A associação de pessoas em torno de um mesmo objetivo é uma prática que vem desde o século 19 e começou na Inglaterra com a revolução Industrial. Aqui no Brasil, o movimento cooperativista também teve início no final do século 19 e 80 anos depois em 1969 foi criada a OCB (Organização das Cooperativas do Brasil).

Da necessidade de organização o movimento das cooperativas surge como solução.

Hoje se dividem em diferentes tipos e se espalham pelo país. Uma cooperativa nasce da associação de pessoas com os mesmos interesses e que buscam vantagens comuns em suas atividades econômicas. O cooperativismo têm sido exemplo de sucesso para vários brasileiros. Começar com pequenas produções  e avançar para verdadeiras empresas agrícolas é um cenário comum segundo a OCB (Organização das Cooperativas do Brasil). Com o crescimento de até 30%, os cooperados estão satisfeitos.

____________________________________________

Conheça a VIASOFT AGROTITAN. A ferramenta completa com  soluções inovadoras.

____________________________________________

 

A economia brasileira tem um velho problema: o custo do crédito.

Na crise, os bancos cortaram o crédito para micro, pequenas e médias empresas. Já as cooperativas aumentaram esse mesmo crédito em 26%. Muitas vezes o acesso ao dinheiro é um pouco difícil para o produtor, seja para aquisição de matrizes, para compra de implementos agrícolas e maquinários. A cooperativa têm uma forma diferente de tratar o dinheiro, elas facilitam acesso ao crédito para produtores rurais.

Segundo o ministério de desenvolvimento agrário, mesmo com números expressivos, a falta de suporte técnico, a burocracia para a comercialização dos produtos e a dificuldade de incentivo é o grande entrave para atividade.  A cooperativa traz assistência técnica, comercialização e industrialização. Não é á toa que, hoje, existem mais de 1.000 unidades com aproximadamente 9 milhões de pessoas associadas.

Entre tantos benefícios, ainda existe o mais comentado de todos: as sobras. Se o balanço patrimonial da cooperativa no final do ano foi maior do que o ano anterior tudo o que sobrou volta direto para os agricultores. Um dinheiro que sempre vem em boa hora.

A tecnologia ajuda no controle dos processos como captação de associados,  portal da cooperativa, grupo familiar,  cota capital, integração de câmeras na leitura do peso, etc.  Esses recursos são excelentes para empresas que se  preocupam em apresentar o resultado no final de cada safra.

Conheça o VIASOFT AGROTITAN, um software específico  faz com que o processo fique mais simples e o processo de gestão  seja otimizado.  Quer saber mais ?  Fique à vontade para enviar sugestões de pauta e escreveremos sobre elas em nosso blog.

Ou, se preferir, ligamos para você!

 

 

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

rotina

Ocasiões em que você não deve sair da rotina na sua empresa

Seja alto ou baixo o movimento no seu supermercado, você sempre tem que estar preparado. A sua rotina é estar preparado, isto é, essa é a rotina da qual você nunca deve...

Continue Lendo
laticinios

Leite de búfala: Um nicho rentável para os laticínios no Brasil

Ele tem fama de mau, bravo e baderneiro do tipo que leva a cerca no peito e faz buraco na lama. Porém, o que se pode perceber é que o búfalo tem mais fama,...

Continue Lendo
projeção de resultados

Projeção de resultados: importa em qualquer tamanho e segmento de negócio

Não à toa, investidores bem-sucedidos têm “como Bíblia” as projeções das ações ao mesmo tempo em que prezam pela avaliação constante dos acontecimentos presentes: eles...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.






Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.

NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!

Saiba como nossos especialistas estão ajudando centenas de empresas a realizar mais com nossas soluções em software de gestão.

Nos dê apenas alguns minutos e descubra se nossas soluções fazem sentido para a sua empresa.







Não, obrigado.