Reter talentos é prioridade das melhores empresas para trabalhar.

 

Não precisa ser um expert para notar que reter talentos é mais barato do que correr atrás de novos profissionais. Mas essa não deve ser a única motivação das empresas.

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reter talentos

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Além de um benefício financeiro, reter talentos de valor significa vantagem em relação à concorrência. É só parar uns minutos para pensar nas melhores empresas para trabalhar: reter grandes profissionais é uma prioridade e, para isso, essas organizações investem pesado nos interesses de seus colaboradores.

O resultado é que as pessoas vestem a camisa da empresa, sentem-se livres para criar, inovar e dar o seu melhor. E isso é que diferencia a sua empresa das demais, já que colaboradores que trabalham bem, ajudam o negócio a atingir objetivos e superar expectativas (é muito mais do que bater uma meta no fim do mês).

E o que sua empresa faz para reter profissionais e se destacar? Está na hora de começar a praticar algumas coisas:

 

1 Promover reconhecimento contínuo

A falta de reconhecimento nas empresas é um dos principais obstáculos para reter talentos. Um ambiente que anuncia nas entrelinhas o “não faz mais do que obrigação” quando alguém faz algo extraordinário, é uma empresa que ajuda a arruinar a própria reputação.

E más notícias: reputação ruim é resultado de cultura não saudável. Por isso 60% das pessoas estão deixando seus empregos e dizendo aos amigos que façam o mesmo.

Por outro lado, reconhecer as conquistas e dedicação dos colaboradores é demonstrar que seu trabalho é realmente importante. E 73% das pessoas quer um emprego em que sentem que seu trabalho é significativo.

 

 2 Fomentar a capacitação constante também é estratégia para reter talentos

Uma das melhores maneiras de perder grandes profissionais é deixando de encorajar seu crescimento individual.

O papel do RH (e também dos outros gestores na empresa) é de instigar o aprendizado contínuo de novas habilidades. Além disso, devem oferecer suporte e acompanhar a jornada de desenvolvimento dos colaboradores.

Empresas que investem em treinamentos e capacitação de seus profissionais permanecem relevantes no mercado, conquistam a confiança dos colaboradores e são bem-sucedidas em reter talentos. O oposto disso você já pode imaginar.

 

 3 Ter um plano de carreira bem definido

Os melhores profissionais estão em busca de um emprego que os ajude a alcançar seus objetivos. Além de um bom lugar para trabalhar, eles desejam ter suporte no desenvolvimento da carreira. E isso é uma vantagem para os dois lados: o profissional avança e também faz a empresa crescer.

E pode ter certeza: se sua empresa não investe no desenvolvimento de seus profissionais, eles irão encontrar essa oportunidade em outro lugar. Talvez na concorrência.

 

4 Fortalecer a liderança para reter talentos

36% das pessoas “se demitem de seus gestores”. Não ter um supervisor em quem confiar e que não apoia a equipe é uma bomba relógio na empresa.

E cuidado com os extremos: um líder controlador, que vigia cada passo da equipe e está sempre pronto para “contribuir” com o trabalho (fazendo tudo do seu jeito), mata a criatividade e potencial do time. Mas um líder ausente, que não se envolve com os liderados pode, igualmente, afastar bons profissionais.

Por isso, sua empresa precisa estar pronta para desenvolver verdadeiros líderes, que ajudem suas equipes a alcançar grandes resultados e que atinjam os objetivos da empresa.

 

5 Trabalhar em parceria com a tecnologia

Se quiser reter talentos de valor no mercado e fazer a empresa crescer com eles, você precisa das estratégias e ferramentas certas.

Contar com uma tecnologia especializada em Gestão de Pessoas é uma estratégia de evolução e crescimento. Com ela, você dispõe de uma ferramenta que permite e incentiva a integração entre equipes e departamentos numa mesma plataforma, em tempo real.

Assim, você mantém a equipe atualizada sobre a missão e valores da empresa, fortalecendo a cultura e unificando os times com os objetivos da organização. Além disso, com a mesma ferramenta é possível incentivar o crescimento dos colaboradores, por meio de feedbacks online, vinculados ou não à avaliação de desempenho, além de planos de desenvolvimento individual.

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