O SPED é muito importante para o seu negócio. Algumas tarefas da rotina dos supermercados, por darem a impressão de ser apenas pormenores, acabam ganhando importância secundária dos gestores. Preste atenção se anda fazendo isso, afinal você pode estar negligenciando etapas fundamentais do seu negócio e diminuindo a margem de lucro.

1 Encarregar o escritório contábil de dar conta sozinho do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED

A antipatia dos varejistas pelo Sistema não é novidade, ainda mais no segmento dos supermercados, por isso, você acha que fez muito bem em contratar uma equipe para trabalhar “só” com o Sistema. No entanto, a escrituração digital começa desde o estoque, no cadastro de cada mercadoria e é, portanto, um trabalho que envolve tudo na loja e, não apenas o setor contábil.

2 Não revisar o cadastro tanto quanto deveria

As classificações de cada produto interferem na sua tributação e no seu preço. Tudo deve ser verificado, até mesmo, as abreviações. Cookies, por exemplo, podem ser classificados como biscoitos doces assim como, bolachas recheadas, mas cookies são mais caros e, ultimamente, tem saído mais em grande parte dos supermercados. Uma classificação incorreta num cadastro desses afetaria negativamente nos rendimentos.

3 Não efetuar uma conciliação de cartões eficiente

Redes de supermercados grandes que não dão a devida importância a este tópico não tem noção de quanta receita acabam perdendo. E mesmo nas lojas de médio porte é importante realizar uma conciliação de cartões eficiente, pois assim se garante o total controle financeiro, evitando perdas, ainda que pequenas, em qualquer área do negócio.

4 Não conferir na hora o recebimento de mercadorias pela nota fiscal

Talvez você confie bastante nos seus fornecedores e aceite quando alguns te “empurram” algumas mercadorias. De qualquer forma, você não pode confiar somente no olho de quem recebe seus pedidos para conferir as quantidades, mas se você acha que dá muita correria encontrar todas as notas e colocá-las no sistema já no ato do recebimento, tenha certeza de que você está perdendo dinheiro.

5 Não analisar os horários de menor movimento – SPED

Você já analisa os horários de pico, que é quando tem a maioria dos funcionários trabalhando dentro do supermercado. Mas já parou para pensar, por exemplo, porque das 4 às 5 da tarde ninguém compra na sua panificadora? Será que neste período deveria dar folga para mais funcionários deste setor ou ficar esperto que esta é a hora em que o concorrente baixa quase 70% do preço do pãozinho francês? Analise!

Para garantir que você não perca mais dinheiro com coisas que considera pequenas, mude de comportamento em relação a elas. Contudo, para realizar cada uma destas tarefas com o máximo de desempenho, você vai precisar de um sistema especializado e seguro.

Como já dissemos, o Sistema, envolve cada uma dessas rotinas detalhadas que podem tomar algum tempo, por isso, nós criamos um ebook que ao te ensinar como lidar com o Sistema, vai te orientar sobre cada uma dessas tarefas e muito mais sobre o SPED.

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Gestão de supermercado

A melhor gestão de supermercado é a que se preocupa com inventário

Há muitas inovações que estão revolucionando o modelo de negócios do varejo supermercadista, de self-checkout a Inteligência Artificial, entre várias outras. Mas...

Continue Lendo
produto

Como fabricar um produto que até o presidente queira usar?

Um produto que todo mundo quer ter: nada melhor para manter as vendas aquecidas. Depois da cerimônia de posse do presidente Bolsonaro, papelarias, livrarias e todos...

Continue Lendo
kpis

KPIs: A maneira mais eficiente de medir a performance da sua empresa.

KPIs (indicadores de desempenho) são ferramentas que auxiliam na avaliação do desempenho da empresa e dos colaboradores, através de  resultados que se dividem em:...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.