Mudança no estilo de vida do consumidor afeta supermercados tradicionais - VIASOFT

O modo de viver do consumidor está mudando e o segmento supermercadista é um dos maiores afetados.

Para manter o lugar no mercado, os supermercados devem encontrar maneiras de se inserir no estilo de vida que o consumidor tem buscado assumir atualmente.

Os grandes especialistas em varejo do Brasil iniciaram essa semana com advertências ao varejo físico, e entre elas, uma frase que chamou atenção: “o varejo físico continua e continuará se expandindo e evoluindo, apesar das nuvens no horizonte”.

Essas nuvens não são apenas aquilo que fecha o tempo e traz clima ruim para o varejo físico, isto é, a afirmação não se limita a uma figuração para o período de renovação, mas fala diretamente da tendência em todo tipo de negócio em evoluir para as tecnologias in-cloud, onde tudo acontece online, sobretudo, as rotinas de compra e venda de diversos tipos de produtos.

A migração para a nuvem é sim, uma das principais responsáveis pela mudança no estilo de vida dos consumidores.

Essa mudança já afetou a eventual ‘ida ao supermercado’ dos consumidores. E todo dono de supermercado deve saber que o mais importante é saber como reagir a isso de modo inteligente.

___________________________________________________________________

estilo de vida

Conheça agora a solução ágil dos supermercados inteligentes.

___________________________________________________________________

Ninguém tem dúvida que o modo de fazer compras em ambiente físico está passando por uma revisão completa. Nos Estados Unidos a fase tem sido apelidada de “Retail Apocalypse” ou Apocalipse do Varejo, e é bem fácil compreender o assombro, porque lá eles têm mais medo de uma crise crescente, já que a Amazon expande monstruosamente a cada dia e, mais de doze mil lojas físicas americanas tiveram que ser fechadas em 2018.

 

O que mudou o estilo de vida do consumidor para reduzir a procura por lojas físicas?

 

As principais causas dessa turbulência do varejo físico, que se expande a todos os tipos de comércio, podem ser encontrados no crescimento do e-commerce, na redução drástica de margens de rentabilidade em função do acirramento na concorrência, no endividamento das várias redes de varejo que procuram por inovação, nas novas atitudes de consumo dos Millenials, e no excesso de novos pontos de venda que acabam por elevar o índice de oferta muito acima do índice de demanda.

Apesar de todos esses fatores de mudança, ainda não há razão para os supermercados inteligentes assumirem prognósticos pessimistas, afinal quem for inteligente vai ser capaz de se inserir de forma vincada no estilo de vida das pessoas que alteraram muito ou pouco suas rotinas de consumo em função de qualquer um desses fatores de influência da atualidade.

 

Qual a atitude dos supermercados inteligentes para manterem todos os seus pontos de venda ativos nesse período de tantas mudanças?

 

O primeiro passo é simplesmente aceitar a mudança: entender os novos hábitos de consumo desse novo estilo de vida. O segundo é tentar acompanhar esses hábitos compreendendo que em tempos de ‘migração para a nuvem’ tudo flui muito mais rápido, e que costumes e rotinas nesse fluxo vêm e vão.

Para se programar com agilidade para novas rotinas, e igualmente ter a capacidade de se reprogramar para mudança de planos, estratégias, ou simplesmente a promoção do dia, a primeira coisa que você precisa é de uma gestão ágil e capaz de operar alterações sem falhas.

Isso é exatamente o que você consegue com um sistema de gestão que é especializado no setor supermercadista e preparado para todo tipo de mudança que pode ocorrer na rotina desse tipo de varejo.

 

Continue acompanhando nossas postagens, em breve, a gente vai trazer mais dicas de como os supermercados devem acompanhar as mudanças no estilo de vida do consumidor e também trazer inovação mesmo nos pontos de venda físicos.

 

Aproveite para conhecer melhor a solução: acesse o site do VIASOFT VIASUPER.

Se preferir, fale com um dos nossos especialistas, solicitando nosso ligamos para você.

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Acesse o conteúdo orientativo da Receita para a DCTFWeb

A Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos é o substituto da GFIP, sem ela é impossível gerar o DARF ou...

Continue Lendo
saúde mental

Saúde mental: apenas 18% das empresas se importam com isso

Segundo uma pesquisa da Isma-BR (representante local da International Stress Management Association), nove em cada dez brasileiros no mercado de trabalho apresentam...

Continue Lendo
data analytics

Data analytics para sua loja física: fundamental e fácil de aplicar

Até bem pouco tempo atrás, taxa de conversão e data analytics eram temas restritos a estratégias de marketing digital. Entretanto, com a evolução da IoT (Inteligência...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.