Esta é a pior atitude de um líder, segundo seus liderados - VIASOFT

36% das pessoas deixarem seus empregos, enquanto outros 15% consideram fortemente essa opção.

 

Quem ocupa um cargo de gestão e liderança deve ter pelo menos duas boas características: clareza e constância. O problema é que a atitude de um líder nem sempre carrega isso.

____________________________________________________________

atitude de um líder

Potencialize sua Gestão de Pessoas com a solução certa: conheça o VIASOFT TALENTRH.

____________________________________________________________

Recentemente, uma pesquisa da LinkedIn Learning, com mais de 2.500 profissionais entrevistados, apontou quais são as piores características de alguém que ocupa um cargo de gestão e chegou a resultados críticos. Mesmo sem perceber, a atitude de um líder pode prejudicar a equipe. Confira abaixo as características “vencedoras”:

 

1° lugar: um líder que não deixa claras as suas expectativas ou que está sempre mudando. O comportamento de um líder assim é a raiz do desempenho medíocre numa equipe.

Aquele líder que costuma dizer que não precisa explicar as coisas ao seu time e que as pessoas deveriam saber o que fazer, é o mesmo líder que tem um time confuso e perdido nas tarefas.

E aqui está a explicação: falta de clareza é, muitas vezes, falta de estratégia. Sem uma estratégia bem definida, o gestor precisa mudar constantemente a direção das tarefas, priorizando as coisas erradas e gerando confusão sobre o que time deveria fazer com urgência.

 

O 2° lugar vai para a atitude de um líder que “microgerencia”. Em outras palavras: um líder controlador, que está sempre “de olho” em todos os passos da equipe e pronto para corrigir o trabalho das pessoas. Ao contrário de ajudar, seu super controle sobre as coisas acaba com a criatividade e autonomia da equipe.

 

Em 3° lugar está um gestor que não se envolve com a equipe. A atitude de um líder assim é de nunca estar disponível para sua equipe.

Essa ausência de uma liderança eficiente é mais do que descaso. O problema real pode ser a dificuldade em dar feedbacks à equipe. Mas quanto melhor os gestores forem em dar feedbacks aos seus liderados, mais fácil será engajar a equipe, mesmo em momentos de crise.

 

O 4° lugar vai para o líder que não apoia nem incentiva o desenvolvimento de seus liderados.  Não é que esses gestores não saibam a importância de desenvolver as pessoas. Mas seu modelo mental os impede de fazer isso.

Eles acreditam que o mesmo esforço que os levou a alcançar um cargo de gestão e liderança deve ajudar as pessoas da equipe a atingir, por si mesmas, novos patamares de desenvolvimento.

Esse tipo de atitude de um líder é resultado de não gostarem da ideia de desenvolver as pessoas, porque pensam que já fazem isso sozinhas (assim como eles mesmos fizeram).

 

Há alguma maneira de ajudar esses líderes e mudar o cenário?

Existe um pensamento comum e errôneo que acredita que, uma vez que alguém se torna um gestor, não precisa crescer em mais nada, nem precisa ter seu desempenho avaliado e pode “se virar sozinho”.

E é exatamente por isso que há tantos líderes medíocres nas empresas. Por isso, duas das melhores maneiras de ajudar os gestores a melhorar sua liderança é avaliar seu desempenho periodicamente e praticar feedbacks frequentes sobre sua performance.

Mesmo fora do período de avaliação, os feedbacks são essenciais, pois orientam sobre o que está bom na atitude de um líder e o que precisa melhorar.

 

Fique ligado, porque a tecnologia pode ajudar a melhorar a atitude de um líder

Nem sempre uma rotina cheia permite agendar reuniões frequentes para feedback com colaboradores. E é por isso que uma solução tecnológica especializada em Gestão de Pessoas pode otimizar esse trabalho.

Com ela, é possível realizar feedbacks em tempo real, vinculados ou não a uma avaliação de desempenho, e potencializar o crescimento e competências fundamentais dos gestores da sua empresa.

Além disso, você pode criar planos de ação que ajudem no desenvolvimento desses gestores, acompanhando o avanço de cada etapa e monitorando os resultados em tempo real.

O que acha de conhecer a solução que já se destaca na Gestão de Pessoas das melhores empresas? Saiba mais sobre o VIASOFT TALENTRH.

Ou se preferir, ligamos para você.

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

WMS VIASOFT FORLOG: armazenagem segura e inteligente

Um Armazém não permite erros, é por isso que a Logística é o berço de diversas inovações tecnológicas levadas, inclusive, a outras áreas. A cadeia de suprimentos exige...

Continue Lendo
Roteirizador de entregas

Roteirizador de Entregas VIASOFT CONSTRUSHOW: Economia e rapidez à sua loja

Sabemos que a entrega do produto é muito mais do que levar as mercadorias de uma origem a um destino. Para eliminar todas as dificuldades e percalços desse trajeto...

Continue Lendo

Publicada CIRCULAR CAIXA Nº 865, de 23 de julho de 2019

CIRCULAR CAIXA Nº 865, de 23 de julho de 2019 Dispõe sobre os procedimentos pertinentes à geração e arrecadação da guia de recolhimento mensal e rescisório do FGTS...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.