Data analytics para sua loja física: fundamental e fácil de aplicar - VIASOFT

Até bem pouco tempo atrás, taxa de conversão e data analytics eram temas restritos a estratégias de marketing digital. Entretanto, com a evolução da IoT (Inteligência das Coisas) esses elementos consolidaram seu lugar no varejo físico, e os resultados alcançados têm mostrado que muitas vezes o impacto causado por esses dados nas lojas físicas pode ser muito maior e mais positivo do que nos negócios online.

Mas a que se referem esses termos e por que a atenção a eles é e será cada vez mais importante para quem tem uma loja em varejo físico?

De todas as pessoas que entram em uma loja, só uma parte realmente faz uma compra. A taxa de conversão é o número de vendas realizadas em relação ao número de pessoas que entraram no estabelecimento.

 

Taxa de conversão é o dado mais importante para todo tipo de varejo

 

É por meio desse dado que as análises mais importantes podem ser feitas sobre um negócio. É possível refletir se a atração da sua loja anda em alta, no caso se suas ações de marketing: as divulgações, as promoções, as vitrines, têm cumprido o objetivo de chamar atenção e trazer para dentro da loja. E a partir daí, pela taxa de conversão se verifica a performance da equipe de vendas.

Essas informações são obtidas por data analytics que é a ferramenta que analisa dados com um propósito específico. Se hoje em dia a grande moeda de troca no mundo dos negócios são os dados, o seu valor só se dá pela ação do data analytics que extrai as informações relevantes para cada fim estabelecido.

 

Mas como usar data analytics para obter a taxa de conversão da sua loja?

 

A prática tão comum no varejo online: contabilizar o número de visitantes ao site e o número de vendas finalizadas, já está se tornando comum no varejo físico. Mas somente para a pequena parcela de varejistas que sabe fazer bom uso dos dados. Ou melhor, para aqueles que conseguem capturá-los.

Aí entra em cena a IoT, pois para coletar esses dados na loja física, é preciso de ferramentas que vão além das que são usadas nas estratégias online.

Essas ferramentas são o reconhecimento de imagens e zonas de calor, para identificar o número de pessoas que param na vitrine, entram na loja e vão para a fila do caixa.

Quando dizemos que o uso dessas tecnologias em lojas físicas pode trazer melhores resultados do que em estratégias online, é porque nesse contexto, é possível olhar para os dados e agir em tempo real.

O reconhecimento de zonas de calor, por exemplo, mostra que determinada área da sua loja tem maior aglomeração de pessoas que as demais, então, você pode acionar seus vendedores para se posicionarem melhor nessa região.

A baixa ou alta movimentação pelas áreas da loja pode dizer muito para o varejista, e a grande vantagem é essa: poder tomar uma atitude de imediato.

A estratégia de posicionar as equipes e pensar suas ações conforme o que o data analytics indica inclusive pela própria taxa de conversão tem produzido resultados interessantes e inclusive, transformado culturas de muitas lojas que se adaptam a novas táticas conforme o que é medido pelos dados.

Logo, falaremos especificamente sobre essas novas culturas de organização das lojas que o data analytics tem implantado em lojas de todo o mundo.

Enquanto isso, saiba como implantar a IoT e o Data Analytics na sua loja para obter sua taxa de conversão e ver como isso vai revolucionar as suas estratégias de vendas.

Conheça o VIASOFT VISION, solução em IoT para o varejo, e saiba como adquirir esse recurso para a sua loja é bem mais simples e acessível do que você imagina.

Descubra a taxa de conversão da sua loja com VIASOFT VISION. Acesse nosso site.

Para maiores informações, preencha o formulário: viasoft.com.br/ligamos-para-voce/.

 

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Acesse o conteúdo orientativo da Receita para a DCTFWeb

A Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos é o substituto da GFIP, sem ela é impossível gerar o DARF ou...

Continue Lendo
saúde mental

Saúde mental: apenas 18% das empresas se importam com isso

Segundo uma pesquisa da Isma-BR (representante local da International Stress Management Association), nove em cada dez brasileiros no mercado de trabalho apresentam...

Continue Lendo

Consulta Obrigatoriedade ao eSocial e à DCTFWeb já está disponível

Já está disponível a ferramenta de consulta à obrigatoriedade ao eSocial e à DCTFWeb. Com essa ferramenta, o contribuinte pessoa jurídica pode consultar quando começa a...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.