Por que seus treinamentos corporativos são desperdício de tempo e dinheiro - VIASOFT

Mais de 20% das pessoas acredita que os treinamentos corporativos não são tão eficazes.

 

Empresas que não compreendem a importância dos treinamentos corporativos (não só dos que são obrigatórios por Lei) consideram isso um custo dispensável. Mas custoso mesmo é manter colaboradores despreparados!

______________________________________________________

treinamentos corporativos

Potencialize sua Gestão de Pessoas com a solução certa. Conheça o VIASOFT TALENTRH.

______________________________________________________

Equipes despreparadas cometem mais erros, têm mais retrabalhos e queda na produtividade. O cenário é ainda pior quando gestores ou pessoas com mais tempo de casa precisam parar o que estão fazendo para monitorar ou corrigir o trabalho de outros.

Por outro lado, há empresas que investem fortemente em treinamentos corporativos, mas cometem alguns deslizes e os tornam um completo desperdício de tempo e dinheiro.

Só em 2014 houve um aumento de 10% no investimento em treinamentos nas empresas. O que equivale a cerca de R$ 2 mil a mais por colaborador. Mas muito desses treinamentos corporativos acabam se tornando inúteis.

Uma pesquisa da McKinsey and Co.found indicou que apenas 25% dos entrevistados acreditam que os treinamentos ajudam na performance dos colaboradores.

 

Por que os treinamentos corporativos não “funcionam”?

Os motivos são simples, mas nem sempre levados em conta:

1 Não há um foco estratégico para os treinamentos, pois acredita-se que “quanto mais treinamentos, melhor”. O resultado é grande volume de teoria e perda de conhecimento maior ainda, pois não há estratégia para colocar tudo em prática.

2 As empresas não treinam seus colaboradores para desenvolver as habilidades que condizem com o estágio de desenvolvimento do negócio (nem com o que precisam alcançar). Esse é foco dos treinamentos: fazer a empresa crescer. Se não cumprem esse propósito, são completamente desnecessários.

3 Gestores enviam as pessoas erradas para os treinamentos corporativos, as treinam “demais” e não criam condições para colocar a teoria em prática. É preciso lembrar que existem diferentes níveis de conhecimento numa mesma equipe. “Ensinar” alguém algo que ele já sabe não é investimento, é perda de tempo.

E, para piorar, os treinamentos costumam ter uma didática desinteressante e um conteúdo inútil à realidade cotidiana dos colaboradores.

O que gestores não deveriam esquecer nunca é que treinamentos corporativos que despertam o interesse enriquecem o desempenho das pessoas. E conteúdos vantajosos contribuem para o desenvolvimento de habilidades que fazem a organização crescer.

Se o treinamento não ajuda a desenvolver habilidades que serão úteis nos próximos 6 meses, mas apenas daqui a 2 anos, então ele é um completo desperdício. Daqui a 2 anos, tudo o que foi “aprendido” no treinamento já será esquecido.

 

Como fazer os treinamentos corporativos gerarem melhores resultados?

As estratégias e ferramentas certas exigem uma decisão inteligente de evolução.

Com o auxílio de uma tecnologia especializada em Gestão de Pessoas, é possível otimizar os resultados e garantir treinamentos mais eficientes, a partir dos resultados da avaliação de desempenho, que identifica as reais dificuldades das equipes e serve de base para elaboração de treinamentos produtivos.

Além de planejar os treinamentos, é possível criar as turmas de participantes, acompanhar o progresso do curso e monitorar a presença de cada um participante, em tempo real.

Quer saber mais sobre a solução que se destaca na Gestão de Pessoas das melhores empresas? Conheça o VIASOFT TALENTRH.

Ou se preferir, ligamos para você.

 

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Soft Cave meetup

Soft Cave MeetUp #3: Falamos sobre o desenvolvimento da nossa rede social corporativa

O Soft Cave MeetUp dessa segunda-feira, 21/10, trouxe a talk “Escalando Node.JS na Amazon”. Com a palavra, o Viasofter Jose Luiz Tafarel, coordenador de desenvolvimento...

Continue Lendo

Viasoft Connect – A importância das agritechs no desenvolvimento do agronegócio

Junior Rodrigues, consultor comercial da CBC Agronegócios.   Grandes nomes do agronegócio brilharam nos palcos do Viasoft Connect 2019. Eles compartilharam suas...

Continue Lendo
Itamir Viola Viasoft Connect

Itamir Viola: idealizador do maior evento de inovação aplicada aos negócios do Brasil, o Viasoft Connect.

Itamir Viola: o fundador e presidente da Viasoft fez do Viasoft Connect um dos maiores eventos de inovação aplicada aos negócios do Brasil. A próxima edição já promete...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.