Erros que todo gestor comete quando um colaborador sai de férias - VIASOFT

Quando um colaborador sai de férias, quem fica na empresa não deveria lidar com o caos.

 

Em épocas de final de ano ou mesmo fora do período de festas, quando um colaborador sai de férias o caos toma conta de muitas empresas e rouba o sossego dos gestores.

_____________________________________________________

colaborador sai de férias

Descubra como potencializar sua Gestão de Pessoas com a solução certa: conheça o VIASOFT TALENTRH.

_____________________________________________________

Isso porque a correria do dia a dia os faz esquecer que, em algum momento, todo colaborador sai de férias e uma parte da equipe fica desfalcada (mas somente se não houver um planejamento adequado). Quando chega o grande momento, tudo é organizando na maior pressa e abre-se espaço para erros que poderiam ser facilmente evitados.

Mas continuar cometendo os mesmos erros só porque “é comum em muitas empresas” é irresponsabilidade. Será que você se identifica com algum deles? Confira:

 

Não registrar o conhecimento do colaborador que sai de férias

De acordo com a Panopto, 42% de todo o conhecimento produzido numa empresa é gerido apenas por quem o produziu. Quando essa pessoa não está disponível e outras precisam tomar conta de suas tarefas, 42% do trabalho deixa de ser feito, porque não há registros das informações básicas nem do andamento de projetos (geralmente urgentes!).

Esse pequeno descuido custa ao mercado empresarial cerca de R$ 47 milhões por ano com tempo gasto para “descobrir” como se faz alguma coisa ou com projetos abortados por clientes insatisfeitos. Já pensou no quanto sua empresa perdeu nos últimos 2 anos?

O pior acontece quando, na tentativa de dar andamento às coisas, as empresas precisam manter contato frequente com quem deveria estar gozando de seu descanso.

Ser refém do conhecimento de uma única pessoa é colocar o setor em que ela trabalha em risco. Você não acha que está tudo bem paralisar projetos só porque um colaborador sai de férias, não é?

Não planejar o período de férias

Ainda que as Leis Trabalhistas orientem as empresas que o aviso de férias aconteça com pelo menos 15 dias de antecedência, a falta de organização é que impera quando um colaborador sai de férias.

Acontece muito: supervisores diretos e gestores de RH esquecem do vencimento das férias das pessoas e quando o segundo vencimento já está às portas, é aquela correria. O profissional é avisado apenas um dia antes e é obrigado a aceitar a condição, já que a empresa pode ficar na mira de uma trabalhista, se não conceder o período de descanso devido.

Essa falta de organização dos gestores impede que o profissional faça seu planejamento pessoal e realmente desfrute do que é seu por direito. E às vistas de qualquer um, isso só tem um nome: descaso com os colaboradores.

 

Não contar com tecnologia especializada em Gestão de Pessoas

Ter controle sobre o conhecimento produzido na sua empresa e garantir a produtividade da equipe mesmo quando um colaborador sai de férias só é possível com uma solução especializada em Gestão de Pessoas.

Com ela, é possível garantir que a troca de conhecimento na empresa seja eficiente e segura, através de uma plataforma única, com chat integrado e exclusivo para comunicação no trabalho.

Além disso, com um gestor de projetos que mantém todos os detalhes das tarefas registrados, as chances de algo se perder no meio do caminho diminuem muito. E mais: assim, não é necessário esperar a volta do colaborador para dar andamento em projetos urgentes, nem perturbá-lo durante seu descanso.

E já passou da hora de parar de esquecer o planejamento de férias dos colaboradores. Com tecnologia especializada em Gestão de Pessoas, você conta com uma solução inteligente que dispara lembretes automáticos ao gestor imediato do colaborador e ao RH. Permitindo, assim, que a programação da empresa aconteça sem tumulto.

O que está esperando para conhecer a solução que se destaca do RH das melhores empresas? Conheça o VIASOFT TALENTRH.

Ou se preferir, ligamos para você.

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Acesse o conteúdo orientativo da Receita para a DCTFWeb

A Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos é o substituto da GFIP, sem ela é impossível gerar o DARF ou...

Continue Lendo
saúde mental

Saúde mental: apenas 18% das empresas se importam com isso

Segundo uma pesquisa da Isma-BR (representante local da International Stress Management Association), nove em cada dez brasileiros no mercado de trabalho apresentam...

Continue Lendo
data analytics

Data analytics para sua loja física: fundamental e fácil de aplicar

Até bem pouco tempo atrás, taxa de conversão e data analytics eram temas restritos a estratégias de marketing digital. Entretanto, com a evolução da IoT (Inteligência...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.