O jeito certo de promover desenvolvimento de carreira na sua empresa - VIASOFT

Profissionais com oportunidade de desenvolvimento de carreira podem ser até 50% mais produtivos.

 

Implementar desenvolvimento de carreira na sua empresa não significa satisfazer somente aos desejos dos colaboradores, com o objetivo de “segurar eles na empresa”. Desenvolvê-los significa traçar um plano de crescimento que contemple as demandas do profissional e também do negócio. Afinal, ambos precisam se manter competitivos e só podem alcançar isso juntos, não é?

____________________________________________________________

desenvolvimento de carreira

Potencialize o desenvolvimento da sua equipe com a solução certa: conheça o VIASOFT TALENTRH.

____________________________________________________________

E sabendo das inúmeras mudanças de mercado que ainda virão, grandes profissionais planejam uma carreira para suas vidas, não somente um trabalho para ir todos os dias e “sobreviver”. O que essas pessoas esperam é poder desenvolver cada vez mais suas habilidades e permanecer relevantes e empregáveis a longo prazo.

Mas além disso, promover desenvolvimento de carreira traz alguns benefícios imediatos para a empresa: segundo um estudo da Right Management, colaboradores que têm oportunidades de crescimento no emprego atual podem ser até 50% mais produtivos, já que empresa demonstra acreditar no seu potencial.

E qual é o jeito certo de promover desenvolvimento de carreira na empresa?

 

1 Conscientize a liderança

É mais comum do que você pensa: muitos líderes têm medo de perder seu posto para algum liderado e por isso evitam ajudar sua equipe a crescer.

E outros escolhem não desenvolver os colaboradores por acreditar que eles já estão se virando sozinhos, com a mesma determinação que fez esses gestores chegarem a um cargo de supervisão.

Mas o que esquecem é que profissionais que não estão em desenvolvimento de carreira constante ficam estagnados. E estagnação é, na verdade,  retrocesso, tanto para os colaboradores, quanto para empresa, que deixa de evoluir porque tem um time ultrapassado.

 

2 Atraia e retenha talentos de valor

Parece óbvio ter que lembrar disso, mas é necessário: se sua empresa estiver disposta a promover o desenvolvimento de carreira das pessoas, mas elas não estiverem tão interessadas assim em crescer, todos os esforços serão o mesmo que jogar tempo e dinheiro no lixo.

Por isso, contratar pessoas que estarão na empresa apenas para “tapar buraco” com qualquer emprego pode ser arriscado. É indispensável que os colaboradores tenham valores semelhantes aos da cultura da empresa, e isso não vale apenas para comportamentos do dia a dia. Isso também vale para a determinação em aprender e crescer constantemente.

Lembre-se: profissionais que se desenvolvem ajudam a empresa com inovação e evolução.

 

3 Se for preciso, reposicione um colaborador

Nem sempre o desenvolvimento de carreira vem acompanhado de uma promoção a um cargo de liderança. Quem sabe se o melhor colaborador da sua equipe não seria melhor ainda em outra função?

Uma pesquisa da Right Management apontou que 1 em cada 5 profissionais está no cargo errado, o que o impede de alcançar seu potencial máximo no trabalho. Mas o cargo errado não significa que ele esteja na empresa errada.

Explorar a capacidade de alguém, na posição certa, pode gerar resultados melhores do que simplesmente bater uma meta no fim do mês.

 

4 Fomente o desenvolvimento de carreira dos gestores e líderes também

Até mesmo nas maiores empresas existe a ideia equivocada de que se alguém é líder, já cresceu e aprendeu tudo o que precisava.

Mas a realidade é bem diferente. Na verdade, em estudo recente, a LinkedIn Learning identificou que 36% das pessoas deixam o emprego por atitudes dos supervisores diretos. E se um líder não é capacitado para liderar com eficiência, o que ele está fazendo na empresa?

Além de habilidades e conhecimento técnico, pessoas em cargo de gestão precisam saber como conduzir seu time. Você não vai querer lidar com os estragos que um péssimo líder pode causar.

 

5 Trabalhe em parceria com a tecnologia

Implementar desenvolvimento de carreira na empresa não é algo que acontece do dia para a noite. Mas é uma tarefa que pode ser otimizada e ainda atingir grandes resultados.

Com o auxílio de uma solução tecnológica especializada em Gestão de Pessoas, você conquista agilidade e evolução para promover planos de desenvolvimento individual aos colaboradores.

Com base nas dificuldades apontadas pela avaliação de desempenho, uma solução assim sugere ações para o plano e possibilita feedbacks frequentes sobre o andamento delas, em tempo real.

Além disso, toda a trajetória profissional do colaborador permanece registrada, agilizando a tomada de decisão para possível promoção ou aumento de salário.

A solução que possibilita tudo isso se destaca na Gestão de Pessoas das melhores empresas. Você prefere que seja na sua empresa ou no seu concorrente? Conheça o VIASOFT TALENTRH.

Ou se preferir, um de nossos especialistas pode entrar em contato. Ligamos para você.

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Acesse o conteúdo orientativo da Receita para a DCTFWeb

A Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos é o substituto da GFIP, sem ela é impossível gerar o DARF ou...

Continue Lendo
saúde mental

Saúde mental: apenas 18% das empresas se importam com isso

Segundo uma pesquisa da Isma-BR (representante local da International Stress Management Association), nove em cada dez brasileiros no mercado de trabalho apresentam...

Continue Lendo
data analytics

Data analytics para sua loja física: fundamental e fácil de aplicar

Até bem pouco tempo atrás, taxa de conversão e data analytics eram temas restritos a estratégias de marketing digital. Entretanto, com a evolução da IoT (Inteligência...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.