua equipe a atingir o potencial máximo de produtividade

Liberar o potencial máximo de produtividade das pessoas é um caminho mais simples do que você pensa.   Extrair o melhor dos colaboradores e liberar seu potencial máximo...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.