Engajar colaboradores não é tarefa fácil. Se você deixa pequenas coisas atrapalharem, fica pior ainda.

 

Não é raro encontrar aquele colaborador que só cumpre com obrigações, e nada mais, não é? E por muitos gestores, ele é visto até como um preguiçoso.

Mas pesquisas recentes indicam que essa falta de interesse e de motivação é resultado de falhas da liderança em engajar colaboradores.

_____________________________________________________

engajar colaboradores

Saia na frente da concorrência: conheça a solução que aproxima os setores da empresa e potencializa a produtividade dos times. Conheça o VIASOFT TALENTRH.

___________________________________________________

Infelizmente, muitas organizações não veem isso como prioridade e esperam apenas que a equipe entregue o que lhe é pedido. O que essas mesmas empresas não sabem é que estão entre aquelas que não conseguirão manter-se no mercado nos próximos anos.

Pensando nisso, listamos 4 erros dos quais você precisa se livrar (agora mesmo!), se quiser engajar colaboradores e atingir resultados que mantenham sua empresa competitiva:

 

1 Não dar a eles um propósito

Não fique surpreso: 73% das pessoas afirmam que querem construir sua carreira num lugar em que sentem que seu trabalho é valioso. Por isso, querem ajudar a empresa a alcançar coisas grandes, não apenas cumprir uma lista de tarefas e ir para cada no fim do dia.

Mas lembre-se: engajar colaboradores através de um propósito vai mais além do que mostrar os objetivos que eles devem alcançar até o final do mês. Propósito tem a ver com reconhecer as ações de cada um e deixar claro como elas contribuem para toda a organização.

 

2 Não engajar colaboradores com os acontecimentos da empresa

Uma das coisas que nunca deveriam acontecer numa empresa é esta: os colaboradores ficarem sabendo de algo importante na organização através de fontes externas. Essa é a receita mágica para a quebra da confiança deles em relação à liderança.

Não envolver as pessoas no que acontece na empresa é o mesmo que dizer que elas não são importantes e que a empresa só se interessa por metas atingidas. Quando você quebra a confiança da sua equipe, além de não engajar colaboradores, conquista altíssimos índices de turnover, que custam cerca de R$ 11 bilhões ao mercado, anualmente.

 

3 Ter uma comunicação interna meramente informativa

Muitos gestores acreditam que a comunicação funciona bem em suas empresas. Mas será que uma comunicação de “mão única” é mesmo eficaz?

Disparar e-mails e colar cartazes com recados não é comunicar, é informar. E se a sua empresa ainda segue esse modelo, más notícias: suas chances de engajar colaboradores estão próximas de zero!

Uma comunicação eficaz exige interação e participação de ambos os lados e pode aumentar em até 36% a produtividade de todo o negócio. Você não vai mais querer adiar investimentos nessa área, não é?

 

4 “Pregar” uma coisa e fazer outra

Levar o melhor para os clientes é o lema de toda empresa. Mas isso jamais irá acontecer se no ambiente de trabalho os colaboradores forem desrespeitados e desvalorizados.

As atitudes da empresa precisam ser consistentes com a mensagem que quer passar lá fora. Se isso não acontece, o resultado são pessoas que trabalham apenas pelo salário, atendem mal aos clientes, e não entregam todo seu potencial.

Quer ser referência no mercado? Comece de dentro para fora. Richard Branson, grande empresário britânico, não mede palavras ao dizer que se você cuida bem dos seus colaboradores, eles cuidarão dos seus clientes.

 

Qual o papel da tecnologia para engajar colaboradores?

Engajar colaboradores é um trabalho contínuo e, quando bem-sucedido, pode aumentar em até 30% a rentabilidade do negócio.

Por isso, investir em uma solução tecnológica especializada em Gestão de Pessoas é uma decisão de evolução e crescimento. Com ela, é possível que os propósitos da empresa, políticas e processos estejam sempre acessíveis a todos, em tempo real, além de incentivar a integração das equipes numa única plataforma, mantendo-as engajadas e alinhadas aos objetivos do negócio.

O que acha de conhecer a solução que está transformando a Gestão de Pessoas das melhores empresas? Saiba mais sobre o VIASOFT TALENTRH.

Ou se preferir, ligamos para você.

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Construção sustentável: A preocupação também é sua!

O Brasil já está entre os líderes do mercado de construção sustentável. Também  é um dos setores que mais causam impacto no meio ambiente, aproximadamente 35% de todos...

Continue Lendo
Software de gestão

Configure a realidade do seu supermercado com um software de gestão

Em qualquer empresa, o gestor vive de acompanhar indicadores. Indicadores comerciais, financeiros, operacionais… a gama é extensa, por isso ter um software de gestão...

Continue Lendo

Plano de desenvolvimento individual: o que a empresa está perdendo sem ele

Um plano de desenvolvimento individual não traz crescimento só ao colaborador, mas à empresa também.   As empresas mais inteligentes do mercado já investem em plano de...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.












Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.