Não é novidade para ninguém que o mercado da construção civil não está nos seus melhores momentos. Deste 2014 vem fechando no negativo, em 2017 a retração foi de 6%, perdido no mercado da construção civil cerca de 100 mil postos de trabalho. Toda essa cadeia produtiva da construção civil que já chegou a representar mais de 10% no PIB brasileiro, fechou 2017 com uma parcela com cerca de 7% do PIB nacional.

O ponto positivo é que a receita do bolo para fazer a construção civil brasileira voltar a ficar aquecida e o comercio de construção voltar a crescer existem alguns ingredientes básicos para isso, e todos eles estão relacionados as ações do governo. Para a maioria dos especialistas existem 3 pontos principais:

– A volta de investimentos do governo federal em projetos de infraestrutura utilizando principalmente projetos e concessões;

-Parcerias publico x privadas, além da volta do crédito para o empresariado e também pessoas físicas facilitando algum tipo de financiamento;

– Melhor qualidade e ambiente de negócios no Brasil e para isso nós estamos muito dependentes da estabilidade política do próximo ano.

O que realmente importa sobre a volta do mercado de construção civil em 2019 não é só essa visão macro para o governo e para grandes empresas relacionadas a investimento em obras, mas principalmente a quem está na ponta como pequenas e médias construtoras, profissionais como arquitetos, engenheiros, técnicos em edificações, comerciantes do setor.

______________________________________________

VIASOFT CONSTRUSHOW a escolha inteligente para empresas que querem evoluir

____________________________________________________

Quando se passa por um momento de recessão como essa na construção civil, utopicamente se espera que as empresas invistam em profissionais  qualificados para executarem obras  em que não exista retrabalho, mas que se mantenha a qualidade.

Mas infelizmente esse não é a realidade do nosso cenário na Construção civil, o que nós vemos são empresas cortando seu quadro de funcionários o máximo possível, talvez até mais do que o necessário para se executar bem uma obra com modelos de gestão muito antiquados e sem aplicar efetivamente modelos que sejam eficientes para se produzir obras dentro do prazo, dentro do custo e com a qualidade esperada.

Com isso, nós temos um cenário muito ruim na construção civil, onde somos vistos como simples executores de obras com pouca capacidade de planejamento e gerenciamento. E apesar de poder voltar a crescer no próximo ano, sabemos que deve existir um aprendizado nesse momento de recessão. E o principal aprendizado que deveria acontecer e de certa forma está acontecendo com algumas poucas empresas no mercado brasileiro é um investimento de qualidade de obras em modelos de gestão adequados, planejamento e orçamentos bem feitos para que possam entregar resultados cada vez melhores.

Empresas que tem modelos de gestão bem estabelecidas que prezam pelo desenvolvimento de planejamento com orçamentos adequados as obras, essas empresas com certeza conseguem se mantes ativas em momentos de crise. Para executar bem esse tipo de gestão é preciso a ajuda de tecnologia. A tecnologia controla e otimiza os processos de gestão, controlar produtos e itens de segurança que o cliente precisa levar para a sua obra.

Conheça o VIASOFT CONSTRUSHOW, uma ferramenta completa que permite o controle de todos os movimentos  financeiros e administrativos da sua empresa. Quer saber mais sobre construção civil ou algum outro assunto?  Fique à vontade para enviar sugestões de pauta e escreveremos sobre elas em nosso blog.

Se preferir, um de nossos especialistas pode entrar em contato.

Ligamos para você

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

kpis

KPIs: A maneira mais eficiente de medir a performance da sua empresa.

KPIs (indicadores de desempenho) são ferramentas que auxiliam na avaliação do desempenho da empresa e dos colaboradores, através de  resultados que se dividem em:...

Continue Lendo
logística reversa

Logística Reversa e a importância de valorizá-la

Mais do que nunca, o mundo encontra-se consciente sobre os impactos do consumo desenfreado e do descarte inadequado de resíduos. Por isso, cada vez mais, a Logística...

Continue Lendo
commodities

Commodities no agronegócio: Vender para comprar ou comprar para vender?

Commodities, essa palavra pode ser definida como “mercadorias”. Essas que são produzidas em larga escala e comercializadas em nível mundial. As commodities são...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.