Dicas de gestão de supermercado para redução de perdas - VIASOFT

Já que o aumento das vendas não está surtindo expectativas tão altas nesse fim de ano, o negócio é a gestão de supermercado encontrar medidas para elevar os lucros reduzindo as perdas.

Levantamento realizado pelo Ibevar – Instituto Brasileiro de Varejo e Mercado de Consumo – mostrou que o índice de perdas nos supermercados brasileiros chega a 2,25% do faturamento líquido. Pode até parecer uma marca muito baixa, mas da perspectiva de que é uma quantidade de dinheiro que realmente vai para o lixo, isso é alarmante.

Numa pesquisa feitam em 2016 pelo mesmo instituto, foram somadas as perdas dos 350 maiores supermercados do país, e o resultado chegou a R$11 bilhões de dinheiro jogado no lixo ao longo de um ano. Quanto do faturamento do seu supermercado pode estar se perdendo completamente?

A gestão de supermercado deve se posicionar para reduzir esse índice imediatamente, sobretudo num ano em que as vendas no período que mais movimenta o varejo não prometem ser muito empolgantes.

_________________________________________________________________

gestão de supermercado

Redução de perdas na gestão de supermercado? Conheça a solução que pode te ajudar.

_________________________________________________________________

Elencamos aqui alguns elementos que merecem mais atenção quando o objetivo é eliminar perdas e focos que possam gerá-las.

 

Melhore a gestão de supermercado no recebimento das mercadorias:

 

Esse é um momento de grande exposição a perdas, porque é muito grande a chance de erros na conferência e na conciliação de quantidades. A presença dos entregadores no estoque, deixando-o de portas abertas para a rua, muitas vezes, também oportuniza furtos e quebras na movimentação de cargas.

Por isso a conferência deve ser feita em local separado do armazenamento e somente por pessoal do supermercado, sem ninguém externo.

 

Aperfeiçoe a gestão de supermercado nas trocas e devoluções

 

Tarefas bem corriqueiras a todo tipo de comércio, e por isso há muito tempo precisam de melhores técnicas de gerenciamento para o processo correr sem ser prejudicial para nenhuma das partes. Mercadorias oriundas de trocas, mesmo em perfeito estado de conservação, podem ser perdidas se não houver o cuidado em recolocá-las no sistema de volta num processo de entrada de produtos.

O supermercado deve possuir ou desenvolver uma rotina eficaz e supervisionada para isso, de modo, a garantir que tanto o relacionamento com o cliente não seja prejudicado, quanto o reposicionamento na mercadoria no estoque.

 

Otimize a gestão de supermercado nas rotinas e controles diários

 

Além dos inventários frequentes, uma forma de detectar e corrigir potenciais perdas é o desenvolvimento de rotinas diárias de verificação dos produtos expostos para identificar possíveis rupturas e desorganização de estoques e áreas de retaguarda.

Fazer isso em horários fixos é o ideal, sobretudo, antes de abrir, no meio do expediente e após o fechamento do supermercado.

Observe que essas técnicas, tarefas e rotinas, podem ser efetuadas de forma muito simples por sistemas de gestão de supermercado, que garantem que tudo seja planejado, programado e executado numa só plataforma por todas as equipes com facilidade e segurança.

 

VIASOFT VIASUPER é a solução em gestão de supermercado mais indicada ao varejo de alimentos, porque foi especialmente desenvolvida por gestores que constantemente buscam superar as falhas que surgem no setor e otimizar todas as operações para agilizar o dia a dia e potencializar o faturamento.

Para saber mais, acesse o site do VIASOFT VIASUPER.

Ou fale com um dos nossos especialistas hoje! Solicite nosso ligamos para você e nós entraremos em contato.

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Acesse o conteúdo orientativo da Receita para a DCTFWeb

A Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos é o substituto da GFIP, sem ela é impossível gerar o DARF ou...

Continue Lendo
saúde mental

Saúde mental: apenas 18% das empresas se importam com isso

Segundo uma pesquisa da Isma-BR (representante local da International Stress Management Association), nove em cada dez brasileiros no mercado de trabalho apresentam...

Continue Lendo
data analytics

Data analytics para sua loja física: fundamental e fácil de aplicar

Até bem pouco tempo atrás, taxa de conversão e data analytics eram temas restritos a estratégias de marketing digital. Entretanto, com a evolução da IoT (Inteligência...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.