Entrevista demissional: adote essa prática - VIASOFT

Conduzir uma entrevista demissional com quem sai da empresa é a estratégia certa para saber por que as pessoas vão embora.

 

Você não pode simplesmente aceitar bons profissionais pedindo demissão e indo embora, sem saber o porquê. Quando parece estar tudo bem e pessoas talentosas deixam sua equipe, ligue o alerta para mudanças na empresa.

Conduzir uma entrevista demissional com quem sai da empresa é a estratégia certa para saber por que as pessoas vão embora e pode te ajudar a corrigir erros de gestão, além de reter bons profissionais no futuro.

 

É um dos poucos momentos de sinceridade dos colaboradores

É muito comum que os colaboradores não se sintam à vontade para dar sugestões, criticar e contribuir com uma opinião contrária à maioria. O receio de sofrer perseguição do gestor direto ou de colegas é real e impede as pessoas de serem sinceras.

Por isso, a entrevista demissional é uma oportunidade encorajadora para sugerir e indicar os pontos de melhoria na empresa. É importante deixar claro para quem está saindo da empresa que o objetivo é melhorar gestão e processos e não fazer uma “caça às bruxas”.

 

Falhas na liderança da empresa podem ser reveladas

Numa pesquisa recente, a LinkedIn Learning revelou que cerca de 36% dos profissionais entrevistados já se demitiram por conta de comportamentos de seus gestores. Enquanto isso, outros 15% pensam em fazer a mesma coisa.

A verdade é que líderes controladores demais, ou ausentes demais, são o principal motivo para equipes desengajadas. Gestores assim matam qualquer autonomia do time, levando sua criatividade e inspiração junto.

E é por isso que conduzir uma entrevista demissional com quem sai da empresa é uma chance para fortalecer bons líderes e/ou para identificar uma liderança tóxica.

 

É possível saber o nível de satisfação dos profissionais com questões de departamento pessoal

É verdade que muitas pessoas estão trocando salário por cultura organizacional, mas não pense que bons profissionais não querem um bom salário também. E mesmo que estejam num dos melhores lugares para trabalhar, esse ainda é um dos pontos determinantes na hora de decidir por uma nova oportunidade de carreira.

Mas não só isso: oportunidades de desenvolvimento e flexibilidade também contam. E se as pessoas deixam sua empresa por esses motivos, uma entrevista demissional é sua chance de descobrir e fazer os ajustes necessários para reter esses bons profissionais.

 

A empresa pode contar com futuros “promotores” de sua marca

Tratar com interesse o ponto de vista dos colaboradores é um dos maiores diferenciais de negócio hoje em dia. Desde o momento em que se juntam à equipe até o momento em que vão embora, as pessoas precisam saber que a empresa as reconhece e respeita.

E esse é um dos objetivos da entrevista demissional: provar o quanto a empresa valoriza a opinião dos colaboradores, mesmo quando deixam o time. E o resultado são profissionais que promovem de forma positiva a marca da sua empresa.

 

Faça a tecnologia trabalhar ao seu favor

A tecnologia já faz parte das rotinas de RH. Mas você sabe como uma solução especializada pode transformar a Gestão de Pessoas?

Ela automatiza a entrevista demissional por meio de uma pesquisa direcionada, sem tirar a humanidade do processo. Assim, de acordo com a realidade e preferência da sua empresa, é possível agendar o disparo do questionário ao colaborador que está indo embora alguns dias depois de sua saída.

As respostas podem ser mantidas no modo anônimo, garantindo que o profissional se sinta livre para ser sincero e contribuir com opiniões legítimas.

Além disso, através de uma base de dados dos colaboradores, é possível identificar a qual filial, setor da empresa ou cargo ele pertencia, proporcionando um diagnóstico assertivo sobre as mudanças que precisam ser colocadas em prática em cada lugar.

Quer saber mais sobre uma solução especializada em Gestão de Pessoas? Conheça o VIASOFT TALENTRH.

Ou se preferir, um de nossos especialistas pode entrar em contato, ligamos para você.

 

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Acesse o conteúdo orientativo da Receita para a DCTFWeb

A Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos é o substituto da GFIP, sem ela é impossível gerar o DARF ou...

Continue Lendo
saúde mental

Saúde mental: apenas 18% das empresas se importam com isso

Segundo uma pesquisa da Isma-BR (representante local da International Stress Management Association), nove em cada dez brasileiros no mercado de trabalho apresentam...

Continue Lendo
data analytics

Data analytics para sua loja física: fundamental e fácil de aplicar

Até bem pouco tempo atrás, taxa de conversão e data analytics eram temas restritos a estratégias de marketing digital. Entretanto, com a evolução da IoT (Inteligência...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.