Saúde mental no trabalho: comportamentos e atitudes que merecem atenção - VIASOFT

Você não precisa ser um especialista em saúde mental no trabalho para fazer a diferença na vida de alguém. Grandes resultados começam com atitudes simples.

 

Tão importante quanto a saúde física dos colaboradores, a saúde mental no trabalho merece mais atenção do que tem recebido até agora. E mais do que isso: deixar de ver esse assunto como um tabu é essencial, já que especialistas da área trabalham exaustivamente para despertar a importância dele atualmente.

Não dá para negar que colaboradores com sua saúde mental intacta trabalham melhor e produzem resultados mais satisfatórios. Por isso empresas que promovem conscientização sobre saúde mental e que apoiam seus colaboradores conseguem diminuir os índices de absenteísmo e aumentar a produtividade.

Um ambiente de trabalho estressante e conflituoso pode desencadear uma baixa da saúde mental no trabalho e também pode prejudicar a empresa, que tem mais gastos com colaboradores frequentemente ausentes e até com rotatividade: de acordo com a Fundação de Saúde Mental do Reino Unido, cerca de 25% dos profissionais considera a ideia de deixar o trabalho por conta de estresse (na vida pessoal ou profissional).

 

Como saber quando um colaborador está com sua saúde mental abalada?

Em primeiro lugar, é preciso estabelecer um parâmetro de antes e depois. De mudanças repentinas e significativas no comportamento do profissional, antes de sair perguntando se ele está com alguma dificuldade.

Em grande parte dos casos, problemas de saúde mental no trabalho se manifestam como ansiedade e depressão. Mas outros sintomas também devem ser considerados, como isolamento social, aumento de irritabilidade e até mesmo um declínio no cuidado com a própria aparência.

 

Além desses sinais, você precisa levar em conta estes outros, que classificamos pelas seguintes áreas:

Emocional: o profissional pode parecer mais irritadiço, sensível a críticas, demonstrando uma perda incomum de autoconfiança e até deixando de lado o senso de humor no relacionamento com a equipe.

Cognitiva: fique atento a qualquer mudança atípica de produtividade. O que antes era fácil e corriqueiro se torna um desafio quase impossível. O profissional pode cometer mais erros do que o normal, ter dificuldades em tomar decisões e não conseguir se concentrar no que já era familiar no trabalho.

Comportamental: profissionais que enfrentam desafios com sua saúde mental no trabalho podem começar a chegar mais tarde, sem se importar com isso, passar mais horas trabalhando (e ainda assim não atingir toda sua produtividade), se ausentar da empresa com frequência, não cumprir prazos ou até se tornar mais introvertidos ou extrovertidos com os colegas. Preste atenção no que é “fora do normal”.

Física: saúde mental no trabalho é algo sério. E quando um colaborador enfrenta problemas com isso, os indícios podem se manifestar na saúde física também. Se há algum tempo estava tudo bem, agora a pessoa pode ficar constantemente doente, sentir cansaço excessivo no trabalho e apresentar perda ou ganho de peso repentinos. O cuidado com a aparência também não parece mais ser uma prioridade.

 

Existe um jeito certo de intervir?

É necessário envolver mais do que o RH nesse assunto: a estratégia mais eficaz é incluir os gestores de cada setor também. Isso porque eles é que convivem direta e diariamente com os colaboradores.

É muito provável que os gestores da sua empresa não se sintam preparados para falar sobre saúde mental no trabalho com as pessoas. E é por isso que treiná-los para isso é essencial. Ninguém precisa se tornar um especialista na área, mas para fazer a diferença na vida de um colaborador, é necessário pouco.

Saber identificar os sinais de quando alguém está com problemas é o início. Deixar claro que a empresa está disposta e interessada em amparar o profissional é o segundo passo, além de esclarecer como isso acontece. Se necessário, a organização pode encaminhar o colaborador à ajuda de um especialista na área.

Lembre-se: saúde mental deve ser levada tão a sério quanto a saúde física dos colaboradores.

 

Saiba como a tecnologia ajuda a promover a saúde mental no trabalho

Muitas empresas ainda falham em promover a conscientização sobre saúde mental. Mas com uma solução especializada em Gestão de Pessoas, essa missão se torna mais simples.

Com ela, você dispõe de um canal de comunicação oficial, por meio do qual pode divulgar informações e chamar a atenção sobre o tema, além de esclarecer como a empresa dá suporte aos colaboradores com dificuldades. É importante deixar claro que a ajuda estará disponível.

Além disso, desenvolvida para engajar os colaboradores, uma solução assim incentiva as pessoas a compartilhar, de maneira rápida, seu humor do dia. Dessa maneira, se houver colaboradores recorrentemente cansados, irritados ou sentindo-se doentes, a ferramenta notifica o RH, que pode oferecer a ajuda necessária ao colaborador.

Quer saber mais sobre uma solução especializada em Gestão de Pessoas? Conheça o VIASOFT TALENTRH.

Ou se preferir, um de nossos especialistas pode entrar em contato, ligamos para você.

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

WMS VIASOFT FORLOG: armazenagem segura e inteligente

Um Armazém não permite erros, é por isso que a Logística é o berço de diversas inovações tecnológicas levadas, inclusive, a outras áreas. A cadeia de suprimentos exige...

Continue Lendo
Roteirizador de entregas

Roteirizador de Entregas VIASOFT CONSTRUSHOW: Economia e rapidez à sua loja

Sabemos que a entrega do produto é muito mais do que levar as mercadorias de uma origem a um destino. Para eliminar todas as dificuldades e percalços desse trajeto...

Continue Lendo

Publicada CIRCULAR CAIXA Nº 865, de 23 de julho de 2019

CIRCULAR CAIXA Nº 865, de 23 de julho de 2019 Dispõe sobre os procedimentos pertinentes à geração e arrecadação da guia de recolhimento mensal e rescisório do FGTS...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.