Além de POP, agro é PIB positivo em 2019! - VIASOFT

Nos últimos anos o agronegócio tem assumido uma merecida posição de destaque no cenário econômico e nas grandes pautas de discussão no Brasil. O setor vem ganhando visibilidade devido à sua capacidade de expansão, produtividade e de geração de empregos em várias regiões gerando um PIB positivo para o setor.

Mesmo diante da crise financeira que se instalou no Brasil em 2018, um dos principais setores que ajudaram a retomar o equilíbrio econômico do país, foi o agronegócio, este, que teve um crescimento significativo, considerado pelos representantes no setor, como o pilar de sustentação da economia brasileira. Em 2018, só a agropecuária abriu mais de mil vagas de emprego e respondeu por 7% das exportações mundiais.

Embora o PIB do agronegócio tenha encolhido 1,6% em 2018, prejudicado principalmente, pela greve dos caminhoneiros que ocorreu em maio e pela tabela do frete, para 2019, a expectativa é positiva. Com clima favorável e aumento das exportações, o índice deve crescer 2%. A projeção é da CNA (Convenção Nacional da Agricultura) que apresentou números do setor.

Dados da CONAB indicam que nas ultimas 26 safras a produção brasileira de grãos aumentaram 310% com expressiva elevação média anual de 5,37% atingindo um recorde histórico de 237 milhões e 700 mil toneladas na safra passada. E mesmo com o aumento no custo de produção que gira em torno de 15%, o equivalente a R$ 2.700,00 por hectare, com maior peso sobre os insumos, fertilizantes e combustíveis as expectativas seguem otimistas.

Com o desempenho das últimas décadas, a agropecuária e o agronegócio, puderam contribuir significativamente PIB sob diferentes aspectos.

De alguma forma, devolvendo à sociedade os investimentos públicos que foram direcionados ao setor. A forte expansão da produção brasileira, se traduziu em uma elevada disponibilidade de alimentos garantindo o abastecimento interno e ainda um crescente volume nas exportações.

Pela ótica do mercado interno a produção crescente a valores decrescentes foi um fator relevante na estabilidade de preço e controle da inflação, influindo na melhor distribuição de renda e redução da pobreza no país. Segundo dados do ministério da agricultura deste ano, as exportações do agronegócio representaram 41% do total embarcado pelo Brasil nos últimos 20 anos.

A persistência de pressão sobre a elevação de custos no agronegócio pode vir a gerar no futuro, uma diminuição de investimentos no setor e isso impactaria no bem-estar da população notadamente a mais pobre que destina grande parte da sua renda ao consumo de alimentos.

Em 2019 a economia deve crescer 3%, o que é bom para o Brasil. Com isso, os demais países continuam comprando as carnes e grãos produzidos por aqui. A previsão de um novo recorde nas lavouras também reflete nas exportações, os embarques devem superar 1,5 de toneladas, levando o Brasil ao posto de segundo maior exportador mundial da commoditie, atrás apenas dos EUA.

Com isso, o produtor garante o seu lugar no PIB, além de lucro e renda para investir mais em tecnologia a favor do agronegócio.

Conheça o  software específico, que faz com que o processo nas lavouras fique mais simples, ajudando o produtor a analisar e gerenciar os mais diversos aspectos de uma plantação, indispensável às empresas que buscam aprimorar os processos operacionais e fortalecer o posicionamento estratégico no mercado. Conheça o VIASOFT AGROTITAN,

Quer saber mais ?  Fique à vontade para enviar sugestões de pauta e escreveremos sobre elas em nosso blog.

Conheça a VIASOFT AGROTITAN

Ou, se preferir, ligamos para você!

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

WMS VIASOFT FORLOG: armazenagem segura e inteligente

Um Armazém não permite erros, é por isso que a Logística é o berço de diversas inovações tecnológicas levadas, inclusive, a outras áreas. A cadeia de suprimentos exige...

Continue Lendo
Roteirizador de entregas

Roteirizador de Entregas VIASOFT CONSTRUSHOW: Economia e rapidez à sua loja

Sabemos que a entrega do produto é muito mais do que levar as mercadorias de uma origem a um destino. Para eliminar todas as dificuldades e percalços desse trajeto...

Continue Lendo

Publicada CIRCULAR CAIXA Nº 865, de 23 de julho de 2019

CIRCULAR CAIXA Nº 865, de 23 de julho de 2019 Dispõe sobre os procedimentos pertinentes à geração e arrecadação da guia de recolhimento mensal e rescisório do FGTS...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.