Medir a produtividade da equipe somente por quantidade produzida é perigoso. Há detalhes arruinando o desempenho dela e você nem sabe.

 

Em uma de suas pesquisas, a Gallup apontou que apenas 1/3 dos profissionais se sentem motivados no trabalho. Isso significa que apenas uma em três pessoas se importa com o que faz. As outras duas ou odeiam seu trabalho ou só estão lá pelo salário. Mas o que isso tem a ver com a produtividade da equipe?

__________________________________________________________

produtividade da equipe

Conheça o VIASOFT TALENTRH: a solução que potencializa as equipes das melhores empresas.

___________________________________________________________

Bom, você já viu alguém desinteressado entregar todo o potencial que tem? É raro e não precisamos de muito para perceber. Basta olhar com mais atenção o dia a dia dos colaboradores. Quantos atrasos, retrabalhos, insatisfação de clientes você já resolveu?

Quando o assunto é produtividade da equipe, os gestores não podem esquecer que medir somente a quantidade de coisas feitas NÃO É o melhor caminho. A qualidade do trabalho também é indispensável e diz muito sobre o desempenho de todo o negócio.

Se você quer aumentar a produtividade da equipe na sua empresa, considere corrigir estes hábitos antes que seja tarde:

 

Má gestão do desempenho

Metade das pessoas, segundo uma pesquisa Gallup, não sabe o que a empresa espera delas. As expectativas e tarefas não são claras e então a equipe precisa adivinhar o que e como fazer.

A consequência disso é que priorizam as coisas erradas no dia a dia, confundem tarefas e desperdiçam tempo com retrabalho.

Mas quando as expectativas são claras e a gestão de tarefas é organizada, a produtividade da equipe pode crescer em 10%.

 

Falta de capacitação da equipe

Constantes mudanças no mercado e adaptações inevitáveis exigem colaboradores atualizados e capacitados para gerar crescimento do negócio. Sem isso, sua empresa se torna só mais uma, sem diferencial algum, e ainda corre o risco de não sobreviver aos próximos anos.

Por isso é crucial incentivar o aprendizado e desenvolvimento constantes dos profissionais. Além disso, é importante encorajar os gestores à prática de feedbacks constantes sobre o desempenho dos times. Um estudo da Universidade de Michigan demonstrou que feedbacks construtivos ajudam a melhorar a produtividade em até 20%.

Continuar adiando essa prática só é sinônimo de perda!

 

Reuniões excessivas

Todo mundo conhece aquele ditado: “algumas reuniões poderiam ser um e-mail”. E poderiam mesmo!

Desperdiçar o tempo da sua equipe em reuniões desnecessárias e intermináveis interrompe o fluxo de trabalho do time, gera acúmulo de tarefas, atrasos e queda da qualidade do que é feito. Depois não adianta nada cobrar metas e prazos rigorosos se você acaba mais atrapalhando do que ajudando a equipe.

Tenha cuidado: pode ser que o culpado pela baixa produtividade do time seja você, diretamente, com desperdício de tempo.

 

Razões pessoais

Temos uma novidade: os colaboradores da sua empresa são PESSOAS, não robôs. O que é óbvio, mas muitos gestores esquecem. É importante lembrar que os motivos para a produtividade da equipe estar ruim podem ser pessoais.

Se esse é o caso, dificilmente as pessoas conseguem focar no trabalho e entregar o que precisam.

Saber que você está lidando com seres humanos e dar a eles o tempo e suporte necessários para se recuperar de problemas pessoais é essencial. Em troca, você ganha uma equipe que respeita a empresa, a sua marca e contribui para alcançar resultados melhores.

 

Como a tecnologia ajuda a aumentar a produtividade da equipe

Empresas que querem se destacar não podem fazer isso sem atitudes de evolução e crescimento. É por isso que contar com uma solução tecnológica especializada em Gestão de Pessoas pode ser a diferença entre as melhores empresas e a sua.

Com uma solução assim, você dispõe de ferramentas que promovem o desenvolvimento constante das equipes, incentivam feedbacks frequentes e em tempo real, além de otimizar a comunicação entre gestores e equipes.

Além disso, uma solução assim permite a melhor gestão de tarefas e projetos, potencializando o fluxo de trabalho dos times, reduzindo atrasos e retrabalhos e fortalecendo a produtividade da equipe.

Não espere seu concorrente te ultrapassar. Conheça o VIASOFT TALENTRH, a solução que está revolucionando a Gestão de Pessoas das melhores empresas!

Ou se preferir, ligamos para você.

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

laticínios

Da fazenda para a Indústria: A revolução da tecnologia nos Laticínios

  O Brasil alcançou nos últimos anos um lugar de destaque nos laticínios entre os produtores de leite no mundo. Mas tem um problema: a produção não é homogênea e ainda...

Continue Lendo
Gestão de Produção

Gestão de produção: Como manter uma manufatura limpa e eficiente?

Existem métodos que são chaves para se desenvolver uma gestão de produção que atenda a todos os objetivos das indústrias. Para uma gestão de produção ser eficiente ela...

Continue Lendo
gestão de pessoas eficiente

Uma gestão de pessoas eficiente precisa destes atributos

Mesmo com tanta tecnologia, o toque humano de uma gestão de pessoas eficiente sempre será necessário.   Ninguém pode negar: sem uma gestão de pessoas eficiente, empresa...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.












Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.