Seguro Agrícola: prudência nunca é demais!

Chuvas, secas, granizo e inundação. Fatores climáticos que afetam a colheita e tiram o sono de qualquer agricultor. Se existe um bom ditado popular que diz que “o seguro morreu de velho e a prudência foi ao enterro” não é seguido pela maioria dos agricultores no Brasil. Os dados apontam que 88% da sinistralidade dos […]

Agronegócio , Viasoft |
Por

Chuvas, secas, granizo e inundação. Fatores climáticos que afetam a colheita e tiram o sono de qualquer agricultor. Se existe um bom ditado popular que diz que “o seguro morreu de velho e a prudência foi ao enterro” não é seguido pela maioria dos agricultores no Brasil.

Os dados apontam que 88% da sinistralidade dos grãos no seguro agrícola é causado por dados climáticos: 60% de seca, 20% chuva excessiva, 8% geada. Com tantas variações no clima, ele têm sido a garantia de rentabilidade e quitação dos custos de produção. Porém, a adesão ao seguro rural no Brasil ainda é considerada baixa por causa da dificuldade de captação de recursos para a propriedade. Estima-se que hoje, apenas 15% das áreas produtivas contam com seguro agrícola.

_______________________________________________________

Conheça a VIASOFT AGROTITAN. A ferramenta completa com  soluções inovadoras. 

_________________________________________________________

O seguro agrícola é  importante para reduzir riscos que geram incertezas na obtenção de renda pelo produtor no agronegócio.

Embora não seja novidade para muitos produtores, ainda há aqueles que não conhecem os benefícios ou que demoram em reconhecê-los.

Nos últimos 03 anos a CNA (Confederação Nacional da Agricultura) vem solicitando ao Governo Federal 1 bilhão e 200 milhões de reais para o seguro rural. Para 2018,  a promessa foi de liberar 550 milhões, porém,  o Ministério da Agricultura disponibilizou apenas 370 milhões para o custeio com apólices contratadas em todo o país. Com essa diferença, pelo menos 370 mil produtores ficaram sem acesso ao programa de subvenção que chega a arcar com até 45% das despesas com seguro.

Pensando nisso, o setor privado está desenvolvendo tecnologias que facilitem na hora de contratar o benefício, garantindo assim evitar futuras dores de cabeça especialmente no caso de intempéries climáticas. A CNA (Confederação Nacional da Agricultura) entende que instrumentos de gestão de riscos devem ser pensados como prioritários, pois o que falta para que o seguro agrícola seja maior são dados, tecnologia e conhecimento para que as tomadas de decisão, mas principalmente, a percepção de risco e oportunidades no agronegócio seja baseada em dados. Se o produtor tiver sistema que puder melhorar essa gestão de risco, ele seria beneficiado.

Conheça o  software específico, que  faz com que o processo nas lavouras fique mais simples,  ajudando o produtor a analisar e gerenciar os mais diversos aspectos de uma plantação. Além disso,  é um grande aliado na implantação da agricultura de precisão pois conta com módulos essenciais para auxiliar na gestão de risco. Por isso,  torna-se indispensável às empresas que buscam aprimorar os processos operacionais e fortalecer o posicionamento estratégico no mercado. Conheça o VIASOFT AGROTITAN,

Quer saber mais ?  Fique à vontade para enviar sugestões de pauta e escreveremos sobre elas em nosso blog.

Conheça a VIASOFT AGROTITAN

Ou, se preferir, ligamos para você!

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!