Erros constantes durante recrutamento e seleção geram custos que podem quebrar a empresa no futuro.

 

Muitas vezes a rotina e o “eu sempre faço isso” impedem profissionais de RH de enxergar alguns erros no seu processo de recrutamento e seleção.

__________________________________________________________

recrutamento e seleção

Potencialize sua Gestão de Pessoas com a solução certa. Conheça o VIASOFT TALENTRH.

__________________________________________________________

Dizem que a prática leva à perfeição; concordamos. Mas se essa prática não deixa você ver detalhes importantes, desconfie.

Substituir uma contratação que deu errado custa, em média, 20% a mais sobre o salário da pessoa que foi embora. E para empresas com alta rotatividade, esse custo (por colaborador) pode quebrar a empresa.

Por isso é indispensável levar em conta estes aspectos durante o processo de seleção e recrutamento na sua empresa:

 

1 Conheça muito bem o cargo para o qual está contratando

Parece óbvio ter que saber disso. Mas acredite, ainda existem profissionais de recrutamento e seleção que não conhecem as funções diárias e detalhes do cargo em questão.

É importante lembrar que quem o ocupar estará lá TODOS os dias, encarando todo tipo de dificuldade, não só o saber operar uma máquina ou não. E por isso é crucial conhecer a fundo o cargo para saber qual será o profissional mais adequado para ele.

Mas lembre-se: não somente siga uma lista de competências pronta para cada cargo. Converse com quem já trabalha com ele, discuta detalhes dos desafios e responsabilidades enfrentados na rotina.

 

2 Identifique as possíveis mudanças que o cargo irá sofrer nos próximos 2-3 anos

Quais os planos da sua empresa para os próximos anos? Crescer, com certeza. E isso demanda algumas mudanças. Do mesmo modo, o cargo para o qual está contratando terá mudanças.

Analise de que maneira esse cargo deve atender à estratégia e planos da empresa no futuro. Há alguma mudança no mercado que vai influenciar esse cargo? O que a pessoa que o ocupa precisa fazer para que a empresa permaneça competitiva?

Depois de pensar sobre isso, inclua nos requisitos do recrutamento e seleção essas competências e habilidades.

 

3 Foque nas habilidades essenciais, mas também nas que podem ser desenvolvidas

Há uma possibilidade enorme de que o seu candidato ideal não esteja “pronto”. Pode ser que lhe falte alguma habilidade técnica ou mesmo comportamental. Mas se o profissional tem potencial para desenvolvê-las, ele pode ser uma ótima escolha. O erro de muitos recrutadores é esquecer disso.

Considere todos os aspectos do cargo: estabeleça as habilidades e competências indispensáveis ao cargo e também liste as que podem ser desenvolvidas com o tempo. Isso também dita a diferença de sucesso ou fracasso no seu processo de recrutamento e seleção.

 

4 Não esqueça do “fit cultural”

Muito mais do que questões de habilidades técnicas, essa é a principal razão de uma contratação dar errado.

Existe uma cultura global na sua empresa (que diz respeito à organização toda) e também a cultura e perfil de cada equipe. Durante o processo de recrutamento e seleção, não esqueça de analisar esses dois aspectos. O perfil do candidato precisa “combinar” com o da equipe na qual ele vai estar.

Segundo uma pesquisa da PricewaterhouseCoopers (PwC), 51% das pessoas que se demitem diz que não se adaptou à cultura da empresa. Somente esse índice já diz o suficiente sobre acertar no perfil de profissional escolhido.

 

Qual o papel da tecnologia no recrutamento e seleção?

Selecionar pessoas com o auxílio do caderninho ou planilha de Excel deixa o processo vulnerável. Assim é muito fácil deixar passar um ótimo currículo e desperdiçar tempo com um que não é o que você precisa.

Mas com uma solução tecnológica especializada em recrutamento e seleção, é possível automatizar o processo sem perder a qualidade dos resultados. Uma solução dessas controla os currículos recebidos, categorizando-os por perfil de candidato e relacionando-os com o perfil do cargo em aberto e o perfil da equipe.

Assim, é possível ter um processo de recrutamento e seleção com mais assertividade, além de reduzir o esforço operacional da equipe de recrutamento.

O que acha de conhecer a solução que está revolucionando a Gestão de Pessoas das melhores empresas? Conheça o VIASOFT TALENTRH.

Ou se preferir, ligamos para você.

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

automação de postos

Automação de postos de combustível: funciona em qualquer tamanho de negócio

A Automação Comercial há tempos é um dos principais investimentos da indústria e comércio, mas o assunto “automação de postos” é bem menos popular quando se trata de...

Continue Lendo
locação de equipamentos para construção

Locação de equipamentos para construção civil, vale a pena?

Certamente você já passou por uma situação dessas: comprou um quadro e esqueceu que precisa de furadeira para pendurá-lo na parede. Aí começa a maratona para achar...

Continue Lendo
potencial máximo de produtividade

Ajude sua equipe a atingir o potencial máximo de produtividade

Liberar o potencial máximo de produtividade das pessoas é um caminho mais simples do que você pensa.   Extrair o melhor dos colaboradores e liberar seu potencial máximo...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.