O Brasil alcançou nos últimos anos um lugar de destaque nos laticínios entre os produtores de leite no mundo. Mas tem um problema: a produção não é homogênea e ainda não somos bons em qualidade e condição sanitária.

Todo dia cedinho enquanto muita gente ainda dorme 1.300 mil propriedades rurais já estão tirando leite. De norte a sul do país, cerca de 15 milhões de vacas são ordenhadas diariamente e juntas elas produzem por dia cerca de 80 milhões de litros, o que é suficiente para atender a demanda do mercado interno e ainda sobra um pouco para a exportação.

A maior parte do leite do Brasil abastece milhares de laticínios que produzem manteiga, leite em pó, creme de leite, queijo, iogurte. Ao todo, a cadeia produtiva movimenta por ano, algo perto de 70 bilhões de reais.

Além de ter peso na economia, o leite tem uma enorme importância social. A grande maioria dos produtores do país são pequenos sitiantes que moram no campo e trabalham em família. Pelas contas dos economistas do setor, somando essas propriedades familiares com as fazendas de porte maior, todos os dias, cerca de 5 milhões de pessoas trabalham com leite no país.O primeiro motivo das pessoas trabalharem com leite é a renda mensal garantida.

Apesar do enorme avanço da agricultura do Brasil nos últimos 30 anos, o boi e sua família continuam sendo nossa maior riqueza que vem da terra. Boi de corte é um negócio onde os grandes predominam, já o negocio da vaca de leite é assunto para pequenos. A produção vem crescendo ano a ano e mesmo assim, o consumo de leite no Brasil de 180 litros por pessoa ao ano está abaixo do recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que é de 250 litros por pessoa ao ano.

____________________________________________

Conheça a VIASOFT AGROTITAN. A ferramenta completa com  soluções inovadoras.

_______________________________________________

Nos últimos anos o preço andou ruim, mas o produtor compensou produzindo mais e vendendo mais para os laticínios

Para 2018, o aumento na produção de leite ajudou manter a pressão baixa no mercado e a expectativa para os próximos meses é de queda. O volume captado considerando a média nacional cresceu 2,5% em setembro e 2,2% em outubro, com expectativas de pico de produção em dezembro.

Mas a maior mudança proporcionada pela tecnologia aos laticínios não vem da produção, nem no manejo e nem na qualidade do leite e sim na cabeça do produtor que evoluiu junto com a tecnologia. Para o controle dos processos de preço de leite, faturamento, logística, classificação do produto mobilidade nas coletas de leite, é necessário uma ferramenta que atenda a demanda da produção e entenda as necessidades e ajuste ao planejamento. A utilização de ferramentas que facilitem o controle e funcionamento dos laticínios  de forma automatizada. Esses recursos são excelentes para fazendas  que se  preocupam em apresentar o resultado no final de cada safra.

Conheça o VIASOFT AGROTITAN, um software específico  faz com que o processo fique mais simples e o processo de gestão  seja otimizado.  Quer saber mais ?  Fique à vontade para enviar sugestões de pauta e escreveremos sobre elas em nosso blog.

Ou, se preferir, ligamos para você!

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

automação de postos

Automação de postos de combustível: funciona em qualquer tamanho de negócio

A Automação Comercial há tempos é um dos principais investimentos da indústria e comércio, mas o assunto “automação de postos” é bem menos popular quando se trata de...

Continue Lendo
locação de equipamentos para construção

Locação de equipamentos para construção civil, vale a pena?

Certamente você já passou por uma situação dessas: comprou um quadro e esqueceu que precisa de furadeira para pendurá-lo na parede. Aí começa a maratona para achar...

Continue Lendo
potencial máximo de produtividade

Ajude sua equipe a atingir o potencial máximo de produtividade

Liberar o potencial máximo de produtividade das pessoas é um caminho mais simples do que você pensa.   Extrair o melhor dos colaboradores e liberar seu potencial máximo...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.