Falhas no recrutamento e seleção contribuem para gastos com rotatividade que chegam a um acúmulo de até 400% sobre o salário de quem vai embora.

 

Ter uma vasta e longa experiência com recrutamento de pessoas pode ser sinônimo de sucesso ou desastres. Sabemos que, na maior parte dos casos, a prática leva à perfeição. Mas em outros, ela pode criar modelos mentais que impedem a equipe de recrutamento e seleção de ver seus “vícios”.

________________________________________________________

recrutamento e seleção

Potencialize a sua Gestão de Pessoas com a solução certa: conheça o VIASOFT TALENTRH.

________________________________________________________

E não se deve esquecer que durante o processo de recrutamento e seleção,  os candidatos estão avaliando as empresas tanto quanto a empresa os avalia. E os profissionais mais habilidosos e talentosos sabem muito bem que possuem outras opções (que podem até ser melhores) se algo na sua empresa não sair bem.

Preste atenção para a possibilidade de você estar tropeçando nestes erros:

 

1 Não deixar claras as características do cargo

Não é incomum encontrar gestores que acreditam que muitos profissionais abraçariam qualquer oferta que lhes fosse feita. Assim, fazem um “mistério” sobre o cargo em aberto. Mas as coisas não funcionam mais assim: tão exigentes quanto os empregadores, grandes profissionais não se contentam com informações rasas.

E quanto menos informações claras você disponibilizar ao anunciar uma vaga, mais afastará profissionais talentosos.

Assim como você tem interesse em saber o máximo sobre os candidatos, para garantir o sucesso no recrutamento e seleção, eles também estão interessados nos detalhes de sua potencial função.

Mais do que você imagina, a exigência sobre compatibilidade com o cargo e empresa têm grande influência na decisão dos melhores profissionais.

 

2 Não informar ao candidato sobre os próximos passos

Acontece muito: pessoas saem de uma entrevista de emprego sem a mínima ideia do que vem depois. E isso porque muitos avaliadores e gestores envolvidos no processo de recrutamento e seleção parecem acreditar que os profissionais estão à inteira disposição da empresa, pois dependem da nova oportunidade que bateu à porta.

Mas vamos às novidades: profissionais de destaque têm mais de uma opção no mercado e, se sua empresa os trata com descaso, pode dar adeus a talentos de valor como ele (e àqueles que ouvirão a sua má reputação como recrutador).

Por isso, não espere que as pessoas perguntem quais serão as próximas etapas do recrutamento e seleção, ou quantas entrevistas e testes ainda serão necessários. E mesmo que o candidato não conquiste a vaga, não esqueça de garantir que ele receba alguma resposta.

Lembre-se: a qualidade com que você desempenha o seu trabalho também diz muito sobre a sua empresa.

 

3 Manter o foco somente no “Pedigree” dos candidatos

A verdade que poucos gestores aceitam é que encontrar um profissional pronto e perfeito é uma missão impossível.

Gastar energia durante o recrutamento e seleção procurando alguém com alto nível de experiência para todos os cargos na empresa é dispensável. Em vez disso, se dedique a contratar os profissionais mais experientes para os cargos estratégicos do negócio e que são mais críticos em matéria de resultados a alcançar.

Quando conhecimento técnico puder dar lugar a potencial de aprendizado, dê uma chance aos candidatos com esse perfil. Você pode se surpreender com alguns “talentos-revelação”.

 

Conte com a tecnologia certa para otimizar o recrutamento e seleção

Selecionar pessoas com o auxílio do caderninho ou planilha de Excel (ainda mais quando se tem pressa) deixa o processo vulnerável. Assim é muito fácil deixar passar um ótimo currículo e desperdiçar tempo com um que não é o que você precisa.

Mas com uma solução tecnológica especializada em Gestão de Pessoas, é possível automatizar o processo sem perder a qualidade dos resultados. Uma solução dessas controla os currículos recebidos, categorizando-os por perfil de candidato e relacionando-os com o perfil do cargo em aberto, diminuindo muito as chances de contratar errado.

Dessa maneira, é possível ter um processo de recrutamento e seleção mais assertivo, além de reduzir o esforço operacional da equipe de recrutamento.

O que acha de conhecer a solução que está revolucionando a Gestão de Pessoas das melhores empresas? Conheça o VIASOFT TALENTRH.

Ou se preferir, um de nossos especialistas pode entrar em contato. Ligamos para você.

 

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

commodities

Commodities no agronegócio: Vender para comprar ou comprar para vender?

Commodities, essa palavra pode ser definida como “mercadorias”. Essas que são produzidas em larga escala e comercializadas em nível mundial. As commodities são...

Continue Lendo
saúde mental no trabalho

Saúde mental no trabalho: comportamentos e atitudes que merecem sua atenção

Você não precisa ser um especialista em saúde mental no trabalho para fazer a diferença na vida de alguém. Grandes resultados começam com atitudes simples.   Tão...

Continue Lendo
estilo de vida

Mudança no estilo de vida do consumidor afeta supermercados tradicionais

O modo de viver do consumidor está mudando e o segmento supermercadista é um dos maiores afetados. Para manter o lugar no mercado, os supermercados devem encontrar...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.