Trabalho remoto e flexibilidade: como a VIASOFT já estava preparada? - VIASOFT

O trabalho remoto, antes mesmo da pandemia do novo coronavírus, já era uma modalidade de trabalho em ascensão. Entretanto, ainda havia muitos anos de experimentações e adequação das empresas pela frente. Com a chegada da pandemia, esses anos se transformaram em semanas e, em alguns casos, em dias.

Isso “despiu” muitas empresas “do futuro” por aí. Empresas que vendiam inovação, mas nunca cogitaram aplicá-la em seus processos internos. Como o caso de quem tinha a intranet como única forma de comunicação corporativa e compartilhamento de dados segura. Segundo pesquisa da FIA, apenas 32% das empresas acima de 100 funcionários tinham alguma estratégia para esse momento com relação ao trabalho remoto.

Essas mudanças, ao que tudo indica, chegaram denunciando que as intranets estão em decadência por limitarem a integração, comunicação e gerenciamento das equipes durante um momento de intensa transformação das maneiras de se trabalhar.

“Cerca de 67% das empresas afirmaram terem enfrentado dificuldades nessa transição. Os principais problemas foram o acesso remoto aos documentos e sistemas da companhia (que afetou 34% delas) e o comportamento dos funcionários nos ambientes virtuais de comunicação (também 34%). Outros obstáculos mais citados foram a atuação da área de TI na infraestrutura do home office (28%).”

Fonte: economia.uol.com.br

 

Uma nova era

Mesmo sem adotar o trabalho remoto definitivamente, de uma hora para outra, pessoas consideradas do grupo de risco precisavam ser isoladas, casos suspeitos e quem teve contato com eles precisavam, de alguma forma, continuar suas funções estando em casa. 

Como manter a comunicação entre as equipes nesses casos? 

WhatsApp? O WhatsApp coloca em risco a produtividade e a segurança da informação

E-mail? Não é a melhor de se manter integrado à equipe e muito menos de gerenciá-las. Ligações e videoconferências? Toda vez que tem um recado? Quantas horas você levaria apenas mandando convite para todos os e-mails dos interessados em questão?

E é no momento de produzir de fato e de gerenciar equipes e projetos, que o uso das intranets se compara, por exemplo, aos restaurantes que não oferecem serviço delivery. No caso dos restaurantes é “simples”: o cliente deixa de consumir. No caso das empresas é problemático: as pessoas deixam de produzir pela falta de meios para isso.

E o que muitos despreparados acharam que era um problema contornável que perduraria algumas semanas, se tornou uma ferida sem perspectiva de cura. Ou seja, o que enfrentamos em relação a isso não é uma fase, é uma nova era.

 

Transformação

Enquanto este ano a impressão é que o trabalho remoto seja apenas feito de casa, o pós-pandemia nos reserva uma cultura totalmente nova. Os valores e hábitos das pessoas foram modificados e, quando isso acontece, é natural que a cultura se transforme. 

O futuro próximo nos reserva uma intensa busca por um modo de vida flexível em que a modalidade de trabalho discutida não é o home office mas, sim, trabalhar de qualquer lugar.

 

Soluções

E é por isso que grandes, médias e pequenas empresas que prezam por uma visão panorâmica de curto e longo prazo das necessidades do mercado, já têm buscado e investido em soluções capazes de manter a gestão dos times e a comunicação eficiente, ágil e segura, onde quer que os colaboradores estejam.

A VIASOFT é uma dessas empresas, e não só viu a nova era chegando, como também desenvolveu sua própria solução para o problema: o Nela.

 

Evolução

O Nela é uma rede social corporativa capaz de transformar toda a comunicação, gestão de times e controles de RH e DP das empresas. Usado pela própria VIASOFT, ele possibilitou à empresa que, assim que anunciadas as medidas de isolamento necessárias, em 48h, 230 dos mais de 450 colaboradores estivessem trabalhando de suas casas mantendo a eficiência, a agilidade e a segurança.

