Crédito ou débito? Como administrar a conciliação de cartões

Segundo a ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) as vendas com cartão já representam cerca de 40% do faturamento do varejo. Além de ser cômodo, o uso dos cartões de crédito e débito é seguro tem feito muitos consumidores optarem por ele na hora do pagamento de uma compra. E […]

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Segundo a ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) as vendas com cartão já representam cerca de 40% do faturamento do varejo. Além de ser cômodo, o uso dos cartões de crédito e débito é seguro tem feito muitos consumidores optarem por ele na hora do pagamento de uma compra. E nesse caso é fundamental que o varejista tenha a conciliação de cartões.

Uma empresa que não aceita cartão acaba perdendo venda – Débito ou credito? Essa pergunta é repetida centenas de vezes ao dia no varejo e significa que a compra já está sendo finalizada, porém, nem tudo está resolvido quando a venda é aprovada e o cliente retira o cartão da máquina.

Após esses processos é necessário fazer a conferência se os valores vendidos foram creditados em conta, descontadas apenas as taxas realmente acordadas com as empresas adquirentes. Essa verificação é a chamada conciliação de cartões, um trabalho fundamental, mas para o qual muitos varejistas ainda não dão a devida importância.

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Sem conciliação de cartões é cilada!

Esse sistema de vendas com cartão tem algumas peculiaridades que podem se tornar ciladas na hora de fazer o controle das informações financeiras. Tempo de recebimento dos valores que tende a causar problemas no fechamento de caixa. O movimento financeiro de cartão não é repassado  no momento da venda, podendo levar de 1 a 30 dias para cair na conta da empresa, dependendo da modalidade do cartão (crédito ou débito) da existência de parcelamentos e do acordo realizado com a operadora de cartões. Ainda, as taxas e descontos cobrados pelas operadoras de cartão que fazem com que a empresa não receba o valor integral das vendas realizadas.

Ter esses dados é muito importante pois com essas informações é possível atualizar o  fluxo de caixa e manter o planejamento financeiro do seu negócio em dia.  Diariamente você recebe muitos clientes que pagam suas compras usando cartão de credito ou debito. O volume de valores é alto e deve ser controlado para ter noção de quanto de dinheiro irá entrar no caixa no fim do dia.E mais, de acordo com a situação do seu negócio é possível solicitar à operadora um adiantamento dos pagamentos.

A tecnologia  otimiza os processos de gestão  fazendo a conciliação bancária da sua empresa. Conheça o VIASOFT CONSTRUSHOW, uma ferramenta completa que permite o controle de todos os movimentos  financeiros e administrativos da sua empresa.

Quer saber mais sobre conciliação de cartões?  Fique à vontade para enviar sugestões de pauta e escreveremos sobre elas em nosso blog.

Se preferir, um de nossos especialistas pode entrar em contato.

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