Envolver a pessoas no que acontece na empresa é a base da gestão participativa.

 

Quem tem informação detém o poder. Mas não estamos mais na era em que, a todo custo, o conhecimento numa organização é mantido numa única pessoa. Porque isso traz algumas desvantagens: o que fazer quando o “dono” do conhecimento for embora, por exemplo?

________________________________________________________

gestão participativa

Conheça o VIASOFT TALENTRH: a solução que otimiza a comunicação na sua empresa e potencializa fluxos de trabalho.

________________________________________________________

É nesse meio, então, que nasce a democratização do conhecimento e, com ela, a Gestão Participativa.

 

O que é Gestão Participativa?

Ela encoraja a participação dos colaboradores em decisões que afetam a sua rotina de trabalho, analisando problemas, desenvolvendo estratégias e criando soluções.

Mas ela vai além de manter as pessoas informadas do que acontece na empresa e arrecadar opiniões sobre isso: a gestão participativa exige que a liderança considere e trate com respeito as ideias e sugestões dos colaboradores.

A desconexão entre níveis hierárquicos numa empresa pode resultar em decisões de mudança que mais prejudicam do que ajudam as equipes. Já que, muitas vezes, a liderança não sabe o que acontece no dia a dia dos times (você precisa parar de negar isso).

É aí que a gestão participativa faz grande diferença, pois as contribuições dos colaboradores são válidas nas funções mais básicas e também no processo de gestão de toda a empresa, porque eles conhecem a fundo os procedimentos e processos e podem ajudar muito a melhorá-los.

Quais as vantagens de implementar a gestão participativa na empresa?

 

1 Otimiza processos internos

Ninguém conhece melhor os problemas operacionais do dia a dia empresa, senão seus colaboradores. E isso faz toda a diferença na hora de melhorar processos (mesmo que sejam pequenos). Por isso nem sempre uma decisão tomada sob a visão do líder é a mais adequada.

Antes de bater o martelo para algo que afeta o trabalho da equipe, consulte-a. Ouça suas sugestões e verifique se as mudanças fazem sentido para o time, como fazem para você.

Quando você envolve os colaboradores, os riscos de tomar a decisão errada diminuem muito.

 

2 Engaja os colaboradores com o que acontece na empresa

Quando você envolve as pessoas no que acontece na empresa e faz sua opinião ser relevante, gera motivação e engaja seu time. Na gestão participativa as pessoas não mais se veem restritas às funções primárias do trabalho e começam a se sentir parte de um time.

Ter consideração e implementar boas ideias dos colaboradores é dar a eles mais autonomia, poder de decisão e, principalmente, reconhecimento. Ainda que sejam assuntos “pequenos e simples”.

Uma pesquisa da Globoforce apontou que 69% dos profissionais diz que saber que são ouvidos os ajudaria a produzir mais e melhor no trabalho. Está esperando o quê?

 

3 Contribui para o crescimento dos colaboradores

Nesse modelo de liderança os colaboradores colocam em prática sua capacidade analítica, habilidades gerenciais e senso de inovação para resolver problemas e conflitos.

Incluir os colaboradores na gestão participativa os ajuda a ter uma perspectiva maior sobre o negócio, o que aumenta seu comprometimento com a empresa quanto às decisões que tomam. A visão de negócio que desenvolvem os faz pensar qual será a decisão mais vantajosa para a empresa e equipes.

Esses desafios preparam, aos poucos, profissionais que serão grandes líderes para o negócio.

 

4 Melhora os processos de tomada de decisão

Decisões tomadas apenas por líderes e gestores podem até ser mais rápidas, mas têm maior risco de erros.

Mas com a vantagem da gestão participativa, as decisões se tornam mais democráticas. Não são tão rápidas, mas sua margem de erro e risco são menores. Principalmente quando é sobre preferências daqueles que serão afetados por essas decisões.

 

Conquiste mais agilidade e evolução com a tecnologia

Ouvir todo mundo numa empresa é mesmo impossível, mas deixa de ser quando você pode contar com uma solução tecnológica especializada em Gestão de Pessoas.

Com uma solução assim, é possível agilizar processos de tomada de decisão através de questionários rápidos que envolvem toda a equipe. Ou, para o caso de decisões restritas à liderança, é possível criar um processo decisório que funciona em tempo real, sem a necessidade de os decisores estarem no mesmo lugar, para uma reunião, por exemplo.

Assim, a ferramenta registra as respostas e sugestões dos participantes e só permite a visualização delas quando todos já responderam. Dessa forma, abre-se espaço para que todos participem com ideias e opiniões legítimas.

O que acha de conhecer a solução que revoluciona a Gestão de Pessoas das melhores empresas? Conheça o VIASOFT TALENTRH.

Ou se preferir, ligamos para você.

 

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

kpis

KPIs: A maneira mais eficiente de medir a performance da sua empresa.

KPIs (indicadores de desempenho) são ferramentas que auxiliam na avaliação do desempenho da empresa e dos colaboradores, através de  resultados que se dividem em:...

Continue Lendo
logística reversa

Logística Reversa e a importância de valorizá-la

Mais do que nunca, o mundo encontra-se consciente sobre os impactos do consumo desenfreado e do descarte inadequado de resíduos. Por isso, cada vez mais, a Logística...

Continue Lendo
commodities

Commodities no agronegócio: Vender para comprar ou comprar para vender?

Commodities, essa palavra pode ser definida como “mercadorias”. Essas que são produzidas em larga escala e comercializadas em nível mundial. As commodities são...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.