A diferença é que  o consumidor  usufrui do produto, não necessariamente aquela que decide a compra. O Shopper é a pessoa que decide no ponto de venda e é por isso que as pesquisas em sites são feitos quase sempre etnograficamente. Falando em segmentação, pode-se segmentar do ponto de vista demográfico, por classes que é algo convencional, mas além disso é tão importante quanto segmentar o Shopper no sentido comportamental.

Existem vários perfis, isso é, a maneira como a pessoa se comunica com a marca, com a loja como ela procura a compra. Há categorias em que ele  é mais objetivo, racional, outras ele é mais hedonista, se preocupa com o seu prazer, outras ainda, mais preocupados com status e poder.

Há uma transformação do varejo físico para o varejo digital, as gerações X, Y são gerações digitais e a Alpha vai ser muito mais. Obviamente isso está impactando o varejo que se torna cada dia mais Omnichanel.

Várias pesquisas mostram a redução de fluxo de pessoas em loja, isso não significa necessariamente diminuição de compra, significa apenas, que as pessoas estão primeiro consultando online os produtos, seus desejos, as lojas e depois elas vão muito mais focadas no ponto de venda.De fato, é um caminho digital sem volta para todo o varejo.

Para identificar o perfil desse cliente, o perfil do varejo, do shopping é muito importante que se faça estudos em relação a esse perfil. A base de todo estudo do Shopper é a base sensitiva, você vê uma marca na TV, no anuncio do jornal, mas  pode chegar numa loja e mudar completamente a percepção dessa marca e comprar outro produto. Isso quer dizer que você não vai agir só na mente, mas também na sensibilidade do cliente, seja com o perfume da marca, seja a forma como ela está exposta ou a maneira como ela cria experiencia da loja. Portanto, ela tem o momento da verdade no ponto de venda, a sua marca vai ser outra no ponto de venda.

________________________________________

VIASOFT CONSTRUSHOW a escolha inteligente para empresas que querem evoluir

____________________________________________

Qual a melhor forma de aproximar o Shopper da sua loja?

Algumas coisas são muito importantes, muitas vezes um arquiteto faz um projeto e ele não vai ter consciência dessa reação do publico a essa loja. O sucesso do lojista depende muito do foco, ele tem que focar em um conceito, num tipo de consumidor, seja idade, comportamento, não da para agradar todo mundo a todo momento e muitas vezes o varejista não conhece o seu cliente, ele só imagina o que o seu cliente deseja e na verdade é muito importante que o varejo se aproxime desse cliente de uma forma real, que ele não fique preço a paradigmas interiores e que ele realmente ouse mudar e ouse alcançar aquilo que as pessoas desejam.

A tecnologia pode ajudar nessa aproximação com o CRM, um módulo que controla e otimiza os processos de cadastro e histórico de compra do cliente, tornando a relação loja x shopper mais próxima e real. Conheça o VIASOFT CONSTRUSHOW, uma ferramenta completa que permite o controle de todos os movimentos  do CRM, financeiros e administrativos da sua empresa.

Quer saber mais sobre CRM ou algum outro assunto?  Fique à vontade para enviar sugestões de pauta e escreveremos sobre elas em nosso blog.

Se preferir, um de nossos especialistas pode entrar em contato.

Ligamos para você.

 

 

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

wms

Por que investir num sistema WMS?

Uma das formas de se obter diferencial competitivo num mercado atualmente tão acirrado é investir e otimizar os aspectos logísticos da empresa e isso é totalmente...

Continue Lendo
Gestão de estoque

Gestão de estoque ruim espreme margem de lucro de centrais de compras

Para centrais de compras, eficiência em gestão de estoque é essencial. No varejo de alimentos, as centrais de compras têm reagido melhor ao momento econômico, mas o...

Continue Lendo
Como calcular o preço de um produto

Como calcular o preço de um produto na sua indústria?

O lucro – ou razão de existir de uma empresa – depende dos orçamentos e, isso é o que determina como calcular o preço de um produto. Nas indústrias, a precificação de...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.












Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.