Para muitos, reconhecimento no trabalho importa mais do que salário - VIASOFT

O reconhecimento no trabalho é a energia vital dos colaboradores para continuar em frente

 

Uma pesquisa recente da Gallup indicou que, no período de uma semana, apenas 1 em 3 colaboradores recebe algum tipo de reconhecimento no trabalho. E aqui está o perigo: colaboradores que não se sentem valorizados estão duas vezes mais inclinados a pedir demissão no próximo ano.


reconhecimento no trabalho

Descubra como a solução certa potencializa sua Gestão de Pessoas. Conheça o VIASOFT TALENTRH.


Numa entrevista recente sobre o assunto, o filósofo Mario Sergio Cortella disse que “Empresa inteligente faz isso, promove momentos de reconhecimento para que as pessoas […] entendam que as empresas se interessam por elas e não somente as usam”.

Isso porque reconhecimento no trabalho é a energia vital para continuar em frente e tem o poder de ultrapassar a ideia de somente cumprir tarefas. Ele conecta as pessoas à empresa com um vínculo maior do que um salário no final do mês.

A premissa é simples: pessoas que são cuidadas por uma organização também vão querer cuidar dela.

Mas como praticar o reconhecimento no trabalho? Nem sempre ele precisa ser financeiro e pequenas ações incorporadas à rotina podem fazer uma grande diferença:

 

Verbalize o reconhecimento no trabalho, não apenas pense nele

Saber que você fez um bom trabalho é ótimo, mas ouvir isso do seu gestor ou do presidente da empresa é melhor ainda.

Se alguém na sua equipe se saiu bem, não espere ele ir até você e perguntar. A proatividade também precisa partir da liderança e tomar a frente para dar um elogio é crucial.

É preciso lembrar que muitas pessoas são “movidas a feedback” e toda vez que você faz isso por elas, as está ajudando a ter um desempenho melhor.

Ouvir alguma coisa somente quando um erro foi cometido é desanimador, além de indício de uma liderança tóxica. Por isso, sempre que houver chances de parabenizar alguém por um bom trabalho, não economize palavras.

 

Encoraje o reconhecimento no trabalho entre colegas

O “espírito de equipe” precisa existir nesse contexto também. Trabalhar juntos para cumprir prazos é o mínimo. Mas desenvolver apreciação pelo colega gera humildade para aprender e ensinar uns aos outros.

Além disso, incentivar a equipe a praticar o reconhecimento no trabalho entre colegas diminui muito os atritos e desentendimentos por diferenças de personalidade. Isso porque criar um ambiente em que cada um é aceito com suas particularidades é valorizar a diversidade, inclusão e respeito profissional.

Não hesite em envolver sua equipe nesse processo!

 

Pequenas ações têm um grande impacto

Muitos gestores esquecem do poder de um “muito obrigado”. Mas se soubessem o impacto que esse tipo de reconhecimento no trabalho tem, fariam diferente.

Mas não é só isso: a sinceridade também precisa existir, porque reconhecimento da boca para fora é pior do que valorização nenhuma. Seja autêntico: o que quer que faça para valorizar seus colaboradores, garanta que seja verdadeiro.

 

Não esqueça de inovar

O segredo do sucesso de todo negócio é este: acreditar e investir no capital humano. E mais do que automatizar processos, uma tecnologia especializada em Gestão de Pessoas potencializa resultados enquanto te ajuda a promover as melhores práticas de gestão na sua empresa.

O que acha de conhecer a solução que tem se destacado nas melhores empresas? Saiba mais sobre o VIASOFT TALENTRH.

Ou se preferir, um de nossos especialistas pode entrar em contato: ligamos para você.

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Acesse o conteúdo orientativo da Receita para a DCTFWeb

A Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos é o substituto da GFIP, sem ela é impossível gerar o DARF ou...

Continue Lendo
saúde mental

Saúde mental: apenas 18% das empresas se importam com isso

Segundo uma pesquisa da Isma-BR (representante local da International Stress Management Association), nove em cada dez brasileiros no mercado de trabalho apresentam...

Continue Lendo
data analytics

Data analytics para sua loja física: fundamental e fácil de aplicar

Até bem pouco tempo atrás, taxa de conversão e data analytics eram temas restritos a estratégias de marketing digital. Entretanto, com a evolução da IoT (Inteligência...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.