Da fazenda para a Indústria: A revolução da tecnologia nos Laticínios

O Brasil alcançou nos últimos anos um lugar de destaque nos laticínios entre os produtores de leite no mundo. Mas tem um problema: a produção não é homogênea e ainda não somos bons em qualidade e condição sanitária. Todo dia cedinho enquanto muita gente ainda dorme 1.300 mil propriedades rurais já estão tirando leite. De […]

Agronegócio , Viasoft |
Por

O Brasil alcançou nos últimos anos um lugar de destaque nos laticínios entre os produtores de leite no mundo. Mas tem um problema: a produção não é homogênea e ainda não somos bons em qualidade e condição sanitária.

Todo dia cedinho enquanto muita gente ainda dorme 1.300 mil propriedades rurais já estão tirando leite. De norte a sul do país, cerca de 15 milhões de vacas são ordenhadas diariamente e juntas elas produzem por dia cerca de 80 milhões de litros, o que é suficiente para atender a demanda do mercado interno e ainda sobra um pouco para a exportação.

A maior parte do leite do Brasil abastece milhares de laticínios que produzem manteiga, leite em pó, creme de leite, queijo, iogurte. Ao todo, a cadeia produtiva movimenta por ano, algo perto de 70 bilhões de reais.

Além de ter peso na economia, o leite tem uma enorme importância social. A grande maioria dos produtores do país são pequenos sitiantes que moram no campo e trabalham em família. Pelas contas dos economistas do setor, somando essas propriedades familiares com as fazendas de porte maior, todos os dias, cerca de 5 milhões de pessoas trabalham com leite no país.O primeiro motivo das pessoas trabalharem com leite é a renda mensal garantida.

Apesar do enorme avanço da agricultura do Brasil nos últimos 30 anos, o boi e sua família continuam sendo nossa maior riqueza que vem da terra. Boi de corte é um negócio onde os grandes predominam, já o negocio da vaca de leite é assunto para pequenos. A produção vem crescendo ano a ano e mesmo assim, o consumo de leite no Brasil de 180 litros por pessoa ao ano está abaixo do recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que é de 250 litros por pessoa ao ano.

____________________________________________

Conheça a VIASOFT AGROTITAN. A ferramenta completa com  soluções inovadoras.

_______________________________________________

Nos últimos anos o preço andou ruim, mas o produtor compensou produzindo mais e vendendo mais para os laticínios

Para 2018, o aumento na produção de leite ajudou manter a pressão baixa no mercado e a expectativa para os próximos meses é de queda. O volume captado considerando a média nacional cresceu 2,5% em setembro e 2,2% em outubro, com expectativas de pico de produção em dezembro.

Mas a maior mudança proporcionada pela tecnologia aos laticínios não vem da produção, nem no manejo e nem na qualidade do leite e sim na cabeça do produtor que evoluiu junto com a tecnologia. Para o controle dos processos de preço de leite, faturamento, logística, classificação do produto mobilidade nas coletas de leite, é necessário uma ferramenta que atenda a demanda da produção e entenda as necessidades e ajuste ao planejamento. A utilização de ferramentas que facilitem o controle e funcionamento dos laticínios  de forma automatizada. Esses recursos são excelentes para fazendas  que se  preocupam em apresentar o resultado no final de cada safra.

Conheça o VIASOFT AGROTITAN, um software específico  faz com que o processo fique mais simples e o processo de gestão  seja otimizado.  Quer saber mais ?  Fique à vontade para enviar sugestões de pauta e escreveremos sobre elas em nosso blog.

Ou, se preferir, ligamos para você!

Assine a Newsletter

Digite seu email e receba conteúdos exclusivos!