O financeiro e as vendas são departamentos que estão intrinsecamente ligados dentro de uma empresa do setor industrial por um fator que, na maioria das vezes, é bem complexo: o orçamento.

É complexo, mas tem como ser feito sempre do jeito certo e de forma simples.

A gestão financeira e o departamento de vendas trabalham juntas pelo orçamento para garantir o sucesso dos planejamentos estratégicos e táticos das empresas. São duas áreas que tem objetivos comuns e funções com propósitos que pousam sobre os mesmos elementos de uma empresa, mas quando falta harmonia nessa relação o cenário pode se tornar catastrófico.

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O setor financeiro da empresa é o grande responsável por cuidar de todo o capital: a força motriz do negócio. O orçamento, por sua vez, é o planejamento por meio do qual a empresa centra as suas estratégias na elevação desse capital, o que se concretiza no departamento de vendas.

Para o bom desenvolvimento nesse âmbito, a empresa deve focar nas finanças: os investimentos e despesas da empresa, procurando gerar a partir disso o máximo de lucro. Estratégias que se formam no orçamento.

 

O orçamento é a ponte entre o financeiro e o departamento de vendas.

 

Portanto, na missão de fazer o capital da empresa crescer, é necessário elaborar um orçamento realista, para que as estratégias não desmoronem na hora de colocar os planos em prática. Isso depende, estritamente, do controle que o financeiro exerce sobre o negócio, que só é possível com os registros devidamente efetuados de todas as transações da empresa: todos os procedimentos gerenciais que incluem os recursos financeiros como os empréstimos contraídos e os lucros gerados.

O principal objetivo, tanto do financeiro quanto do departamento de vendas é tornar a empresa sustentável financeiramente, o que só é realizável mediante os planos de ação adotados a partir de um orçamento bem estruturado.

É crucial para o negócio, compreender que não adianta ter uma equipe de vendas altamente competente, se o orçamento da empresa não é elaborado sobre dados reais, expectativas realistas e noção de investimento. É por isso que as vendas só fazem verdadeiro sucesso se andarem junto a uma equipe financeira eficiente em cuidar da administração das contas a pagar, seja as despesas fixas ou temporárias, das contas a receber, do fluxo de caixa e do saldo final.

 

Integração entre o financeiro e as vendas

 

O bom preço que seus vendedores oferecem para o cliente, é aquele que não se altera desde a proposta comercial até a entrega do produto, e isso é plenamente possível, mas somente com um orçamento justo, gerado a partir das competências de quem cuida de todas as finanças.

O sucesso da sua empresa depende fundamentalmente dessa integração. Então, que tal começar a cuidar melhor disso?

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