O tempo quente e a estiagem prolongada estão atingindo em cheio as lavouras na produção de  soja. O tapete verde no campo ganhou um novo tom, o amarelado nas folhas, sinal que a planta sofre com a falta de chuva. Nessa época é a fase de formação dos grãos, porém, é necessário umidade para isso. A falta de água prejudica o grão em desenvolvimento.

Dias muito quentes e com pouca chuva são péssimos para a agricultura. Algumas culturas até que aguentam um período longo sem água, mas as lavouras de produção de soja precisam de muita chuva e já há previsão de quebra de safra.

Como controlar o tempo na produção de soja?

O período de chuvas tão esperado decepcionou. E essa estiagem coloca em alerta os agricultores de algumas regiões, principalmente nas lavouras em que a  produção de soja está em fase de preenchimento de grão. Como por exemplo no Paraná, segundo maior na produção de soja do Brasil, porém, o problema não fica restrito apenas ao calor, o estado também abre a temporada de incerteza sobre a safra, o que afeta diretamente a economia brasileira.

A colheita precoce já foi iniciada em algumas regiões do país como era esperado, a nova temporada foi antecipada em cerca de 30 dias, porém, sob as mesmas estimativas. Segundo o que acreditam analistas, consultores e produtores brasileiros, apesar da estiagem prolongada, a expectativa é manter uma superprodução. De acordo com o departamento de economia rural, a safra de soja tem expectativa de alcançar 19,6 milhões de toneladas, 3% a mais que a safra anterior.

________________________________________

Conheça a VIASOFT AGROTITAN. A ferramenta completa com  soluções inovadoras.

______________________________________________

O preço da saca também ajudou, que custa em média R$ 71,00, o valor agrada o produtor já que teve um crescimento de 20% comparado ao ano passado, contudo, o que não agrada em nada é a situação no campo. E para mudar esse cenário, o céu que está limpo vai ter que ficar carregado de chuva.

Em 2018, o agronegócio apresentou números positivos, e a previsão de avanço para o próximo ano é de 5%. O que resta agora é esperar pela chuva.

Nesse cenário, uma coisa é certa: ninguém tem o controle sobre o clima. Porém, alguns avanços tecnológicos já existem para facilitar a vida do produtor que acaba virando refém de São Pedro. Através de um sistema de gestão especializado no agronegócio é possível provisionar todo o processo da safra, inclusive, levando em consideração as condições climáticas.

O VIASOFT AGROTITAN é um grande aliado na gestão de safra  pois conta com módulos essenciais para auxiliar na previsão do tempo e avaliação de riscos,  por isso,  torna-se indispensável às empresas que buscam aprimorar os processos operacionais e fortalecer o posicionamento estratégico no mercado.

Quer saber mais?  Fique à vontade para enviar sugestões de pauta e escreveremos sobre elas em nosso blog.

Conheça a VIASOFT AGROTITAN

Ou, se preferir, ligamos para você!

 

 

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Tecnologia

30 anos da World Wide Web: tecnologia super popular está de aniversário

Quem fez alguma busca no Google hoje viu que há um dos seus doodles comemorativos lá, bastante especial para o mundo da tecnologia: uma homenagem aos 30 anos do WWW:...

Continue Lendo
Construir uma marca forte

Como construir uma marca forte para sua loja (não importa o tamanho)

 É possível construir uma marca forte para todo tamanho de negócio.  Qualquer empresa pode aprender muito sobre isso com marcas como Coca-Cola e Burger King, mesmo...

Continue Lendo
Inovação

Open Innovation: por que as empresas devem adotar essa técnica de inovação?

Inovação é um ponto crítico para as indústrias. Já considerou utilizar o método de Open Innovation na sua empresa? Veja o que levar em conta. Se você analisar, vai ver...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.