36% das pessoas deixarem seus empregos, enquanto outros 15% consideram fortemente essa opção.

 

Quem ocupa um cargo de gestão e liderança deve ter pelo menos duas boas características: clareza e constância. O problema é que a atitude de um líder nem sempre carrega isso.

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atitude de um líder

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Recentemente, uma pesquisa da LinkedIn Learning, com mais de 2.500 profissionais entrevistados, apontou quais são as piores características de alguém que ocupa um cargo de gestão e chegou a resultados críticos. Mesmo sem perceber, a atitude de um líder pode prejudicar a equipe. Confira abaixo as características “vencedoras”:

 

1° lugar: um líder que não deixa claras as suas expectativas ou que está sempre mudando. O comportamento de um líder assim é a raiz do desempenho medíocre numa equipe.

Aquele líder que costuma dizer que não precisa explicar as coisas ao seu time e que as pessoas deveriam saber o que fazer, é o mesmo líder que tem um time confuso e perdido nas tarefas.

E aqui está a explicação: falta de clareza é, muitas vezes, falta de estratégia. Sem uma estratégia bem definida, o gestor precisa mudar constantemente a direção das tarefas, priorizando as coisas erradas e gerando confusão sobre o que time deveria fazer com urgência.

 

O 2° lugar vai para a atitude de um líder que “microgerencia”. Em outras palavras: um líder controlador, que está sempre “de olho” em todos os passos da equipe e pronto para corrigir o trabalho das pessoas. Ao contrário de ajudar, seu super controle sobre as coisas acaba com a criatividade e autonomia da equipe.

 

Em 3° lugar está um gestor que não se envolve com a equipe. A atitude de um líder assim é de nunca estar disponível para sua equipe.

Essa ausência de uma liderança eficiente é mais do que descaso. O problema real pode ser a dificuldade em dar feedbacks à equipe. Mas quanto melhor os gestores forem em dar feedbacks aos seus liderados, mais fácil será engajar a equipe, mesmo em momentos de crise.

 

O 4° lugar vai para o líder que não apoia nem incentiva o desenvolvimento de seus liderados.  Não é que esses gestores não saibam a importância de desenvolver as pessoas. Mas seu modelo mental os impede de fazer isso.

Eles acreditam que o mesmo esforço que os levou a alcançar um cargo de gestão e liderança deve ajudar as pessoas da equipe a atingir, por si mesmas, novos patamares de desenvolvimento.

Esse tipo de atitude de um líder é resultado de não gostarem da ideia de desenvolver as pessoas, porque pensam que já fazem isso sozinhas (assim como eles mesmos fizeram).

 

Há alguma maneira de ajudar esses líderes e mudar o cenário?

Existe um pensamento comum e errôneo que acredita que, uma vez que alguém se torna um gestor, não precisa crescer em mais nada, nem precisa ter seu desempenho avaliado e pode “se virar sozinho”.

E é exatamente por isso que há tantos líderes medíocres nas empresas. Por isso, duas das melhores maneiras de ajudar os gestores a melhorar sua liderança é avaliar seu desempenho periodicamente e praticar feedbacks frequentes sobre sua performance.

Mesmo fora do período de avaliação, os feedbacks são essenciais, pois orientam sobre o que está bom na atitude de um líder e o que precisa melhorar.

 

Fique ligado, porque a tecnologia pode ajudar a melhorar a atitude de um líder

Nem sempre uma rotina cheia permite agendar reuniões frequentes para feedback com colaboradores. E é por isso que uma solução tecnológica especializada em Gestão de Pessoas pode otimizar esse trabalho.

Com ela, é possível realizar feedbacks em tempo real, vinculados ou não a uma avaliação de desempenho, e potencializar o crescimento e competências fundamentais dos gestores da sua empresa.

Além disso, você pode criar planos de ação que ajudem no desenvolvimento desses gestores, acompanhando o avanço de cada etapa e monitorando os resultados em tempo real.

O que acha de conhecer a solução que já se destaca na Gestão de Pessoas das melhores empresas? Saiba mais sobre o VIASOFT TALENTRH.

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