Existem métodos que são chaves para se desenvolver uma gestão de produção que atenda a todos os objetivos das indústrias.

Para uma gestão de produção ser eficiente ela precisa ter um desenvolvimento satisfatório em vários aspectos, que não raro, são bastante contraditórios entre si, o que torna o seu exercício um desafio em várias dimensões.

As esferas em que essa eficiência precisa se consolidar são as seguintes: primeiro deve-se atender ao mercado, garantindo sua permanência e relevância em um ambiente cada vez mais competitivo; em seguida, é necessário estar sempre pronto a gerir situações novas, condição própria da competitividade estabelecida pela globalização e surgimento constante de novas tecnologias; e por fim, mas não menos importante, a conciliação de todos os propósitos das empresas a um desenvolvimento sustentável.

 

Como garantir uma gestão de produção eficiente nessas três esferas?

_____________________________________________________________________________ 

Gestão de Produção

Já não é mais possível realizar gestão de produção sem auxílio das TI’s. Clique aqui e conheça a melhor ferramenta para a sua indústria.

_____________________________________________________________________________ 

A primeira questão, a do mercado, é o que define o propósito da existência das empresas, e nas indústrias, ao se pensar em como atender a outras questões, essa condição primordial tende a ser vista como uma vilã dos demais aspectos em que a gestão de produção precisa ser eficiente. Porque para se manter relevante no mercado é preciso desenvolver uma competência a um nível máximo para ser o melhor no seu nicho, no entanto, isso pode comprometer as melhorias nas outras esferas, como ser flexível para ter capacidade em apresentar melhorias em caso de situações novas, e estabelecer um desenvolvimento sustentável.

Para a esfera das inovações, estar pronto para situações novas, requer, como já dissemos flexibilidade e, isso depende, além de estar sempre atento ao que surge de novo para o setor em que se atua, de estar disposto a manter diálogos com outras empresas e estabelecer parcerias estratégicas. Esse é um dos grandes diferenciais que o mundo globalizado e o império das redes sociais trouxeram para a realidade das empresas: nem tudo é disputa no ambiente competitivo dos negócios, é preciso buscar parcerias e conexões.

Dessa forma, para trabalhar o conceito de desenvolvimento sustentável nas indústrias, é dever da gerência realizar uma alta gestão de produção a fim de envolver ao máximo todas as áreas da empresa com liderança para estabelecer uma direção bem definida em que devem ser destinados todos os recursos tanto materiais como humanos. Ou seja, a empresa como um todo deve se unir para regulamentar políticas claras que possibilitem a máxima eficiência dos recursos.

 

Gestão de produção para eficiência máxima de recursos

 

Uma ação dentro da indústria que pode ser uma solução no alcance do êxito dentro dessas três esferas de atuação, é o desenvolvimento de medidas de redução de desperdícios por meio de tratamento de refugos como reciclagem e outras ações em relação às sobras de materiais. Estudos mostram que iniciativas nesse sentido resultam em aumento da produção em 95% dos casos.

 

Uma ação simples e básica que a gestão de produção deve realizar em relação aos refugos

 

Cada refugo deve ser devida e detalhadamente registrado, porque só assim é possível fazer a reclassificação de cada um, para seu posterior sucateamento ou reciclagem, ou seja qual for o processo de reaproveitamento que se queira dar a ele na empresa.

Para esse fim, entretanto, é necessária uma ferramenta de gestão de produção programada para finalidades de aumento de eficiência. Do contrário, para cada uma dessas ações a gerência terá um trabalho imenso em recadastrar os refugos, tendo que reformular cada registro a fim de não desregular os saldos de estoque e acabar comprometendo desde a gestão de compras pelos saldos mínimos e máximos, até as situações com o fisco, que sobre os estoques industriais conserva uma política muito mais severa.

 

Quer otimizar o seu reaproveitamento de refugos e aumentar sua produção e performance?

Conheça a ferramenta de gestão de produção mais indicada: acesse o site do VIASOFT KORP.

Se quiser tirar dúvidas ou até mesmo, agendar uma demonstração (sem compromisso), preencha o formulário e alguém da nossa equipe entrará em contato: viasoft.com.br/ligamos-para-voce/.

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

automação de postos

Automação de postos de combustível: funciona em qualquer tamanho de negócio

A Automação Comercial há tempos é um dos principais investimentos da indústria e comércio, mas o assunto “automação de postos” é bem menos popular quando se trata de...

Continue Lendo
locação de equipamentos para construção

Locação de equipamentos para construção civil, vale a pena?

Certamente você já passou por uma situação dessas: comprou um quadro e esqueceu que precisa de furadeira para pendurá-lo na parede. Aí começa a maratona para achar...

Continue Lendo
potencial máximo de produtividade

Ajude sua equipe a atingir o potencial máximo de produtividade

Liberar o potencial máximo de produtividade das pessoas é um caminho mais simples do que você pensa.   Extrair o melhor dos colaboradores e liberar seu potencial máximo...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.