É melhor contratar profissionais “prontos” ou treinar colaboradores atuais? - VIASOFT

Treinar colaboradores pode ser uma estratégia para não perder 46% deles para a concorrência.

 

Empresas que crescem muito (e muito rápido) têm um dilema para os novos cargos e funções que surgem: é melhor contratar profissionais já experientes e “prontos” ou treinar colaboradores que já estão na empresa?

_________________________________________________________________

treinar colaboradores

Potencialize sua Gestão de Pessoas com a solução certa. Conheça o VIASOFT TALENTRH.

_________________________________________________________________

Cargos de gestão e liderança exigem, mesmo, algumas habilidades que funções mais operacionais não exigem. E na urgência de preenchê-los, muitas empresas preferem não treinar colaboradores atuais e partem para a solução que parece melhor e mais simples: contratar pessoas novas. Mas é preciso considerar os dois lados da moeda.

 

O que é importante saber sobre contratar novas pessoas?

Essa é uma oportunidade de trazer novidade e inovação ao negócio, já que novos colaboradores têm a “cabeça fresca” em relação à empresa e podem tomar decisões melhores, baseadas num “olhar de fora”. E muitas vezes essas decisões promovem mudanças positivas na empresa.

Por outro lado, optar por não treinar colaboradores atuais pode ser uma escolha desmotivadora para eles. A impressão de que a liderança da empresa não acredita no potencial da equipe nem valoriza as pessoas de dentro para novas oportunidades é que predomina.

Além disso, se você optar por não treinar colaboradores atuais, precisa saber que profissionais “prontos” são mais propensos a ir embora, se comparados aos profissionais em que a empresa investiu. O risco de não se adaptarem à cultura e políticas da empresa também é grande e pode aumentar a rotatividade na equipe.

 

Quando realizar novas contratações é melhor do que treinar colaboradores que já fazem parte do time?

Segundo Eduardo Ferraz, consultor de treinamentos, depende da urgência em preencher o cargo. Se a necessidade for imediata e não houver alguém da equipe com o perfil e habilidades adequados para assumir as funções, então recomenda-se buscar um profissional já experiente.

Do contrário, a melhor escolha é priorizar a prata da casa e investir em treinar colaboradores que já conhecem bem o seu negócio. Além disso, eles já têm uma visão alinhada à cultura da empresa e têm menos chances de irem embora.

 

Treinar colaboradores é uma estratégia de mercado

O que especialistas chamam de “investir no capital humano” é uma forma muito eficaz de mostrar que a organização valoriza o potencial dos seus profissionais. E treinar colaboradores contribui significativamente para a motivação e engajamento das equipes.

Além disso, essa é uma grande estratégia para atrair e reter, a longo prazo, os melhores profissionais do mercado. Mais de 40% das pessoas diz que a falta de oportunidades de crescimento no atual emprego é o principal motivo de estarem desanimados e procurando novas oportunidades.

Por isso, lembre-se: não treinar colaboradores e dar a eles novas oportunidades é abrir as portas para que eles encontrem isso em outro lugar – no seu concorrente, quem sabe.

 

Conte com a tecnologia para treinar colaboradores e se destacar!

Planejar, executar e avaliar os treinamentos com ajuda de planilhas manuais além de ser trabalho não tem segurança alguma.

Mas com uma solução tecnológica especializada em Gestão de Pessoas é possível automatizar essa tarefa, sem perder a qualidade dos resultados.

Com uma solução assim, além de planejar os treinamentos, é possível criar as turmas de participantes, acompanhar o progresso deles e do curso e monitorar a presença de cada um em tempo real, diminuindo os erros dos trabalhos manuais.

Para o caso de treinamentos mais individuais, como o PDI [link PDI], a solução permite a criação do plano de ação, com base nos gargalos de habilidades do profissional e também incentiva o acompanhamento do plano em tempo real. Para potencializar o desenvolvimento do colaborador, é possível manter feedbacks frequentes por meio da ferramenta e descentralizar essa tarefa da Gestão de Pessoas.

Quer saber mais? Conheça a solução que está transformando a Gestão de Pessoas das melhores empresas: o VIASOFT TALENTRH.

Ou se preferir, um de nossos especialistas pode entrar em contato. Ligamos para você!

 

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Manuais do usuário Web auxiliam na utilização do eSocial

Existem duas formas de envio de informações ao eSocial pelos empregadores: a primeira utilizando seu programa de gestão de folha de pagamentos diretamente de seu...

Continue Lendo
normas de qualidade

Como fortalecer os laços de confiança entre a sua empresa e seu cliente?

Empresas que não possuem certificação de normas de qualidade acabam perdendo credibilidade perante a concorrência com empresas que possuem essas certificações. Mas por...

Continue Lendo

Receita lança série de videoaulas sobre eSocial, EFD-Reinf e DCTFWeb

A Receita Federal disponibilizou uma nova série de videoaulas com o objetivo de apresentar aos contribuintes as principais ocorrências e os principais erros observados...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.