Soft Cave MeetUp #8: tivemos insights sobre Inteligência Artificial

No Soft Cave MeetUp da última segunda-feira, 4/11, o viasofter Artur Barth apresentou alguns insights em Inteligência Artificial, mostrando como essa tecnologia revolucionária é bem menos complicada de se manejar e implementar do que a maioria pensa. Artur é analista programador e se dedica aos estudos de Inteligência Artificial desde 2016. Ele percebe que, apesar […]

Notícias , Viasoft |
Por

No Soft Cave MeetUp da última segunda-feira, 4/11, o viasofter Artur Barth apresentou alguns insights em Inteligência Artificial, mostrando como essa tecnologia revolucionária é bem menos complicada de se manejar e implementar do que a maioria pensa.

Artur é analista programador e se dedica aos estudos de Inteligência Artificial desde 2016. Ele percebe que, apesar de ser um recurso sofisticado, usado em todos os importantes setores de desenvolvimento da sociedade como indústria automobilística, robótica, comércio, saúde, finanças entre muitos outros, a I.A. pode ser trabalhada de uma forma simples e ágil. Assim, o viasofter apresentou 50 linhas de código que podem servir de base para todas essas possibilidades.

Para demonstrar uma aplicação de Inteligência Artificial, ele apresentou o TensorFlow, um framework desenvolvido pela Google para criar redes neurais, onde mostrou os passos de um processamento de dados, que inclui: obtenção, limpeza, exploração, modelação e interpretação.

Outra plataforma interessante apresentada nesse MeetUp foi a Machine Learning Studio, que é uma ferramenta da Microsoft que, parecida com a da IBM, Amazon e Google, traz a vantagem de possibilitar o uso gratuito para até 1000 requisições mensais. Além disso, possibilita usar algoritmos prontos ou implementar modelagens próprias para resolver problemas específicos.

Artur encerrou a talk lembrando de um dos melhores exemplos do uso de Inteligência Artificial, o Seeing AI, um aplicativo da Microsoft que usa visão computacional para descrever o mundo aos deficientes visuais, ou seja, “é a máquina devolvendo a visão que o usuário não tem mais”, descreve o viasofter.

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!