Avaliar o desempenho da sua equipe é algo muito importante, então não permita que pequenos erros que podem ser evitados atrapalhem, ou até invalidem o processo. Avaliar a performance dos talentos da sua empresa significa oportunidade de crescimento tanto para os profissionais quanto para a organização, que poderá contar com pessoas melhor capacitadas e que verdadeiramente contribuem para o sucesso do negócio. Por isso, a avaliação de desempenho da equipe na sua empresa precisa ser a mais proveitosa possível, não acha?

Pensando na importância disso para sua empresa, listamos 3 dos principais erros dos quais você precisa se livrar ao avaliar o desempenho da sua equipe.

Faça uma boa leitura!

  1. Aplicar avaliação de desempenho apenas para cumprir o protocolo do RH

Ouvir os colaboradores é muito importante, mas se torna inútil quando nenhuma medida é tomada a partir disso. E é o que acontece em muitas empresas! A consequência? A longo ou médio prazo os colaboradores se perguntarão qual é o objetivo da avaliação de desempenho se ela não tem uma utilidade prática nem um propósito, o que faz a ferramenta cair em descrédito. Por isso, certifique-se de traçar planos de ação consistentes e baseados nas necessidades reais dos seus colaboradores, que foram identificadas na avaliação. Não descarte a ferramenta no meio do caminho!

  1. Abordar somente os aspectos falhos do avaliado no momento do feedback

É neste ponto que muitos gestores pecam. Sem uma cultura que visa o desenvolvimento e crescimento dos colaboradores, comportam-se como juízes que condenam seus réus, enfatizando apenas os pontos fracos do avaliado. Os resultados de atitudes como essa são a desmotivação do colaborador e, a longo prazo, um possível desligamento da empresa. Por isso, certifique-se de promover uma visão com foco no desenvolvimento e crescimento constante dos profissionais e garanta que os líderes avaliadores estejam alinhados a ela. Se necessário for, providencie um treinamento prévio sobre isso.

  1. Ter gestores despreparados para avaliar

Isto acontece muito: líderes muito atarefados e que desconhecem a importância da ferramenta acabam por basear a avaliação de desempenho da sua equipe em impressões pessoais, muitas vezes atribuindo ao avaliado características de si mesmos, e isso certamente não beneficia nenhuma das partes.

O ideal, portanto, é que os avaliadores avaliem objetivamente os subordinados a partir de dados mensuráveis e sejam encorajados a praticar o feedback e manter esses registros para auxiliar no processo final de avaliação. Desse modo, o processo será mais assertivo e haverá melhores resultados.

Saiba como a tecnologia pode te ajudar

Sabemos que avaliar muitas pessoas ao mesmo tempo não é nada fácil quando ainda temos que contar com planilhas e formulários impressos. É muito tempo investido e pouca assertividade nos resultados, não é mesmo? Mas já existem soluções tecnológicas capazes de mudar esse cenário na sua empresa, pois automatizam e potencializam a avaliação de desempenho, garantindo escalabilidade e eficiência na Gestão de Pessoas. Por isso, pesquise e encontre uma solução que possa te ajudar e permita que o seu negócio realize mais através de inovação constante.

E na sua empresa, como acontece a avaliação de desempenho da sua equipe? Seus colaboradores conhecem o valor dela? Existem planos de ação que atendam às demandas identificadas na avaliação?

Que tal se aprofundar mais no assunto com este Guia completo da Avaliação de Desempenho eficaz na sua empresa? Tenho certeza que pode te ajudar muito! Baixe o material gratuitamente.

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

wms

Por que investir num sistema WMS?

Uma das formas de se obter diferencial competitivo num mercado atualmente tão acirrado é investir e otimizar os aspectos logísticos da empresa e isso é totalmente...

Continue Lendo
Gestão de estoque

Gestão de estoque ruim espreme margem de lucro de centrais de compras

Para centrais de compras, eficiência em gestão de estoque é essencial. No varejo de alimentos, as centrais de compras têm reagido melhor ao momento econômico, mas o...

Continue Lendo
Como calcular o preço de um produto

Como calcular o preço de um produto na sua indústria?

O lucro – ou razão de existir de uma empresa – depende dos orçamentos e, isso é o que determina como calcular o preço de um produto. Nas indústrias, a precificação de...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.












Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.