Treinamentos que não dão certo têm mais a ver com erros de gestão do que com uma equipe que não aprende.

 

As empresas mais competitivas já descobriram o valor do aprendizado para impulsionar as equipes e gerar melhores resultados. Isso porque entendem que não investir em treinamentos só gera uma empresa sem visibilidade e com pouca relevância no mercado.

____________________________________________________________

treinamentos

Conheça o VIASOFT TALENTRH: a solução que otimiza a Gestão de Pessoas e potencializa sua equipe.

__________________________________________________________

E isso não cabe somente a empresas com 200 colaboradores ou mais; capacitação e competência são requisitos básicos para QUALQUER porte de negócio.

O problema é que nem sempre os treinamentos saem como planejado e às vezes parece ser um “desperdício” de tempo e dinheiro, porque não geram nenhuma mudança nem o crescimento que você esperava.

Mas cuidado: alguns detalhes podem estar atrapalhando, e muito, na hora de verificar os resultados obtidos. Por isso saiba o quanto antes quais são esses detalhes e mude o cenário na sua empresa:

 

1 Os treinamentos não estão de acordo com as necessidades dos colaboradores

Treinar pessoas nunca deve ser uma decisão baseada no “eu acho que a equipe precisa disso”.

O aprendizado deve estar relacionado com as necessidades reais dos colaboradores e de acordo com suas tarefas diárias. Promover treinamentos somente para cumprir protocolos, sem que o conteúdo seja, de fato, útil às pessoas, não acrescenta em nada. Pelo contrário, torna-se apenas desperdício de tempo e de dinheiro. E vamos combinar que ninguém pode esbanjar nenhum dos dois, não é?

Se não quiser fracassar nessa estratégia, é melhor analisar quais são as dificuldades dos times, antes de despejar um conteúdo.

 

2 Os gestores “abandonam” o pós-treinamentos e não fazem nada para medir os resultados

Investir no aprendizado dos colaboradores é uma jornada que não acaba quando terminam as aulas ou palestras. Ela deve continuar com a medição dos resultados alcançados.

Segundo a normativa da ISO 10015, a finalidade de avaliar os treinamentos é a de confirmar que tanto os objetivos da organização quanto os do treinamento foram alcançados, o que significa se ele foi eficaz ou não.

Empresas que não avaliam esses resultados perdem muito dinheiro por não saber quando uma estratégia deu certo ou precisa mudar.

Além disso, avaliar os treinamentos é crucial, pois gera maior aproveitamento dos colaboradores – que se tornam mais dedicados quando sabem que serão avaliados no final. Além de conhecimento do retorno financeiro sobre o investimento feito.

 

Fique ligado, porque a tecnologia pode trabalhar a seu favor!

Planejar, executar e avaliar os treinamentos com ajuda de planilhas manuais além de ser trabalho não tem segurança nenhuma.

Mas com uma solução tecnológica especializada em Gestão de Pessoas é possível automatizar essa tarefa, sem perder a qualidade dos resultados.

Com uma solução assim, além de planejar os treinamentos, é possível criar as turmas de participantes, acompanhar o progresso do curso e monitorar a presença de cada um em tempo real, diminuindo os erros dos trabalhos manuais.

Além disso, com as exigências das certificações ISO (como a 9000 e a 9001) é possível garantir a segurança na gestão dos documentos dos treinamentos, o que facilita muito quando surgir uma eventual auditoria.

O que está esperando para conhecer a solução que está transformando a Gestão de Pessoas das melhores empresas? Conheça o VIASOFT TALENTRH.

Ou se preferir, ligamos para você.

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Construção sustentável: A preocupação também é sua!

O Brasil já está entre os líderes do mercado de construção sustentável. Também  é um dos setores que mais causam impacto no meio ambiente, aproximadamente 35% de todos...

Continue Lendo
Software de gestão

Configure a realidade do seu supermercado com um software de gestão

Em qualquer empresa, o gestor vive de acompanhar indicadores. Indicadores comerciais, financeiros, operacionais… a gama é extensa, por isso ter um software de gestão...

Continue Lendo

Plano de desenvolvimento individual: o que a empresa está perdendo sem ele

Um plano de desenvolvimento individual não traz crescimento só ao colaborador, mas à empresa também.   As empresas mais inteligentes do mercado já investem em plano de...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.












Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.