Ele tem fama de mau, bravo e baderneiro do tipo que leva a cerca no peito e faz buraco na lama. Porém, o que se pode perceber é que o búfalo tem mais fama, especialmente as fêmeas destinadas a produção de leite para os laticínios. Bom, a parte da lama é de verdade, posto que os búfalos têm uma dificuldade natural para se livrar do calor porque transpiram menos. Fato é que esses animais se adaptaram a uma área quente, com alagados e várzeas, que mesmo drenadas encharcam facilmente, condições semelhantes aos locais de onde os búfalos são nativos da África e na Ásia.

Os animais chegaram ao Brasil há décadas e são criados de norte a sul do país. Tudo começou na década de 1990, quando o estado de SP criou um programa para incentivar a criação de búfalos. O produtor se inscrevia, e quando selecionado recebia um lote com 10 fêmeas e 1 macho e tinha 7 anos para devolver 14 animais para o governo, que depois repassava para outros curadores. A ideia do programa era oferecer uma alternativa de renda para os produtores rurais. De lá pra cá, a criação de búfalos cresceu no Brasil, e nas últimas décadas a atividade aumentou 20%. O crescimento ocorre principalmente nos lugares que oferecem as condições de clima e topografia que os animais gostam. Hoje, os búfalos já movimentam mais de 70 milhões de reais todo ano entre criadores e laticínios.

O búfalo veio par ocupar espaços onde o bovino não está bem. Como a região norte é uma região de muita chuva, geralmente alagadiça, os animais que poderiam se desenvolver bem eram os búfalos ,  com isso,  houve vários projetos tentando inseminar o animal naquela região. Porém, os búfalos ainda não têm grande importância para a pecuária nacional, são 3,5 milhões de cabeças contra 186 milhões de bovinos. Mas a criação apresenta maior crescimento cerca de 3,5% e em algumas regiões esse número pode chegar a 12%, que  é dividida entre a produção de carne e  de leite. Ainda assim, a maioria dos produtos trabalham exclusivamente com leite porque esse produto pode dobrar o preço do leite bovino em algumas épocas do ano.

________________________________________________________

laticinios

Conheça a VIASOFT AGROTITAN. A ferramenta completa com  soluções inovadoras.

______________________________________________________________

Os búfalos apresentam peculiaridades importantes em relação aos bovinos. É um animal mais resistente, que produz durante muitos anos, muito férteis e com uma baixa mortalidade precoce. São mais rústicos que os bovinos em geral, são criados a pasto e os adultos tem bastante resistência a carrapato e bernes.

Hoje, o preço do leite de búfala, vale quase o dobro do de vaca. O leite é bom negócio porque tem mercado garantido. A produção vai para os laticínios que transformam quase tudo em queijo. O mercado para produtos para leite de búfala está crescendo bastante no Brasil, esse aumento da procura impulsiona as atividades no país. Dentro do laticínio o leite de búfala dá show, a começar pelo rendimento industrial.

O leite tem mais proteína, mais gordura, porém, menos colesterol e no laticínio tem um rendimento muito maior, isso é, precisa de menos litros de leite para o kg de queijo. Em comparada com a vaca, em produção,  a búfala da mais litros de leite, a carne do animal também possui bons nutrientes e é vendida na mesma cadeia da carne de boi. Do ponto de vista sensorial, a carne de búfalo é indistinguível ao bovino.

Conhecer melhor todo o processo, entender as necessidades, ajustar o planejamento pela demanda. A utilização de ferramentas que facilitem o controle e funcionamento  do processo e ainda, que torne possível fazer controle de forma automática. Independente do tipo do produto ou do processo realizado, esses recursos são excelentes para fazendas e também para laticínios que economizando no processo consegue pagar  mais para o produtor sem afetar no consumidor final.

Conheça o VIASOFT AGROTITAN, um software específico  faz com que o processo fique mais simples e o processo de gestão  seja otimizado.  Quer saber mais?  Fique à vontade para enviar sugestões de pauta e escreveremos sobre elas em nosso blog.

 

 

 

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Inovação

Open Innovation: por que as empresas devem adotar essa técnica de inovação?

Inovação é um ponto crítico para as indústrias. Já considerou utilizar o método de Open Innovation na sua empresa? Veja o que levar em conta. Se você analisar, vai ver...

Continue Lendo
rotina

Ocasiões em que você não deve sair da rotina na sua empresa

Seja alto ou baixo o movimento no seu supermercado, você sempre tem que estar preparado. A sua rotina é estar preparado, isto é, essa é a rotina da qual você nunca deve...

Continue Lendo
projeção de resultados

Projeção de resultados: importa em qualquer tamanho e segmento de negócio

Não à toa, investidores bem-sucedidos têm “como Bíblia” as projeções das ações ao mesmo tempo em que prezam pela avaliação constante dos acontecimentos presentes: eles...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.