Isso é possível porque o Nela é SaaS e uma plataforma única que atende integralmente, de forma responsiva e estrategicamente desenvolvida, às necessidades das empresas com relação à liderança, integração e produtividade do time.

 

Eficiência, agilidade e segurança

Sem uma maneira de realizar as coisas por um meio único, as informações necessárias para a evolução de projetos e times se torna descentralizada e ineficaz: feedbacks são dados por e-mail, ajustes são requeridos por WhatsApp, e tantos outros meios que contribuem para uma gestão sem foco e improdutiva. 

O Nela possibilita que Viasofters trabalhem de qualquer lugar do mundo. A VIASOFT, sulista, conta com o talento de colaboradores trabalhando no norte do Brasil e que, apesar de nunca terem visitado a matriz da empresa, estão 100% integrados aos colegas de equipe, ao gestor e ao departamento de RH e DP, realizando tudo como qualquer colaborador que está fisicamente na empresa.

Todos os módulos do Nela levam a empresa ao colaborador e o colaborador à empresa: 

  1. Cada colaborador tem contato direto com qualquer pessoa da empresa, o chat do Nela possibilita comunicação instantânea e com foco especificamente no trabalho, sem distrações. Tendo, ainda, uma comunicação direcionável através de grupos.
  2. O Gestor de Projetos oferece gerenciamento total dos projetos desenvolvidos pelas equipes: cada colaborador informa e é informado e cada líder tem em mãos o progresso das ações, agilizando pedidos de ajustes e feedbacks;
  3. Módulo de pesquisas: pesquisas que permitiram à VIASOFT responder rapidamente às necessidades dos colaboradores em home office, permitindo saber quem precisava de itens para a melhora da ergonomia, por exemplo;
  4. Gestão de clima: o Nela pergunta aos colaboradores todos os dias sobre como estão se sentindo, de acordo com as respostas os departamentos de RH e DP conquistam um “termômetro” do clima, podendo responder rapidamente a problemas ou até mesmo antecipá-los, com identificação geral ou por área;
  5. Cada colaborador tem seu perfil, com todas as informações necessárias para sua identificação, como cargo, setor, líderes. Ou seja, todos são capazes de se comunicar com agilidade, sem burocracias, não importa onde estejam.

 

Amplie suas oportunidades: seja Nela!

Você não precisa lidar com dificuldades e problemas a respeito da produtividade e da eficácia da liderança durante os períodos de transformações e adequações ao trabalho remoto.

O Nela é uma solução única para tudo aquilo que sua empresa e colaboradores precisam e já mostrou todo o seu potencial ao oportunizar que empresas como a VIASOFT, a Inobram e a Unimed PB conquistem bons resultados em produtividade, desenvolvimento de liderança e nos departamentos de RH e DP, que, com o Nela, obtiveram organização e atingiram a constância e prontidão para ações baseadas em dados reais obtidos a partir da ferramenta.

Para saber mais sobre o Nela, seus módulos e funcionalidades nos siga nas redes sociais em: https://linktr.ee/nelajob

E se quiser saber o que podemos fazer especificamente pela sua empresa, entre em contato conosco! Clique na imagem abaixo para acessar o formulário, preencha e ligaremos para você!

trabalho remoto nela

 

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

varejo tech

Varejo Tech: o futuro do comércio já começou

Não é novidade para ninguém que a tecnologia vem mudando nossa forma de fazer até as mais simples das atividades há alguns anos. No setor varejista não é diferente. O...

Continue Lendo
redução de jornada e suspensão de contratos

Governo prorroga prazos para redução de jornada e suspensão de contratos por mais 60 dias

O Decreto nº 10.517, de 13 de outubro de 2020, da Presidência da República publicado nesta quarta-feira (14/10) prorroga por mais 60 dias os prazos máximos para...

Continue Lendo
liderança com foco em resultados

Liderança com Foco em Resultados: assista agora ao nosso webinar

Sabia que empresas que investem corretamente no desenvolvimento dos seus colaboradores conseguem atingir até 50% a mais de resultados com as mesmas pessoas? É o que...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.







Se você já é cliente e está procurando atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.








Não, obrigado.