A importância da integração de marketplaces e plataformas de e-commerce

Descubra com este artigo, o porquê da integração entre marketplace e plataformas de e-commerce ser algo tão importante.

Depois que a internet entrou no jogo, o modo como as pessoas fazem as coisas mudou completamente: pesquisas deixaram de ser feitas em livros, pessoas começaram a se comunicar à distância através de redes sociais e não mais apenas por telefone.

Uma das maiores transformações foi na maneira de consumir: as pessoas começaram a realizar compras pela internet.

Essa e todas as outras mudanças ocorridas a partir dela, mudaram completamente o modo como as marcas se comunicam com as pessoas, como vendem e também como gerenciam toda a logística por trás disso.

As vendas on-line costumam ser feitas, em sua maioria, de duas formas: através de marketplace ou plataformas de e-commerce.

Soluções empresariais como sistemas de gestão, surgiram para auxiliar gestores e sua equipe a organizarem e garantirem que a empresa alcance bons resultados.

Hoje, vamos abordar esse assunto, dar dicas de como realizar uma gestão efetiva e destacar por que a integração entre marketplace e plataformas de e-commerce é algo tão importante.

O primeiro passo é compreender a diferença entre marketplace e e-commerce. Confira:

Marketplace on-line

Por definição, marketplace é um local com grande transição de visitantes e que conta com diversas lojas e marcas. Isso significa que shoppings e galerias, por exemplo, são marketplaces.

Essa mesma ideia é aplicada em grandes sites, como o Mercado Livre. Neste tipo de site, muitas lojas e marcas vendem seus produtos e o número de acessos – visitas – é grande. Ou seja, o Mercado Livre, assim como tantos outros sites, é considerado um marketplace on-line.

A grande vantagem disso para empresas é a garantia de visibilidade através da grande quantidade de tráfego e da segurança no processo de venda.

Pelo viés do usuário, um Marketplace on-line apresenta uma série de produtos que pode ser encontrada em poucos cliques, o facilita a busca do cliente.

Quando sua marca faz parte dessa busca, encontrar seus produtos se torna mais fácil, o que é de extrema importância em um meio tão amplo quanto a internet. Dessa maneira você ganha visibilidades e entra em contato direto com o seu público.

E-commerce

O e-commerce é um site voltado especialmente para a venda on-line de apenas uma empresa. Ou seja, um local onde se encontram produtos e informações a respeito de uma marca específica.

Ao optar por ter um e-commerce próprio, o gestor tem uma série de fatores para analisar, como o desenvolvimento do site, as regras do negócio, a gestão do frete e estoque, a realização de investimentos com marketing e diversas outras necessidades.

Vale destacar que ambas as opções possuem suas vantagens e, por isso, é indicado avaliar se vale a pena contar com ambas ou se apenas uma irá suprir as suas demandas.

A importância da integração de marketplaces e plataformas de e-commerce

Agora que você conhece a diferença entre ambos, entenda por que a integração do marketplace e do e-commerce pode ser tão benéfica para as vendas da sua empresa:

1. Menos preocupações com a infraestrutura do site

Quando se decide realizar a venda de produtos on-line, algumas dúvidas surgem em relação à plataforma, usabilidade, pagamento on-line e logística no e-commerce.

Você, gestor, já se perguntou como resolver alguma dessas questões? Bem, a resposta está na integração do e-commerce com marketplaces.

O lado bom de fazer uma integração com marketplaces é que você não precisa se dirigir a uma série de sistemas diferentes para administrar as vendas. Isso também significa que o gestor não precisa se preocupar em desenvolver toda a logística, uma vez que o marketplace on-line já possui toda a estrutura pronta.

2. Pode ajudar no SEO do seu e-commerce

A integração com marketplaces também irá proporcionar mais visibilidade para sua marca no universo on-line e, portanto, para o seu e-commerce.

Uma vez que sua empresa aumenta a visibilidade da sua loja on-line, abre-se a possibilidade da procura pela sua marca crescer também. Dessa maneira, sua marca ganha relevância em plataformas de busca, como o Google.

Isso significa um ganho em SEO, uma oportunidade para estruturar a jornada de compra do seu cliente e ganho de autoridade da marca no universo on-line. O resultado disso? Um aumento no número de vendas nas plataformas digitais!

3. Facilidade na gestão de vendas on-line

Uma coisa é fato: as vendas on-line geram muitos dados hora após hora. O que significa que sem uma boa organização e uma logística eficiente, tudo pode virar uma grande bagunça.

E é por esse motivo que a integração é uma boa opção. Com ela, gestores podem acompanhar todo o processo, encontrar gargalos nas etapas e resolver tudo de forma rápida.

Além do mais, a análise dos resultados se torna muito mais fácil, pois tudo pode ser acessado em apenas um sistema, de maneira simples e prática.

Por que o seu Home Center deve contar com o VIASOFT CONSTRUSHOW?

O ERP VIASOFT CONSTRUSHOW possui integração com três plataformas de e-commerce do mercado: VTEX, Magento e Idealize. Todas essas plataformas estão integradas a marketplaces.

Isso significa que independente da plataforma escolhida para gerenciar as vendas on-line, o gestor pode acompanhar e realizar tudo diretamente do sistema.

Dentro do ERP é possível fazer a gestão completa, decidindo quais produtos serão vendidos no seu e-commerce, a política de preços e com integração em tempo real de todos os pedidos feitos.

Além disso também é possível instituir qual o estoque disponível e o estoque de segurança.

Essa integração apresenta os seguintes itens:

  • Cadastro de produtos;
  • Saldos de estoque;
  • Preços de produtos;
  • Imagens;
  • Cadastro de clientes;
  • Pedidos realizados.

De maneira prática, o gestor não precisa se preocupar com um estoque para sua loja de home center física um para a on-line, é tudo integrado. Isso gera menores custos e maior facilidade para a gestão de todos os processos de venda.

Ou seja, se um produto que está em sua loja física for vendido pela internet, o sistema dá baixa automaticamente no estoque.

Dentro de um só sistema é possível realizar e gerir todo o processo relativo ao estoque de sua loja física e on-line.

O sistema apresenta a venda realizada com as informações do produto vendido, do cliente que realizou a compra, da validação do pagamento para o faturamento e por consequência, do envio das mercadorias.

Já para as vendas com marketplaces on-line, o VIASOFT CONSTRUSHOW possui integração com a Anymarket. Assim, a integração com os maiores marketplaces e e-commerces do mercado pode ser feita diretamente do sistema, ampliando as oportunidades de venda.

Quando seus produtos podem ser encontrados em diversos marketplaces diferentes, fica difícil lidar com todas a políticas diferentes de cada uma destas plataformas. Entretanto, o sistema faz tudo automaticamente, deixando para o gestor responsável pelo estoque apenas a verificação das transações e processos.

Com a Anymarket sendo a centralizadora de operações, é possível visualizar em um só canal as seguintes informações:

  • Pedidos;
  • Mensagens de SAC;
  • Estoque em tempo real;
  • Regras de frete de cada marketplace;
  • Políticas de preços para cada marketplace;
  • Anúncios de sua marca em cada marketplace.

Essa integração é essencial para evitar que erros sejam cometidos, evitar o retrabalho e, por fim, manter a eficiência de suas operações de gestão de estoque.

Esse tipo de organização e profissionalismo é percebida pelos clientes, o que ajuda a melhorar a imagem e a experiência de seus clientes com a sua marca.

Aproveite essas vantagens e conheça todas as outras integrações que o VIASOFT CONSTRUSHOW oferece para a alta performance nos processos de sua empresa.

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