Mapa de calor mostra o que deve ser prioridade na sua loja

A tecnologia do mapa de calor para lojas físicas veio para derrubar as dúvidas que geralmente surgem na hora de reformular espaços da loja e otimizar ambientes para tornar a jornada do cliente mais atraente e com maiores chances de conversão. Otimizar espaços e colocar pontos de atração dentro de uma loja, até então, era […]

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A tecnologia do mapa de calor para lojas físicas veio para derrubar as dúvidas que geralmente surgem na hora de reformular espaços da loja e otimizar ambientes para tornar a jornada do cliente mais atraente e com maiores chances de conversão.

Otimizar espaços e colocar pontos de atração dentro de uma loja, até então, era uma ação realizada pela intuição do varejista. Tipo de organização feita sob especulação. Mas com a instalação de um mapa de calor, os lojistas podem descobrir o que atrai seus clientes e como se comportam dentro da loja com base em dados concretos, objetivos, confiáveis e de fácil visualização.

Solução da Viasoft para reconhecimento de imagem e IoT, Vision, tem mapa de calor como uma de suas ferramentas para medir o desempenho de lojas físicas. Clique para saber mais. 

Esta ferramenta consiste em um sensor de movimentos que captura o tráfego dos clientes pela loja e aplica à imagem da câmera instalada, dando visibilidade para as áreas que mais atraem visitantes. O diferencial do mapa de calor da Viasoft Vision é que esta é a única solução que se adapta às câmeras que o lojista já tem instaladas, ou seja, quando você adere a essa tecnologia com a Viasoft Vision, os custos com equipamentos são muito menores.

Mas vamos falar do mais interessante, que são as novas possibilidades que o varejista tem ao instalar um mapa de calor na sua loja:

Aumentar seus focos de atenção: 

Vá além da intuição e tenha uma loja cheia de pontos com promoções e ofertas tão atrativas que faça o cliente pensar que foram realizadas especialmente para ele. E de certa forma, serão mesmo, porque o mapa de calor fornece os dados sobre quais itens e áreas da loja são os mais visitados pelos seus clientes, assim você pode criar mais e melhores áreas para chamar atenção de forma assertiva, e alavancar a taxa de conversão.

Expandir as áreas de interesse:

Quando você define as área de maior interesse da sua loja pode analisar dentro dessas áreas quais são os itens mais desejados pela quantidade de interação que geram. Existe alguma área com mais itens de interesse do que outras? Ótimo! Você identificou uma zona quente da sua loja e deve expandí-la! Quando este tipo de reorganização é feita sob a orientação de dados, você não corre riscos e pode mudar tudo de lugar com a certeza de que vai vender mais! E claro, ficar reorganizando a loja de acordo com a movimentação do cliente é uma boa pedida também, já que com o mapa de calor você pode analisar os índices de atividade em tempo real.

Otimizar o layout da loja

Você pode fazer testes sobre como o cliente interage com a forma como você expõe os produtos pela loja. Com os dados obtidos é possível mudar o layout da loja e a disposição dos produtos sempre que o público mostrar uma melhor resposta à determinada organização. Assim nunca tem que esperar até o consumidor perceber as suas ações, já que pode sempre se antecipar e se reinventar conforme o que mais atrai o seu público, transformando zonas mortas em zonas quentes.

Criar mix inteligente de produtos

Uma análise muito importante que o mapa de calor permite é verificar quais jornadas convertem em vendas e quais jornadas acabam dispersando o cliente. Identifique os produtos em cada um dos casos e redistribua-os pela loja de forma a criar uma jornada que seja satisfatória para seu cliente e para você: para o cliente, porque ele vai estar rodeado por produtos que são do seu interesse por toda sua estadia na loja, e para você, porque, claro, esta jornada se converterá em vendas!

Melhorar estratégias de pricing

Você pode reformular sua estratégia de preços quando identificar esta necessidade, que pode ser especificamente apontada pelo mapa de calor. Como? Por exemplo, se o mapa indica que há grande circulação em determinada área da loja, mas o caixa aponta vendas baixas para os itens dessa seção, um problema pode ser o preço. Com este insight você pode fazer uma promoção desses itens, eliminar a desistência de compra e ainda satisfazer o cliente baixando o preço de produtos que lhe atraem.

É hora de otimizar sua loja com o mapa de calor da Viasoft Vision

Descubra quais áreas da sua loja merecem ser priorizadas pelas suas estratégias de venda. O mapa de calor é só uma das ferramentas que a Viasoft Vision oferece para você medir os índices de atividade do seu estabelecimento e obter dados acurados, em tempo real para melhor comunicar com seu cliente, e principalmente, empregar melhor seu tempo e investimentos.

As vantagens de uma solução em processamento de imagem e IoT não param por aí. Ficou interessado? Conheça a Viasoft Vision agora. Acesse nosso site.

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