Deixar os estigmas de lado e abordar saúde mental no trabalho é crucial para uma equipe alcançar os resultados que o negócio precisa.

 

Neste exato momento, 25% dos profissionais avalia a ideia de se demitir por conta do estresse no trabalho ou na vida pessoal. Isso porque quando o nível de exaustão chega ao seu limite, a probabilidade de a saúde mental no trabalho ser afetada é grande.

____________________________________________________

saúde mental no trabalho

Potencialize a sua Gestão de Pessoas com a solução certa: conheça o VIASOFT TALENTRH.

____________________________________________________

E os maiores vilões da saúde mental no trabalho se manifestam como depressão e ansiedade, considerados por muitos como “o mal do século”. Infelizmente, muitas pessoas ainda veem isso como frescura e como algo que pode ser resolvido por pura força de vontade de quem enfrenta a situação.

Mas abandonar essa visão distorcida e reconhecer que a saúde mental no trabalho têm grande impacto na economia global é indispensável. Todos os anos, os custos com queda de produtividade chegam a cerca de 1 trilhão de dólares, segundo a Fundação de Saúde Mental do Reino Unido.

Com certeza esse é um assunto delicado, e por isso mesmo é pouco (ou nunca) tratado no mundo corporativo. Mas continuar ignorando a existência dele é prejudicial e é preciso lembrar que a abordagem certa pode ajudar empresas com prevenção e até intervenção.

 

Como isso afeta os colaboradores?

As pessoas fazem o melhor para camuflar seus problemas, acredite. Saúde mental no trabalho ainda é um tabu em muitos lugares e mais da metade dos profissionais se sentem constrangidos ao falar de suas dificuldades com gestores diretos ou colegas.

E por não haver nenhum apoio ou suporte nessa área, 21% dos colaboradores se sentem desmotivados e sofrem com quedas de produtividade.

Por isso saber identificar os sintomas mais alarmantes no comportamento de alguém faz toda a diferença. Não é necessário ser um especialista no assunto, apenas reconhecer quando um colaborador está com problemas e, se necessário, direcionar à ajuda de um profissional da área.

Preste atenção em mudanças de atitudes que dão lugar ao estresse, ansiedade, irritabilidade ou dificuldade de completar tarefas que antes eram tiradas de letra. E nas condições mais graves, comportamentos depressivos e bipolares devem ser um alerta também.

 

Existe um jeito certo de abordar um colaborador com dificuldades?

É importante lembrar que para reconhecer os sintomas de problemas com saúde mental no trabalho é preciso estabelecer um antes e depois. Como o profissional agia e como ele age agora é que pode dizer se algo está errado.

Mas lembre-se: abordar o assunto com perguntas diretas e que deveriam ser feitas por um profissional da área não é a melhor escolha. A melhor estratégia é perguntar como o colaborador se sente nos últimos tempos e se está tudo bem.

Se houve queda de produtividade, perguntar se há alguma dificuldade para cumprir as tarefas pode ser o gatilho para o colaborador compartilhar o que tem acontecido. Deixe claro que a empresa o apoia e faça-o saber que terá a ajuda profissional necessária.

Prepare-se para ouvir e para não julgar a “fraqueza” do outro. Saúde mental deve ser levada tão a sério quanto a saúde física dos colaboradores.

 

Saiba como a tecnologia ajuda a promover a saúde mental no trabalho

Muitas empresas ainda falham em promover a conscientização sobre saúde mental no trabalho. Mas com uma solução especializada em Gestão de Pessoas, essa missão se torna mais simples.

Com ela, você dispõe de um canal de comunicação oficial, com o qual pode divulgar informações e chamar a atenção sobre o tema, além de esclarecer como a empresa dá suporte aos colaboradores com dificuldades. É importante deixar claro que a ajuda estará disponível.

Além disso, desenvolvida para engajar os colaboradores, uma solução assim incentiva as pessoas a compartilhar, de maneira rápida, seu humor do dia. Dessa maneira, se houver colaboradores recorrentemente cansados, irritados ou sentindo-se doentes, a ferramenta notifica o RH, que pode oferecer a ajuda necessária ao colaborador.

Que tal conhecer a solução que tem transformado o dia a dia da Gestão de Pessoas das melhores empresas? Conheça o VIASOFT TALENTRH.

Ou se preferir, um de nossos especialistas pode entrar em contato. Ligamos para você.

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

saúde mental no trabalho

Saúde mental no trabalho: comportamentos e atitudes que merecem sua atenção

Você não precisa ser um especialista em saúde mental no trabalho para fazer a diferença na vida de alguém. Grandes resultados começam com atitudes simples.   Tão...

Continue Lendo
estilo de vida

Mudança no estilo de vida do consumidor afeta supermercados tradicionais

O modo de viver do consumidor está mudando e o segmento supermercadista é um dos maiores afetados. Para manter o lugar no mercado, os supermercados devem encontrar...

Continue Lendo
produtividade

Intensificar carga operacional não é melhor opção para elevar produtividade

Os operários tendem a levar com a pior quando as empresas de manufatura procuram meios para aumentar a produtividade. Para otimizar recursos em prol do aumento de...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.