Recrutamento e seleção: não seguir estes passos é certeza de fracasso - VIASOFT

Erros constantes durante recrutamento e seleção geram custos que podem quebrar a empresa no futuro.

 

Muitas vezes a rotina e o “eu sempre faço isso” impedem profissionais de RH de enxergar alguns erros no seu processo de recrutamento e seleção.

__________________________________________________________

recrutamento e seleção

Potencialize sua Gestão de Pessoas com a solução certa. Conheça o VIASOFT TALENTRH.

__________________________________________________________

Dizem que a prática leva à perfeição; concordamos. Mas se essa prática não deixa você ver detalhes importantes, desconfie.

Substituir uma contratação que deu errado custa, em média, 20% a mais sobre o salário da pessoa que foi embora. E para empresas com alta rotatividade, esse custo (por colaborador) pode quebrar a empresa.

Por isso é indispensável levar em conta estes aspectos durante o processo de seleção e recrutamento na sua empresa:

 

1 Conheça muito bem o cargo para o qual está contratando

Parece óbvio ter que saber disso. Mas acredite, ainda existem profissionais de recrutamento e seleção que não conhecem as funções diárias e detalhes do cargo em questão.

É importante lembrar que quem o ocupar estará lá TODOS os dias, encarando todo tipo de dificuldade, não só o saber operar uma máquina ou não. E por isso é crucial conhecer a fundo o cargo para saber qual será o profissional mais adequado para ele.

Mas lembre-se: não somente siga uma lista de competências pronta para cada cargo. Converse com quem já trabalha com ele, discuta detalhes dos desafios e responsabilidades enfrentados na rotina.

 

2 Identifique as possíveis mudanças que o cargo irá sofrer nos próximos 2-3 anos

Quais os planos da sua empresa para os próximos anos? Crescer, com certeza. E isso demanda algumas mudanças. Do mesmo modo, o cargo para o qual está contratando terá mudanças.

Analise de que maneira esse cargo deve atender à estratégia e planos da empresa no futuro. Há alguma mudança no mercado que vai influenciar esse cargo? O que a pessoa que o ocupa precisa fazer para que a empresa permaneça competitiva?

Depois de pensar sobre isso, inclua nos requisitos do recrutamento e seleção essas competências e habilidades.

 

3 Foque nas habilidades essenciais, mas também nas que podem ser desenvolvidas

Há uma possibilidade enorme de que o seu candidato ideal não esteja “pronto”. Pode ser que lhe falte alguma habilidade técnica ou mesmo comportamental. Mas se o profissional tem potencial para desenvolvê-las, ele pode ser uma ótima escolha. O erro de muitos recrutadores é esquecer disso.

Considere todos os aspectos do cargo: estabeleça as habilidades e competências indispensáveis ao cargo e também liste as que podem ser desenvolvidas com o tempo. Isso também dita a diferença de sucesso ou fracasso no seu processo de recrutamento e seleção.

 

4 Não esqueça do “fit cultural”

Muito mais do que questões de habilidades técnicas, essa é a principal razão de uma contratação dar errado.

Existe uma cultura global na sua empresa (que diz respeito à organização toda) e também a cultura e perfil de cada equipe. Durante o processo de recrutamento e seleção, não esqueça de analisar esses dois aspectos. O perfil do candidato precisa “combinar” com o da equipe na qual ele vai estar.

Segundo uma pesquisa da PricewaterhouseCoopers (PwC), 51% das pessoas que se demitem diz que não se adaptou à cultura da empresa. Somente esse índice já diz o suficiente sobre acertar no perfil de profissional escolhido.

 

Qual o papel da tecnologia no recrutamento e seleção?

Selecionar pessoas com o auxílio do caderninho ou planilha de Excel deixa o processo vulnerável. Assim é muito fácil deixar passar um ótimo currículo e desperdiçar tempo com um que não é o que você precisa.

Mas com uma solução tecnológica especializada em recrutamento e seleção, é possível automatizar o processo sem perder a qualidade dos resultados. Uma solução dessas controla os currículos recebidos, categorizando-os por perfil de candidato e relacionando-os com o perfil do cargo em aberto e o perfil da equipe.

Assim, é possível ter um processo de recrutamento e seleção com mais assertividade, além de reduzir o esforço operacional da equipe de recrutamento.

O que acha de conhecer a solução que está revolucionando a Gestão de Pessoas das melhores empresas? Conheça o VIASOFT TALENTRH.

Ou se preferir, ligamos para você.

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

WMS VIASOFT FORLOG: armazenagem segura e inteligente

Um Armazém não permite erros, é por isso que a Logística é o berço de diversas inovações tecnológicas levadas, inclusive, a outras áreas. A cadeia de suprimentos exige...

Continue Lendo
Roteirizador de entregas

Roteirizador de Entregas VIASOFT CONSTRUSHOW: Economia e rapidez à sua loja

Sabemos que a entrega do produto é muito mais do que levar as mercadorias de uma origem a um destino. Para eliminar todas as dificuldades e percalços desse trajeto...

Continue Lendo

Publicada CIRCULAR CAIXA Nº 865, de 23 de julho de 2019

CIRCULAR CAIXA Nº 865, de 23 de julho de 2019 Dispõe sobre os procedimentos pertinentes à geração e arrecadação da guia de recolhimento mensal e rescisório do FGTS...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.