Uma cena comum nessa época do ano é a aplicação de fungicidas nas plantações de soja. Essa é uma forma dos produtores evitarem um perigo real para a produção: a ferrugem asiática.

Grande batalha anual

Essa doença não é novidade para os produtores de soja. Todos os anos, eles se preparam para a ocorrência da doença nas lavouras de soja. Uma das armas para enfrentar a ferrugem asiática é a aplicação de multissítios, produtos que reforçam a ação dos fungicidas com um modo de ação específico, tornando o controle mais eficaz.

Estratégias para o combate

As perdas são maiores nas plantas jovens porque as folhas são atingidas antes de completar o ciclo da cultura.Fatores climáticos favoráveis, presença do fungo na região e plantas jovens nas lavouras formam uma combinação preocupante. Os esporos viajam milhares de quilômetros transportados pelas correntes de ar. Uma das dificuldades para combater a doença é que o fungo se tornou resistente aos fungicidas.

Manejo preventivo da ferrugem  asiática

Foi-se o tempo em que a ferrugem pegava os produtores desprevenidos. Quem busca alta produtividade não espera a doença chegar para entrar em ação. Os especialistas recomendam que os multissítios sejam usados em todas as aplicações de fungicidas para o controle eficaz da ferrugem da soja. Os multissítios surgem efetivamente como uma grande estratégia por dois motivos: antirresistência e também como possibilidade que os produtos que já existem no mercado, além de ficarem mais tempo ativos e úteis, também possam apresentar produtividade.

________________________________________________________

Conheça a VIASOFT AGROTITAN. A ferramenta completa com  soluções inovadoras.

___________________________________________________

A grande importância do multissítios é o programa antirresistência. Hoje, há três tipos no mercado:

Clorotalonil: Ação no contato. É um produto típico de proteção com grande ênfase para manchas, mas com ação residual e de controle de ferrugens age principalmente com aplicação de doses elevadas.

Mancozeb: Possui uma molécula mais complexa que tem fatores nutricionais importantes. Pode atuar de forma muito ativa no processo de absorção. Uma vez absorvido, são vários subprodutos que vão apresentar influência nas atividades de defesa e controle iniciais. É um produto que tem ação regedoura importante e pode ter um efeito aditivo e sinérgico dependendo da molécula ao qual é misturado. É importante saber que como esse produto precisa de uma ação fisiológica da cultura muito robusta e não pode ser aplicado muito cedo nem muito tarde.

Cobre: No caso do cobre, é metal inorgânico tipicamente de contato. É um erradicante nato e precisa ser aplicado nas fases finais, quando já se tem uma infecção estabelecida e é preciso neutralizar o avanço da doença.

Com isso, fica claro que os três protetores não competem entre si porque apresentam momentos específicos de aplicação e reposta do produto. É fundamental usar os multissítios para que não haja uma explosão de situações de resistência dos patógenos aos produtos. Os multissítios podem trazer ganho de produtividade, porém, mesmo que não tenha, é uma estratégia fundamental para a longevidade maior dos fungicidas que tem hoje no mercado.

O VIASOFT AGROTITAN é um grande aliado no controle de pragas pois conta com módulos essenciais para auxiliar na gestão, previsão do tempo e avaliação de riscos,  por isso,  torna-se indispensável às empresas que buscam aprimorar os processos operacionais e fortalecer o posicionamento estratégico no mercado.

Quer saber mais  sobre controle de pragas?  Fique à vontade para enviar sugestões de pauta e escreveremos sobre elas em nosso blog.

Conheça a VIASOFT AGROTITAN

Ou, se preferir, ligamos para você!

 

 

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Tecnologia

30 anos da World Wide Web: tecnologia super popular está de aniversário

Quem fez alguma busca no Google hoje viu que há um dos seus doodles comemorativos lá, bastante especial para o mundo da tecnologia: uma homenagem aos 30 anos do WWW:...

Continue Lendo
Construir uma marca forte

Como construir uma marca forte para sua loja (não importa o tamanho)

 É possível construir uma marca forte para todo tamanho de negócio.  Qualquer empresa pode aprender muito sobre isso com marcas como Coca-Cola e Burger King, mesmo...

Continue Lendo
Inovação

Open Innovation: por que as empresas devem adotar essa técnica de inovação?

Inovação é um ponto crítico para as indústrias. Já considerou utilizar o método de Open Innovation na sua empresa? Veja o que levar em conta. Se você analisar, vai ver...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.